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  3. Estamos prontos para o sistema Legacy?

Estamos prontos para o sistema Legacy?

  • avatar
    Ricardo Gama12/12/15 14:00
    avatar
    Ricardo Gama
    12/12/15 14:00
    4575 mensagens MD

    Pessoal,

    Precisamos falar sobre um novo sistema que está cada vez mais se popularizando (talvez o BGG crie uma nova mecânica, e a Ludopedia acompanhará esta decisão).

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/32314_m.jpg


    Para quem não conhece, o sistema Legacy (Legado) tem a característica de modificar os componentes do jogo conforme as partidas são jogadas. Este sistema foi criado por Rob Daviau no jogo Risk Legacy e está sendo utilizado em vários outros lançamentos, principalmente para o ano de 2016.

    O usuário do BGG Karl Fast fez uma explicação do sistema Legacy, que traduzi aqui:

    Para o conceito Legacy, eu faço uma comparação entre Star Trek e Battlestar Galactica.

    Star Trek, especialmente a série original, é como um jogo de tabuleiro típico. Cada episódio é auto-suficiente. Eles estão todos definidos no mesmo universo, mas no final de cada episódio a coisa toda é zerada e você começa tudo de novo no próximo episódio. Você pode assistir a série mais ou menos em qualquer ordem que você quiser.

    Battlestar Galactica é completamente o oposto: cada episódio leva ao próximo. Cada episódio tem consequências para a história geral. Você deve ver tudo em sequência, e você não pode ignorar nada.

    Jogos de Legacy, seja ele Risk Legacy (que eu tenho jogado), ou Pandemic Legacy ou o muito aguardado SeaFall, é baseado conceitos similares a seriados de TV.

    Um jogo padrão cria um universo (tema, personagens, objetivos, regras, etc). Cada vez que você jogar, esse universo é reposto tudo ao zero. Assim como no clássico Star Trek, ou a maioria dos programas de televisão dos anos 50, 60, 70 e 80.

    Um jogo Legacy também começa com um universo, mas cada jogo evolui o jogo em si e constrói o universo. Nada é reposto. Depois de seguir algum caminho, outros caminhos não podem ser perseguidos. Por exemplo, em Risk Legacy as facções podem ganhar habilidades especiais. Isto apresenta aos jogadores uma bifurcação no caminho do jogo. A habilidade especial que você escolher é agora uma característica permanente do jogo, e aquela habilidade não escolhida vai embora e nunca poderá ser parte do jogo. Então um jogo Legacy é, conceitualmente, mais como os programas de TV populares dos últimos anos: BSG, Sopranos, Mad Men, Game of Thrones, House of Cards, The Walking Dead, etc.

    Se eu tivesse que resumir a diferença conceitual com uma única palavra, seria consequências. Todos os jogadores fazem coisas que reverberam através de jogos futuros. Assim como no BSG.



    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/41038_l.jpg

    Rob Daviau (canto superior direito) em playtest de seu novo jogo SeaFall


    Já o usuário do BGG Rick Fuss explica da seguinte forma:

    Com base em uma campanha de 15 partidas de Risk Legacy e um teste de uma versão inicial do SeaFall, eu uso as seguintes comparações:

    - Para jogadores de RPG: jogos de tabuleiro legado são jogados em um modo de campanha. Decisões e resultados nos jogos iniciais terão impacto, transitam e moldam os futuros jogos. O tabuleiro e os componentes podem receber bônus permanentes ou podem ser prejudicados de forma permanente para o resto da campanha.

    - Para jogadores de videogames: jogos de tabuleiro legado são aqueles mais próximos de capturar a sensação dos jogos modernos de vídeo games. Seu progresso é memorizado permanentemente ao tabuleiro e aos componentes. Enquanto você progride através do enredo, há conquistas e conteúdo sendo desbloqueado. Seu jogo tem apenas um espaço de Save e não há como ser reiniciado. O conteúdo desbloqueado tem a capacidade de surpreendê-lo com coisas que você não vê chegando.

    - Para fãs de TV: jogos de tabuleiro legado são como uma temporada de um seriado. As decisões e os resultados dos primeiros jogos terão impacto sobre o enredo para o resto da temporada. Há reviravoltas na história e revelações aparecem para guiar o seu caminho ao longo da temporada.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/22914_m.png


    Leia um pouco mais sobre o sistema Legacy em Preview: Pandemic Legacy e em Um Pouco Mais de Pandemic Legacy.


