Sinopse do Jogo:
Turm Bauer é a versão alemã do jogo Cornestone Essential, onde os jogadores empilham peças e tentam atingir com seus meeples o ponto mais alto da torre criada. Desenvolvido por Matt Mette, este jogo foi lançado em 2010 pelas Kosmos. Turm Bauer não possui dependência de idioma, sendo de 2 a 4 jogadores, dura em média 30 minutos uma partida completa.
Objetivo:
Todos os jogadores participam da construção de uma torre em conjunto usando os seus blocos. Ao mesmo tempo, eles tentam fazer com que seus escaladores subam nível por nível da torre. Quando a torre está pronta, o vencedor será o jogador cujo montanhista está no nível mais alto. Caso um jogador faça a torre cair, aquele jogador perde o jogo por completo.
Mecânicas:
- Destreza;
- Equilíbrio;
- Quebra-Cabeça Tridimensional;
- Construção de Rotas;
- Rolagem de Dados.
Componentes:
48 blocos de construção (4 cores, cada um com 12 blocos), 1 bloco de base, 2 dados, 4 peões jogador, 8 anéis de construção e 5 sacos de pano.
Setup do Jogo:
Cada jogador recebe um conjunto de blocos de construção de uma certa cor. Tal conjunto constitui-se de 11 blocos coloridos e 1 bloco da cor natural, um peão de montanhista e 2 anéis de construção.
Em seguida, coloque o bloco de base, no meio da mesa. Cada jogador rola um dado para ver quem consegue o maior número. Essa pessoa vai se tornar primeiro jogador. O jogo é jogado em ordem, seguindo de forma contínua, no sentido horário.
Síntese do Jogo:
Assim funciona um turno do jogo: 1- O jogador ativo rola ambos os dados. 2- Ele deve pegar um de seus blocos de construção e adicioná-lo à torre. Quais blocos ele poderá adicionar é determinado pelos números obtidos nos dados. Cada bloco de construção é composto de 1 a 6 elementos, conforme as faces de um dado. 3- Por fim, depois de colocar um bloco de construção em uma torre, o jogador poderá mover seu montanhista.
Situações especiais durante a rolagem de dados:
Se um jogador rola o mesmo número nos dois dados, ele pode escolher qualquer bloco ainda em sua oferta para construir. Se ambos os dados mostram números de elementos que um jogador não tenha peças disponíveis para construir, ele deve passar. Além disso, ele deve escolher um bloco daqueles que ainda tem disponível e colocá-lo de volta na caixa (fora do jogo permanentemente). Mas ele ainda pode mover seu montanhista.
Importante: jogador pode evitar passar a vez, dando um de seus anéis de construção.
Caso o lançamento dos dados acarreta em apenas um número que ele não tem disponível, jogador deve construir um bloco com número de elementos do outro dado correspondente.
Regras de Construção:
No início do jogo apenas o bloco de base está na mesa. Os montanhistas são colocados fora dele.
Na primeira rodada, cada jogador deve colocar o seu bloco de construção, de tal forma que ele esteja em contato com a mesa e tocando no bloco de Base, ao mesmo tempo.
Importante: A partir da segunda rodada, as peças adicionadas pelos jogadores deixam de poder tocar a superfície da mesa, mas sim deve ser construída em cima da estrutura já criada. O bloco de construção a ser construído tem de ser colocado de tal maneira, que toca pelo menos uma área da estrutura já construído. Durante todo o jogo, os blocos devem ser colocados de forma que eles sempre formam uma superfície em forma de xadrez. Isso significa que o elemento de cor natural deve ser tocar pode tocar qualquer um elemento da cor de um jogador ou na cor marrom do bloco de base.

Durante a construção, espaços vazios podem ser criados por baixo dos blocos. Elementos de um bloco a ser colocado, não tem de cobrir completamente os elementos de bloco por baixo dele. Importante: Se um espaço vazio foi criado, outro bloco pode colocados no espaço para estabilizar a torre mais tarde, durante outro turno do jogo. Um bloco pode ser colocado horizontalmente de tal modo que um de seus elementos estejam suspensos no ar, e não mais.
Regras Movimento:
Os jogadores podem mover seus montanhistas só depois de colocar seus blocos de construção. Mas eles não são obrigados a realizar o movimento. As áreas quadradas de cada elemento do bloco de construção são lugares onde os montanhistas podem ficar ou mover transversalmente. Um montanhista pode ser movido tanto quanto desejado, mas apenas através de áreas neutras ou áreas de sua própria cor. A fim de fazer isso, deve haver um caminho livre para fazê-lo.


