Olá pessoal,
Meu nome é Marcos e faço parte da equipe da FunBox Editora. A pré-venda do Cóatl começou e decidi falar um pouco sobre ele baseado na minha experiência pessoal com o jogo, abordando o gameplay básico focando em pontos que acredito possam interessar ao público em geral.
SOBRE O CÓATL
O Cóatl foi lançado ano passado pela editora canadense Synapses Games e é o primeiro jogo da dupla Etienne Dubois-Roy e Pascale Brassard. Inicialmente o jogo era sobre serpentes em geral e apenas depois o tema asteca foi inserido. Etienne tem um mestrado em história e pesquisou bastante sobre a cultura asteca durante o desenvolvimento do jogo, o que levou também a um desdobramento da arte característica que vemos em Cóatl. Uma curiosidade é que, durante o teste dos protótipos, os autores usaram blocos de Lego para montar as serpentes, e ao fazer isso, viram que precisariam montar peças que passassem a sensação de mobilidade aos jogadores.
Apesar de recente, o jogo já foi lançado em mais de 35 países e já começa a receber indicações a prêmios internacionais.
RESUMO DO JOGO
Em Cóatl, o posto de Alto Sacerdote Asteca está vago. Para provar seu mérito, os candidatos devem participar de um torneio de grande prestígio para impressionar os deuses. Ao longo do jogo devemos construir nossas esculturas de Cóatl (A Serpente Plumada), que vão nos dar pontos de vitória e o cobiçado título de Alto Sacerdote Asteca.
O jogo é um competitivo onde, através de um draft de partes de um Cóatl (cabeça, corpo e cauda) e gerenciamento de mão, devemos construir até 3 dessas serpentes. Quando um jogador termina de montar seu terceiro Cóatl, os demais jogadores têm mais um turno e os pontos de vitória são contados.
SOBRE O DRAFT
A primeira ação disponível para os jogadores em um turno é pegar peças de Cóatl. O tabuleiro central do jogo é dividido em seções de acordo com o tipo de peça disponível. No meio, temos cabeças e caudas de serpentes, e ao redor temos espaços para seis duplas de partes do corpo.
No seu turno, você deve comprar uma cauda, uma cabeça ou uma dupla de segmentos do corpo, e colocar no seu tabuleiro individual com espaço para até oito peças. À medida que os jogadores vão comprando as peças do tabuleiro central, esse vai sendo reposto segundo as regras do jogo.
Mas como eu sei que peças comprar? É aí que entra o...
GERENCIAMENTO DE MÃO
A segunda ação disponível para os jogadores em um turno é escolher cartas de profecia. A qualquer momento, seis cartas desse tipo estarão disponíveis para o jogador e, basicamente, elas apresentam pré-requisitos que suas serpentes devem cumprir para que você ganhe pontos de vitória no final do jogo. À medida que os jogadores constroem suas serpentes, eles podem baixar as cartas de profecia (até quatro em cada Cóatl). E é aí que temos uma tomada de decisão importante: quais cartas escolher para colocar no mesmo Cóatl de forma que eu aproveite ao máximo os pontos de vitória que elas me oferecem?
Na imagem acima, temos cinco cartas de profecia: na carta preta, no alto à esquerda, o jogador ganha 2 pontos de vitória se o Cóatl no qual a carta está, apresentar duas peças verdes juntas sem outras da mesma cor ao lado, e dá cinco pontos se o jogador conseguir fazer isso duas vezes. Já a carta vermelha ao lado dá 2/3/4/5 pontos de vitória se o Cóatl apresentar, no final do jogo, 3/4/5/6 peças vermelhas, respectivamente. Algumas cartas de profecia têm requisitos que podem ser cumpridos múltiplas vezes!
Finalmente, temos as Cartas de Templo, que podem estar na sua mão ou na mesa e, neste caso, servem como um objetivo comunitário (disponível a todos os jogadores). Ao finalizar um Cóatl, você pode cumprir os requisitos de uma dessas cartas. Na imagem acima, a carta de templo (mais à esquerda) tem dois requisitos: o Cóatl não pode ter nenhuma peça preta e deve ser composto exatamente por 8 peças. No alto, à esquerda da carta, podemos ver que se o jogador cumprir um desses requisitos, irá ganhar 3 pontos. Se os dois requisitos forem cumpridos, o jogador recebe 7 pontos. No caso, a serpente da imagem cumpre estes dois requisitos.
MONTANDO O CÓATL
A terceira e última ação disponível é montar o Cóatl. Nela, o jogador pega uma ou mais peças do seu tabuleiro individual e deve iniciar a montagem de uma nova serpente ou continuar construindo uma já existente. Aqui os jogadores também vão colocando as cartas de profecia juntas ao Cóatl que estão cumprindo os requisitos delas.
FINAL DO JOGO
Quando um jogador terminar de montar seu terceiro Cóatl ou quando não há mais peças disponíveis no estoque para repor o tabuleiro central, entramos na fase final do jogo. Os demais jogadores ganham mais um turno e o jogo termina. Os pontos são contados e o vencedor é aquele que tiver mais pontos de vitória.
O jogo não deixa de oferecer uma certa tensão, já que ele é uma corrida. O ideal é que você seja o primeiro a fechar o terceiro Cóatl e, assim, ter mais chances de ganhar o jogo. Logo, você precisa decidir se quer construir serpentes mais longas que podem cumprir mais profecias ou talvez serpentes menores com profecias mais simples e rápidas de resolver. Talvez os dois? Será que consigo juntar em um mesmo Cóatl cartas de profecia semelhantes (cartas iguais não são permitidas) e que agilizem meu jogo? Mas as peças que preciso estão disponíveis ou eu preciso mudar minha estratégia?
Da mesma forma, pessoas que não estão acostumadas a jogar jogos de tabuleiro modernos se divertem, pois as regras são simples e as tomadas de decisão não precisam ser exploradas ao máximo. Não gamers podem tranquilamente ir se aprofundando na estratégia à medida que vão jogando mais vezes sem atrapalhar em nada a diversão.
AFINAL, PRA QUEM É O CÓATL?
É clichê dizer que não existe jogo que agrade a todo mundo, mas como todos os bons clichês, esse também é verdade e o Cóatl não foge à regra.
Eu não vou falar aqui da presença de mesa e da beleza desse jogo (êta jogo bonito!). Se você estiver procurando um jogo família, mas com boa dose de estratégia e que agrade a gamers e pessoas que não jogam muito, o Cóatl muito provavelmente vai agradar.
Para quem se interessou, o jogo se encontra agora em pré-venda no site da FunBox (https://funbox.com.br/produto/coatl/) ou no seu lojista preferido. No site ou aqui na Ludopedia, você pode baixar o manual de regras do jogo e as regras solo também, além de vídeos de gameplay em português. Quem obter sua cópia durante a pré-venda também irá receber um Marcador de Primeiro Jogador em metal (abaixo).
DICA: ao montar seu Cóatl, mexa com a cabeça e a cauda dele na mesa. Você vai notar que essas serpentes dançam!
Fico à disposição caso alguém tenha mais dúvidas e espero que essa apresentação tenha deixado mais claro como é o jogo.
Até a próxima!