    Para nós, brasileiros, só de pensar em trazer um jogo importado, com um tempo de vida útil (há customizações para jogar mesmo depois do jogo ter sido alterado, mas você perderá grande parte da diversão ao fazer isso) dá calafrios e aquela sensação de dinheiro sendo jogado fora. E editoras nacionais trarão este tipo de jogo para cá (sim, este sistema aterrissará nas terras tupiniquins), facilitando a compra destas "temporadas" de jogos.

    Particularmente, acabei de comprar um ingresso para o show do Iron Maiden no ano que vem, com um valor salgado maior do que o valor de um jogo Legacy. O show deve ter uma duração de 3 horas (a campanha total de um jogo Legacy dura no mínimo 8 horas). E por quê eu paguei caro por um show de 3 horas? Porque a experiência de ver uma banda que idolatro há anos e a lembrança deste dia ecoará na minha cabeça por muito tempo. Será que comprar um jogo Legacy não remete a esta mesma sensação? A experiência e a lembrança da campanha vale seu preço? Mesmo sabendo que não poderei vender este jogo usado depois... assim como não conseguirei vender meu ingresso do Iron Maiden depois do show... para mim, vale! Não é o tipo de investimento que você fará para sua coleção... é o investimento que você fará para sua experiência, para ser contada e lembrada depois.

    E você, está preparado para este novo sistema de jogos de tabuleiro, que aparecerá cada vez mais nos lançamentos futuros?

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • rodolfolondero
    252 mensagens MD
    avatar
    rodolfolondero12/12/15 14:18
    rodolfolondero » 12/12/15 14:18

    Minha opinião sobre o sistema Legacy se resume à uma franquia de livros que também está fazendo sucesso:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/343/7qfb6c.jpg

    6
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197312/12/15 14:34
    Lexicos1973 » 12/12/15 14:34

    Existem tantos questionamentos nesse post que qualquer opinião deixada é mera especulação.. rsrsrsrs

    Se o público mais hardcore de boardgames amadureceu para a experiência Legacy? As vendas do Pandemic dizem que sim. Mas será um nicho dentro de outro nicho? Pode ser. 

    Não me surpreenderá nada se no futuro tivermos jogadores batendo no peito e gritando "Ameri!!!!", outros: "Euro é tudo!!!" e um terceiro grupo chamando os outros dois de maricas! kkkkk
    Em todo hobby que participei, participo e participarei, sempre existe a fascinação e o deslumbre do começo, depois vem o desejo de passar da fase 'newbie' e avançar e no estágio mais distante, ser referência no meio, dominando quase todo conhecimento disponível sobre o assunto. Seja em jogos online, seja comprando equipamentos ou no nosso caso, jogos de tabuleiro. Sempre existirão aqueles que compram o básico, depois querem experimentar mais e se a grana não for problema, vamos partir para o que há de melhor. 

    No Legacy, creio que será uma experiência distante para os novatos. Rasgar uma carta? Colar adesivos definitivos no tabuleiro? Como o Ricardo postou, o custo proibitivo da maioria dos jogos hoje, tanto nacionais quanto estrangeiro, pode ser a principal barragem para a adesão massiva ao sistema. Falo até por mim: quero adquirir mais jogos, mas não sei se vou gostar do que comprarei, então, quero saber que posso vender ele no mínimo, pelo mesmo preço que paguei. 

    Já os gamers que estão há bem mais tempo no mercado, que dispõem de coleções fantásticas e incrivelmente diversificadas, pode ser que já não exista o mesmo apelo ao comprar os jogos normais. Já viram tantos temas e mecânicas, que não será qualquer board a trazer a emoção de antes. Para esses jogadores específicos, o sistema pode resgatar essa emoção, pois o faz repensar estratégias como nunca antes e sempre com aquele calafrio de não saber se a decisão trará consequências catastróficas. 

