O modo solo que será detalhado a seguir é parecido com a variante para 2 jogadores, só que sem a divisão dos sobreviventes em 2 grupos. Ele serve para jogar os Objetivos Principais do jogo.
Obs: Os módulos Raxxon e Bandidos ainda não foram testados.
NÃO USAR
Não usados por serem desnecessários, impossíveis de adaptar, não-cooperativos ou exigirem 2+ jogadores.
◄Ficha de 1º Jogador
◄Todos os objetivos secretos com traição e de exílio
1 sobrevivente:
◄Jamie Gilmour
1 crise:
◄Caixa-Forte
9 encruzilhadas:
◄Com a Má Caca
◄Disputa pelo Poder
◄Jamie Gilmour
◄Kumar Sen
◄Nadia Rivers
◄Rei da Porra do Pedaço, Caralho
◄Rosa Rodriguez
◄Uma Sensação Quase Esquecida
◄Vou Mostrar que Sou Útil!
REGRAS ESPECIAIS
PREPARAÇÃO
Prepare o jogo conforme a página 6 do Livro de Regras, mudando apenas alguns detalhes.
- Escolha um Objetivo Principal. Você jogará no difícil.
- Compre 1 Objetivo Secreto.
- Compre 7 itens iniciais.
- Compre 6 sobreviventes, escolha 4, depois reembaralhe os 2 restantes.
- Comece com 6 dados (2 do jogador, +1 para cada sobrevivente).
ORGANIZAÇÃO
Os turnos serão longos, por isso sempre que gastar uma habilidade do tipo
uma vez por rodada ou
uma vez por partida, vire o objeto que possui a habilidade, para marcar o uso. Desvire todos os objetos com habilidade do tipo
uma vez por rodada, no começo de cada rodada.
Coloque os itens removidos no fundo do lixão, com a face voltada para baixo, para facilitar o acesso a estas cartas. Encruzilhadas, resolvidas ou não, vão para o fundo do baralho de encruzilhadas. Crises, evitadas ou fracassadas, vão para o fundo do baralho de crise.
PREPARAÇÃO, VITÓRIA E DOAÇÕES
A preparação e a condição de vitória no Objetivo Principal tratam a partida como se ela fosse de 2 jogadores. O mesmo para o nº de doações necessárias para evitar a crise. O resto (consequência da crise e encruzilhadas) trata como 1 jogador.
- Exemplo 1) Durante a preparação do Objetivo Principal — Tributo, coloque 2 cartas do topo do baralho de sobreviventes nos seus seguidores.
- Exemplo 2) A condição de vitória do Objetivo Principal — Ninguém Fica para Trás são 6 cartas de item sobrevivente.
JOGAR DADOS DE AÇÃO
A etapa de jogar dados sofre pequenas modificações. Receba
2 dados,
+1 para cada sobrevivente que controla. Lance-os e coloque na reserva de não usados todos os de valor 3 ou menos. Lance uma 2ª vez os de valor 4 ou mais, depois coloque-os na reserva de não usados.
- Exemplo) Controlo 5 sobreviventes, por isso recebo 7 dados. Lanço-os e tiro 3, 3, 3, 4, 4, 5 e 6. Relanço os dados 4, 4, 5 e 6, tiro 1, 3, 5 e 5. Coloco nos não usados: 1, 3, 3, 3, 3, 5 e 5.
ENCRUZILHADAS
As regras de encruzilhada chamam de
dado par um dado cuja
ordem de uso no turno é par, o valor numérico da face do dado não importa.
- Exemplo) O 1º dado a ser usado no turno é um dado ímpar. O 2º é par. O 3º é ímpar. O 4º é par. E assim por diante.
Quando comprar) Após o uso de um dado par, se houver um ou mais dados para usar após ele. A regra é assim para evitar que uma encruzilhada resolva após o uso de todos os dados.
- Exemplo) Com 7 dados, você comprará 3 encruzilhadas durante o turno. A 1ª encruzilhada após usar o 2º dado. A 2ª encruzilhada após o 4º dado. A 3ª encruzilhada após o 6º dado, pois existe um 7º dado para usar depois.
Uso simultâneo de dados) Se múltiplos dados forem usados simultaneamente devido a um efeito, compre múltiplas cartas de encruzilhada após o efeito, uma para cada dado par que é sucedido por outro dado. Leia as encruzilhadas uma de cada vez, determinando se o gatilho disparou (ou não) e resolvendo ela (ou não) antes de ler a próxima encruzilhada. Note que esta regra pode fazer com que encruzilhadas sejam resolvidas após você ter usado todos os seus dados.
- Exemplo) Você tem 7 dados no total, 5 não usados e 2 usados. Você compra Faça-se a Luz e nota que ela disparou. Se escolher a Opção 1 e gastar 5 dados, após resolvê-la, comprará outras 2 encruzilhadas.
Ganhando dados durante o turno) Se um efeito acrescentar um ou mais dados a reserva de não usados quando você já usou seu último dado e ele era par, compre uma encruzilhada imediatamente.
- Exemplo) Após usar o 6º e último dado, você não compra uma encruzilhada, por não ter mais dados para usar. Mas você decide colocar no lixão o Item Aleatório — Café, ganhando +2 dados. Isto causa a compra imediata de uma encruzilhada, antes que você possa usar o 7º dado.
Gatilho — Estado de Jogo) Uma encruzilhada cujo gatilho é um estado de jogo só resolve se o estado de jogo está ocorrendo no momento da compra dela.
- Exemplo) Volta às Aulas só resolve se no momento em que for comprada Eric Parker e pelo menos mais 1 sobrevivente estiverem na escola. Não importa se em algum outro momento do turno isso ocorreu.
Gatilho — Ação/Evento) Uma encruzilhada cujo gatilho é uma ação ou evento resolve se a qualquer momento do turno a ação foi realizada ou o evento aconteceu. Se ela disparou múltiplas vezes, aplique o efeito dela ao último objeto que a disparou, se possível. Caso não seja possível, aplique o efeito a um objeto que a disparou anteriormente.
- Exemplo) UTIN dispara se a qualquer momento do turno um sobrevivente explorou o hospital. Se múltiplos sobreviventes exploraram o hospital, será o último quem receberá fichas de desespero, exceto se ele estiver morto. Neste caso, UTIN se referirá a um que tenha explorado antes.
Gatilho — Misto) Uma encruzilhada cujo gatilho é misto, isto é, depende de um estado de jogo e de ações ou eventos, só resolve se o estado de jogo está ocorrendo no momento da compra dela e se as ações ou eventos aconteceram em algum momento do turno. Se a parte ação/evento disparou múltiplas vezes, aplique o efeito da encruzilhada ao último objeto que a disparou, se possível. Caso não seja possível, aplique o efeito a um objeto que a disparou anteriormente.
- Exemplo) A encruzilhada Eric Parker dispara se o sobrevivente Eric Parker estiver em jogo no momento da compra dela e se a qualquer momento do turno um sobrevivente recebeu ferimento por congelamento e sobreviveu. A encruzilhada vai se referir ao último sobrevivente que recebeu ferimento por congelamento, se possível.
Como resolvê-las) Leia tudo antes de escolher uma opção ou votar, isto torna o jogo mais estratégico e menos aleatório.
PRECISA DE ADAPTAÇÃO
- Encruzilhada — Erva) Opção 1 se torna Única Opção.
LINKS
Modo solo para DoW: Um Jogo de Encruzilhadas.
Modo solo com Colônias em Guerra.