Produtora: Kalago Analogico
Numero de Jogadores: 2 a 5
Duração: 60 min
Ranking da Ludopedia: 156
Ranking na Boardgames Geek: N/A
Minha Nota para o Jogo: 8.0
Estou de volta galera com mais uma resenha para vocês, dessa vez com uma das minhas mais novas aquisições, o Heróis e Monstros. O jogo foi lançado no ano de 2015 pela Kalango analógico e ainda está à venda pelo kikante e futuramente acho que chegará a todas as lojas do Brasil, o jogo pode ser jogado por 2 até 5 jogadores, e com tempo médio de 60 min a partida, traz como temática os últimos monstros remanescentes de suas raças se defendendo contra as raças humanoides.
Temática
A temática principal do jogo retrata os últimos monstros que conseguiram escapar de uma caçada voraz realizada contra eles pelas raças humanoides, ao escapar desse terrível massacre eles conseguiram se aliar em um local chamado de A Última Fortaleza, onde todos os monstros tiveram que colocar as suas diferenças de lado para conseguir sobreviver aos constantes ataques que a Ordem da Luz executava contra a fortaleza, visando acabar de vez com todos os monstros do mundo. Dessa vez vocês vão ver a realidade dos monstros tentando sobreviver a esses constantes ataques.
Mecânicas
As principais mecânicas desse jogo são a construção de baralhos (deck) e jogadores com poderes variados.
A construção de baralhos é a mecânica mais presente e mais importante nesse jogo, cada jogador começa a partida com um pequeno baralho inicial, onde vai provavelmente ter alguns recursos básicos e alguma criatura para poder auxiliar no começo do jogo. No decorrer da partida os jogadores devem comprar cartas de criaturas ou construções da área do jogo para adicionar ao seu baralho inicial, tornando assim o seu baralho mais completo para enfrentar os heróis invasores e os generais inimigos que tentam invadir a fortaleza. Saber quais cartas comprar é sempre uma boa para esse jogo, não adianta você sair comprando todas as cartas na mesa e fazer um baralho enorme onde vai demorar a vim as cartas melhores na sua mão e ainda por cima vai diminuir a sua vida total, já que quando o baralho da fortaleza se acaba os jogadores perdem o jogo, então muito cuidado ao sair comprando cartas demais durante uma partida, compre sempre o necessário para fazer algum combo ou uma tática prática com o seu general.
A segunda mecânica muito importante no jogo é a de personagens com habilidades variadas, que nesse caso é mais ligada aos generais com que cada jogador vai jogar. Cada general tem um conjunto de cartas inicial, uma habilidade única e uma determinada quantidade de mana que ele gera sempre no começo de cada turno, saber usar essa mana inicial em conjunto com a sua habilidade e cartas que vocês compram é bem importante, tente comprar cartas que combinem com a habilidade do seu general, tirando assim o máximo de proveito possível de sua habilidade, tente aperfeiçoar ao máximo o seu conhecimento sobre um general, assim você sempre se sentirá confortável quando jogar com ele.
Objetivo
O objetivo de cada partida é sobreviver ao ataque da ordem da luz contra a fortaleza, e ao mesmo tempo derrotar o general da ordem que está atacando a fortaleza, cada general possui mecânicas diferenciadas, é importante que cada jogador saiba perfeitamente o que cada herói faz para ficar mais fácil lidar contra ele.
Sequência do Turno
A sequência de turno do heróis e monstro é igual para todos os jogadores, ela é bem simples e fácil de se pegar logo nas primeiras rodadas. O turno começa pelo jogador inicial e segue em ordem até o último jogador fazer a sua jogada, aí vem o ataque da Ordem da Luz contra a fortaleza, o jogo segue essa sequência até o final da partida, abaixo está explicada melhor cada ação disponível para os jogadores.
1ª - Construção e Recrutamento: nessa fase os jogadores podem recrutar monstros ou construir novas estruturas na fortaleza a partir das cartas que estão disponíveis na mesa, o jogador deve pagar pelo custo da construção ou unidade que deseja recrutar pagando mana igual ao seu valor, o valor pode ser pago em combinações com cartas de mana que o jogador tenha na mão e manas que o seu general gerar em cada turno de jogo.
2ª - Efeitos: use os recursos que sobraram durante a fase de construções e recrutamento para ativar efeitos de suas construções, unidade ou do seu general.
3ª - Combate: reúna todos os pontos de danos causados pelo seu general e unidades contra os heróis invasores, você pode distribuir os pontos de danos da maneira que você quiser.
4ª - Descarte: todas as cartas que sobraram na mão do jogador devem ser descartadas.
5ª - Compra: o jogador deve comprar um número de cartas igual ao valor descrito na ficha do seu general, cada general tem um valor diferenciado de quantidade de cartas que ele compra no final de cada turno.
6ª - Invasão: nessa fase os heróis invasores atacam a fortaleza, o jogador deve remover uma carta abaixo do herói para cada ponto de dano que ele causar.
Como disse, cada ação é bem simples e fácil de se pegar, após algumas rodadas todos já devem estar familiarizados com as ações disponíveis no seu turno e o jogo corre bem rápido.
