MarquinhoDorna::Desculpa,
A qualidade dos jogos sempre foram essas.
A estrela não disse nada sobre componentes melhores(premium). Se disse por favor compartilhe pra saber se há desonestidade.
O preço se justifica.
O processo de um jogo não está somente na gráfica.
Se vale pra quem já está no hobby é difícil responder.
A mensagem parece clara, tentar atingir outro público.
Mas minha opinião pessoal é que se nós abraçarmos o jogo adquirindo ou somente jogando(pois o jogo é realmente bom)
criticando pelo o que o jogo é talvez haja uma chance de chamar a atenção da estrela.
Quem sabe no futuro não tenhamos componentes melhores?
Desculpa discordar, mas discordo de algumas coisas e concordo com outras.
"A qualidade dos jogos sempre foram essas."
Discordo, tenho jogos produzidos aqui no Brasil, com preços mais justos e qualidade superiores. Não estou julgando mecânicas e fluidez do jogo. Os materiais empregados no produto também fazem parte da qualidade do produto final. Exemplos: War Império Romano e Quissama, que possuo na minha coleção e sei que a experiência tátil e durabilidade do produto também são características de um produto.
"A estrela não disse nada sobre componentes melhores(premium). Se disse por favor compartilhe pra saber se há desonestidade."
O termo premium é utilizado com o objetivo de que esta sendo entregue um produto superior ao que normalmente é vendido no mercado. Não há desonestidade, mas na minha visão faltou um pouco de moralidade, nem tudo que é legal é moral, até porque no mercado temos produtos com mecânicas similares e qualidade de componentes superiores com preço mais adequado ao que é entregue.
"O processo de um jogo não está somente na gráfica."
Concordo, existem muitas outras variáveis, como por exemplo, custos de logística, custos de desenvolvimento e produção, royalties para os designers, margem de lucro para as lojas, marketing, etc. Por ter a experiência e ter pisado dentro de uma gráfica, sei que os custos de produção não aumentam tanto para entregar um produto final de qualidade superior, ainda mais nessa tiragem.
"Se vale pra quem já está no hobby é difícil responder."
Também estou tentando obter essa resposta, mas estou bem inclinado a entender que nós não somos o público alvo. Até porque o grande público nem sabe que existe sites especializados em board games, como a ludopedia.
"A mensagem parece clara, tentar atingir outro público. "
Concordo 100% contigo.
"Mas minha opinião pessoal é que se nós abraçarmos o jogo adquirindo ou somente jogando(pois o jogo é realmente bom)criticando pelo o que o jogo é talvez haja uma chance de chamar a atenção da estrela. Quem sabe no futuro não tenhamos componentes melhores?"
Concordo que o jogo é realmente bom, concordo que devemos tentar fazer barulho para que a Estrela escute e melhore em próximas produções, como crítica construtiva para produtos de melhor qualidade, em relação a qualidade de componentes. Um dos princípios da qualidade é atender o que seus clientes esperam do produto, e não estávamos esperando muita coisa.