Meu voto vai para o Wingspan.
O Everdell não me atraiu muito, joguei algumas vezes e realmente, tenho outros jogos no nível dele que me atendem melhor, sem contar que aquela arvore é realmente um pé no $*c*, dependendo da posição do jogo na mesa ou ate do tamanho da mesa, fica aquele treco atrapalhando a visualização , no Wingspan também tem a torre de dados como componente 3d temático, mas na minha opinião tem muito mais utilidade do que a tal arvore para o jogo, mas se faltar a torre... não faz falta, é só jogar os dados e pronto.
A coisa é que nesses jogos, nada é novo, paga-se muito na questão estética e é isso.
Como um colega disse ai em cima, o Wingspan é como um passeio no parque, sem contar que pelo menos para mim, que não prestava muito atenção em pássaros, me ensinou algumas coisas e me fez realmente observar mais essas criaturas durante passeios e coisas assim, quanto a hype, existe sim, mas meu grupo tem muitos 50+ anos (sogra, sogro, mãe, vizinha, tia enfim gente que não é fã de jogos/ hype free), que absolutamente amaram o jogo, adoram as ilustrações, ficam intrigados em fazer o engine render mais e durante o jogo, não é raro ouvir como já viram um passarinho x e y, que se parece com o da carta ou que fez um ninho perto de onde moram ou que atacou fulano, ou seja, interações na mecânica do jogo podem ser pequenas, mas já vi até brigarem porque um pegou a carta que o outro queria, mas, durante o jogo, entre os integrantes nessas pequenas conversas que surgem, fazem o tempo passar de uma forma bem gostosa com participação de todos na conversa .
Por outro lado, pergunta se essa turma quer jogar um jogo de bichinhos construtores de vilas num vale??? Eles olham para as peças, para as cartas, para a arvore, acham que pode ser complicado, outros acham o tema muito fantasioso e perguntam sobre aquele jogo dos passarinhos... (e isso não só a turma 50+, esse pedido vem da turma mais nova também)
Mas a máxima com jogos é, depende de você, vai no que te agrada, do que você gosta (principalmente se for jogar sozinho), do grupo que você joga e principalmente sem loucuras com seu dinheiro, afinal de contas é só papelão e madeira e as vezes em coleções mais extensas, mais do mesmo.
Aqui Everdell passou bem rápido e já foi para a coleção de outra pessoa, o Wingspan... se eu vender, apanho feio a começar da minha esposa.