Sim Farmboy, o preço subiu em torno de 35% os materiais onde eu moro (alguns 50% outros até 100%), a mão de obra também. Consequentemente subiu o preço do produto final, os imóveis. Porém se eu colocar a venda uma casa de 100 m2 um valor bem acima do que o novo valor de mercado eu não consigo vender, enquanto os outros construtores vão vender as deles no preço justo de mercado (o novo preço justo eu digo).
Em se tratando das editoras, acho que a questão não é "o custo aumentou OU elas estão metendo a mão", o preço aumentou E elas estão metendo a mão. Claro que com "as editoras" não estou dizendo todas, apenas algumas, pra ser mais exato nesse tópico estou falando única e exclusivamente da Devir e pra ser mais exato estou falando dos reprints pois esses jogos temos a comparação do valor do mesmo jogo exatamente, mesmos componentes, mesmo tudo (e quanto tempo atrás foi esse valor comparado), por isso em um dos comentários falei que o aumento no Teotihuacan da Bucaneiros foi honesto, no Azul da Galápagos foi um pouco maior mas nada perto da Devir, e no caso da Devir foi "coincidentemente" em jogos que estavam sendo vendidos com valores altos no mercado de usados OOP.
Fora isso não digo que as editoras não ligam pro consumidor como muitos dizem, até defendi e defendo o pós venda da Editora em questão, a Devir (única que precisei até hoje), mas de fato eles viram dentro do mercado essa oportunidade e foram buscar sua fatia do bolo.