Generais
Existem seis generais diferentes a quem os jogadores podem escolher no começo de cada partida, cada um com habilidades únicas, valores de manas geradas, compra de cartas e um valor de ataque diferenciado. Cada general tem um modo diferenciado para ser jogado, estratégias diferentes devem ser feitas para se jogar com cada um deles, sempre tenha isso em mente, nunca tente jogar com dois generais do mesmo modo, conheça bem o seu general antes de tenta jogar com outro, abaixo deixo uma breve descrição de uma ficha de general.
Descrição da ficha de general (Imagem retirada do manual do jogo).
Adversários Heróis
Assim como os generais, também existem 6 adversários disponíveis para o grupo de jogadores enfrentar na caixa básica do jogo, assim como os generais os adversários heróis possuem habilidades e modos de serem derrotados diferente uns dos outros, tente sempre explicar a cada jogador como funciona as mecânicas do adversário que vocês estão enfrentando para que não haja surpresas durante a partida.
Monstros e Construções
As cartas de monstros e construções são compradas pelos jogadores para serem adicionadas aos seus baralhos iniciais, cada monstro e construções possuem custos para serem comprados e possuem habilidades variadas. Unidades são basicamente utilizadas para causar danos aos heróis invasores e geralmente têm habilidade para fortalecer esse dano, já as construções não atacam os invasores mas fornecem bônus variados que vão ajudar os generais a derrotar os invasores, abaixo tem uma breve descrição de como funciona uma unidade e uma construção.
Carta de construção (imagem retirada do manual do jogo).
descrição de uma carta de monstro (imagem retirada do manual do jogo).
Invasores
Os heróis invasores são membros da Ordem da Luz que estão atualmente fazendo um ataque a fortaleza, eles sempre estarão em um total de quatro invasores, e ao final de cada turno de todos os jogadores os heróis atacam a fortaleza destruindo as cartas que estão abaixo dele, sempre que um invasor é derrotado nessa fase, ele é substituído por um novo. Abaixo tem uma breve descrição de uma carta de invasor.
Descrição de uma unidade invasora (imagem retirada do manual do jogo).
Componentes
O jogo não possui muitos componentes, ele é composto basicamente por cartas, além das fichas dos adversários e generais. O material com que esses componentes são confeccionados é de ótima qualidade, as cartas principalmente, são de uma qualidade muito boa, vi poucas cartas com uma qualidade tão boa, são bem grossas e tem um espelhado que as deixa com uma aparência diferenciada. As fichas também são feitas do mesmo material, o que deixa o jogo com todos os componentes de ótima qualidade. Agora vamos a parte das ilustrações, muitos reclamam que as ilustrações do Heróis e Monstros são aproveitadas do jogo A Última Fortaleza, bom... não tenho o jogo A Última Fortaleza, mas mesmo se forem as mesmas ilustrações não sei o porquê das reclamações, já que são ótimas ilustrações. Se as ilustrações fossem ruins eu até entenderia, pois ai os jogadores estariam pedindo por ilustrações melhores, mas nesse caso não dá para entender, todas elas são muito bonitas, tanto em visual quanto em cores. Inclusive, gostaria de deixar um elogio em especial quanto as ilustrações dos mortos vivos, que estão de parabéns, aquela combinação de roxo com tons de cinza com preto está linda demais, ficou realmente muito bonito. No entanto, eu só tenho uma reclamação, que se refere a algumas ilustrações que ficaram muito escuras, não lembro quais as cartas, mas é tudo muito escuro, quase não dando para entender a ilustração da carta, mas acho que isso aconteceu só em algumas cartas e não é algo que vá atrapalhar na jogabilidade do seu jogo.

Componente do jogo
Considerações sobre o jogo
Joguei poucas partidas do jogo, acho que umas quatro ou cinco, mas já dar para ter uma noção muito boa dele. Acima de tudo ele é um jogo bem desafiador, muito difícil, se você não tomar cuidado com as unidades invasoras elas levam as cartas em jogo rapidamente, fazendo o seu baralho de fortaleza se acabar mais rápido do que você imagina. Gostei bastante de como é diferenciada a jogabilidade de cada general, da dificuldade de se enfrentar cada adversário e da interação entre os jogadores, o que para mim é algo realmente relevante, pois cada um vai distribuir os seus danos para que quando o último jogador for jogar possa derrotar o maior número de invasores possível para que assim não se perca muitas cartas do baralho da fortaleza, sem falar que é um jogo de fácil entendimento, podendo ser apresentado até para jogadores inexperientes ou para quem ainda não tem conhecimento com jogos de tabuleiro moderno. Por fim, aconselho muito a compra desse jogo, muito bom, rápido e fácil de se pegar as regras. Vou deixar o link do kikante onde o jogo está sendo vendido, caso alguém se interesse em dar uma conferida de como andam as vendas, os adicionais que vocês podem conseguir entre vídeos de gameplay do jogo.

Mesa pronta para uma partida.
P.S.: Infelizmente dessa vez a resenha vai com poucas imagens, assim que eu estiver com o jogo em mãos postarei mais imagens para complementar a resenha.