As áreas marrons do bloco da base são consideradas neutras, e qualquer peão pode ser movido através delas. Os jogadores não podem mover seus montanhistas através de áreas de cores de outros jogadores e só pode haver um montanhista por espaço. Os jogadores não podem mover seus montanhistas por cima dos montanhistas de outros jogadores. O montanhista de qualquer jogador pode se mover para a frente, para trás ou para o lado, mas nunca em diagonal. Os montanhistas podem se mover para um nível maior ou um nível inferior, se possível, para subir ou descer a torre.
Importante: É permitido mover o montanhista qualquer número de níveis para baixo ou para cima, basta haver um degrau acessível de um nível para outro. O montanhista pode até descer para a superfície da mesa em um movimento e entrar na estrutura de subir a partir de outro ponto.
Anéis de Construção:
Após o lançamento dos seus dados, um jogador pode usar um de seus anéis de construção. Depois disso, os anéis são colocados de volta na caixa. Quando jogado, um jogador tem as seguintes opções:
a) O jogador pode ignorar os números obtidos nos dados e construir qualquer bloco da sua escolha de seu estoque.
b) Um jogador pode mover sua seu montanhista através de quaisquer espaços de cores de outro jogador, até mesmo parar o seu movimento em um deles. Ele também pode se mover sobre outros montanhistas.
c) O jogador pode saltar-mover seu montanhista por um degrau de 2 andares, em vez de fazer a um passo normal cima ou para baixo movimento.
Regras Adicionais:
Você pode construir com as duas mãos. Se durante a partida um bloco de construção foi colocado errado, de forma a não formar o padrão xadrez, o bloco não é substituído e o jogo continua. Se durante a colocação, pelo menos, 3 blocos caírem, o jogo acaba prematuramente. Se um ou dois blocos caem, eles estão simplesmente colocados de volta na sua posição na torre.
Fim do Jogo:
O jogo termina quando todos os jogadores construíram todos os seus blocos. O vencedor é o jogador cujo montanhista ergue-se o mais alto da torre. Se vários jogadores têm seus montanhistas no nível mais alto, então o vencedor é aquele que construiu mais elementos dos blocos de construção. Para isto basta contar quem teve menos elementos retirados para a caixa, pois este ganha o jogo.
Importante: Se um jogador faz com que a torre caia, o vencedor é o jogador que antes do colapso teve seu montanhista no mais alto nível, com exceção do destruidor, já considerado desclassificado.
Importante: Em um jogo de 2 jogadores, cada jogador joga com 2 cores. Os jogadores irão jogar as cores alternadamente. As outras regras são as mesmas como no jogo para 3 ou 4 jogadores. No final, o vencedor não é o jogador com o montanhista que está ao mais alto nível, mas o jogador com a maior soma de níveis onde se encontram seus montanhistas. Se um dos jogadores faz com que a torre caia, o outro é o jogador vencedor.
Avaliação:
Turm Bauer é um belo jogo familiar, com uma mecânica bem diferente dos jogos usuais. Indicado para grupos de amigos, festas ou eventos com públicos em geral, possui regras muito fáceis e grande acessibilidade na participação de qualquer pessoa interessada.
O jogo possui acabamento de ótima qualidade, onde todos os seus componentes são feitos de madeira. Apesar desta característica, não é um jogo grande demais ou pesado demais, trazendo o mesmo cuidado e trabalho para transporte do que qualquer jogo normal. Nota-se claramente que é um jogo bastante durável e que pode ser manuseado em festas ou por crianças sem riscos.
É um jogo que desenvolve e exige uma maior habilidade espacial dos jogadores, além de uma pitada de estratégia para construção das rotas em três dimensões. Se torna um tipo de quebra-cabeça em 3D. Mas talvez o grande barato dos Turm Bauer seja a possibilidade da interação entre os jogadores. Como no xadrez, é possível estudar as possíveis jogadas dos adversários e trabalhar estratégias de bloqueios. Outra questão importante é a “levantada de bola” para que os demais adversários participem de bloqueios conjuntos.
Infelizmente é um jogo fora de impressão, com poucas cópias disponíveis nas coleções nacionais para venda de usados. Creio que apesar de não ser um jogo fantástico e nem essencial, configura uma boa aquisição para a coleção dos jogadores que gostam de jogos de ação e destreza.