Pessoal,
Precisamos falar sobre um novo sistema que está cada vez mais se popularizando (talvez o BGG crie uma nova mecânica, e a Ludopedia acompanhará esta decisão).
Para quem não conhece, o sistema
Legacy (Legado) tem a característica de modificar os componentes do jogo conforme as partidas são jogadas. Este sistema foi criado por
Rob Daviau no jogo
Risk Legacy e está sendo utilizado em vários outros lançamentos, principalmente para o ano de 2016.
O usuário do BGG
Karl Fast fez uma explicação do sistema Legacy, que traduzi aqui:
Para o conceito Legacy, eu faço uma comparação entre Star Trek e Battlestar Galactica.
Star Trek, especialmente a série original, é como um jogo de tabuleiro típico. Cada episódio é auto-suficiente. Eles estão todos definidos no mesmo universo, mas no final de cada episódio a coisa toda é zerada e você começa tudo de novo no próximo episódio. Você pode assistir a série mais ou menos em qualquer ordem que você quiser.
Battlestar Galactica é completamente o oposto: cada episódio leva ao próximo. Cada episódio tem consequências para a história geral. Você deve ver tudo em sequência, e você não pode ignorar nada.
Jogos de Legacy, seja ele Risk Legacy (que eu tenho jogado), ou Pandemic Legacy ou o muito aguardado SeaFall, é baseado conceitos similares a seriados de TV.
Um jogo padrão cria um universo (tema, personagens, objetivos, regras, etc). Cada vez que você jogar, esse universo é reposto tudo ao zero. Assim como no clássico Star Trek, ou a maioria dos programas de televisão dos anos 50, 60, 70 e 80.
Um jogo Legacy também começa com um universo, mas cada jogo evolui o jogo em si e constrói o universo. Nada é reposto. Depois de seguir algum caminho, outros caminhos não podem ser perseguidos. Por exemplo, em Risk Legacy as facções podem ganhar habilidades especiais. Isto apresenta aos jogadores uma bifurcação no caminho do jogo. A habilidade especial que você escolher é agora uma característica permanente do jogo, e aquela habilidade não escolhida vai embora e nunca poderá ser parte do jogo. Então um jogo Legacy é, conceitualmente, mais como os programas de TV populares dos últimos anos: BSG, Sopranos, Mad Men, Game of Thrones, House of Cards, The Walking Dead, etc.
Se eu tivesse que resumir a diferença conceitual com uma única palavra, seria consequências. Todos os jogadores fazem coisas que reverberam através de jogos futuros. Assim como no BSG.

Rob Daviau (canto superior direito) em playtest de seu novo jogo SeaFall
Já o usuário do BGG
Rick Fuss explica da seguinte forma:
Com base em uma campanha de 15 partidas de Risk Legacy e um teste de uma versão inicial do SeaFall, eu uso as seguintes comparações:
- Para jogadores de RPG: jogos de tabuleiro legado são jogados em um modo de campanha. Decisões e resultados nos jogos iniciais terão impacto, transitam e moldam os futuros jogos. O tabuleiro e os componentes podem receber bônus permanentes ou podem ser prejudicados de forma permanente para o resto da campanha.
- Para jogadores de videogames: jogos de tabuleiro legado são aqueles mais próximos de capturar a sensação dos jogos modernos de vídeo games. Seu progresso é memorizado permanentemente ao tabuleiro e aos componentes. Enquanto você progride através do enredo, há conquistas e conteúdo sendo desbloqueado. Seu jogo tem apenas um espaço de Save e não há como ser reiniciado. O conteúdo desbloqueado tem a capacidade de surpreendê-lo com coisas que você não vê chegando.
- Para fãs de TV: jogos de tabuleiro legado são como uma temporada de um seriado. As decisões e os resultados dos primeiros jogos terão impacto sobre o enredo para o resto da temporada. Há reviravoltas na história e revelações aparecem para guiar o seu caminho ao longo da temporada.

Para nós, brasileiros, só de pensar em trazer um jogo importado, com um tempo de vida útil (há customizações para jogar mesmo depois do jogo ter sido alterado, mas você perderá grande parte da diversão ao fazer isso) dá calafrios e aquela sensação de dinheiro sendo jogado fora. E editoras nacionais trarão este tipo de jogo para cá (sim, este sistema aterrissará nas terras tupiniquins), facilitando a compra destas "temporadas" de jogos.
Particularmente, acabei de comprar um ingresso para o show do Iron Maiden no ano que vem, com um valor salgado maior do que o valor de um jogo Legacy. O show deve ter uma duração de 3 horas (a campanha total de um jogo Legacy dura no mínimo 8 horas). E por quê eu paguei caro por um show de 3 horas? Porque a experiência de ver uma banda que idolatro há anos e a lembrança deste dia ecoará na minha cabeça por muito tempo. Será que comprar um jogo Legacy não remete a esta mesma sensação? A experiência e a lembrança da campanha vale seu preço? Mesmo sabendo que não poderei vender este jogo usado depois... assim como não conseguirei vender meu ingresso do Iron Maiden depois do show... para mim, vale! Não é o tipo de investimento que você fará para sua coleção... é o investimento que você fará para sua experiência, para ser contada e lembrada depois.
E você, está preparado para este novo sistema de jogos de tabuleiro, que aparecerá cada vez mais nos lançamentos futuros?