    Um último aspecto relevante não é tanto o 'quê', mas o 'quem'. Quantos adeptos do board hoje, tem um grupo fiel para experimentar a evolução do Legacy até o fim? Fidelidade é algo comum no universo do RPG, mas noto que não é algo comum nos comentários que já li aqui ou ouvi nos podcasts. Mesmo que o Legacy venha com força ainda tenho receio de que será como escrevi antes, um nicho dentro de outro. Muitos fatores precisam operar juntos para que ele se estabeleça.    

    Alex. 

    4
  • hzpnotoad
    144 mensagens MD
    avatar
    hzpnotoad12/12/15 15:12
    hzpnotoad » 12/12/15 15:12

    Pra mim é só um gimmick, o qual eu particularmente detesto. Pras editoras é a melhor coisa inventada pois torna os jogos descartáveis (não por acaso pandemic veio com duas capas diferentes; eles esperam que as pessoas comprem mais de um).

    Pra mim é ótimo ter uma seção própria pra mim filtrar com mais facilidade. Pra mim Legacy == 0 interesse.

    Minha expectativa: Enxurrada de re-hashing todos jogos que fizeram algum sucesso com esse gimmick. Daqui alguns anos vai ser nome feio (como colecionável se tornou por causa magic, FFG usa o termo living card game pra fugir do estigma), e vai ficar na história (talvez wishful thinking meu).

    Agora pessoal ta meio encantado "fazemos parte de uma estória..." e por ai vai. Eu prefiro um jogo bem feito, balanceado e testado pra mim competir com meus amigos.  O jogo mudar de partida pra partida torna um balanceamento adequado quase impossível. 

    To cagando pra estorinha que agora tal doença ficou mais forte ou fraca (nada contra quem gosta), ou tal cidade fica mais perigosa ou menos. PRA MIM não adiciona nada, só estraga o jogo. As estórias ficam poque as partidas são diferentes umas das outras. Não preciso de adesivos no tabuleiro e rasgar cartas pra ter narrativas na minha memória associadas com partidas.

    8
  • gravitypool
    672 mensagens MD
    avatar
    gravitypool12/12/15 16:19
    gravitypool » 12/12/15 16:19

    Alem de que jogos com campanha existem desde tempos imemoriais desde o bom e velho Warhammer Quest até o não tão velho mais igualmente bom Arcadia Quest. 

    É so que esses eurogamer tão achando que descobriram modinha...  

    5
  • Magno
    129 mensagens MD
    avatar
    Magno12/12/15 16:26
    Magno » 12/12/15 16:26

    Ricardo Gama::
    Particularmente, acabei de comprar um ingresso para o show do Iron Maiden no ano que vem, com um valor salgado maior do que o valor de um jogo Legacy. O show deve ter uma duração de 3 horas (a campanha total de um jogo Legacy dura no mínimo 8 horas). E por quê eu paguei caro por um show de 3 horas? Porque a experiência de ver uma banda que idolatro há anos e a lembrança deste dia ecoará na minha cabeça por muito tempo. Será que comprar um jogo Legacy não remete a esta mesma sensação? A experiência e a lembrança da campanha vale seu preço?


    A questão para mim tá mais para um filme no qual o trailer é espetacular mais o filme em si pode não ser tão bom, do que comparar com a experiência de algum show, pois já se conhece o artista e a musica. Já a campanha do jogo assim como no filme pode não ser tão boa.

    3
  • Leleco
    76 mensagens MD
    avatar
    Leleco12/12/15 19:57
    Leleco » 12/12/15 19:57

    A unica coisa que me incomoda nos jogos Legacy é você de alguma forma ter que inutilizar alguns componentes do jogo, impossibilitando novas sessões do mesmo, a nao ser que voce compre uma nova caixa. Pra mim isso tem cara de ganancia das empresas e poderia facilmente ser contornado, criando caminhos alternativos à modificação e destruição de cartas e tabuleiro.

    Eu sei que para mim, uma vez jogada a campanha do jogo, a experiencia nao seria mais a mesma, mas caso eu nao tivesse que colar adesivos no tabuleiro, ou abrir envelopes lacrados, por exemplo, poderia apresentar o jogo a outro grupo, e tirar dali novas experiencias sem tem que adquirir outra caixa...

    Um bom exemplo é o novo jogo T.I.M.E. Stories, em que voce tambem joga uma campanha mas nao precisa "inutilizar" nenhum componente, podendo ser jogado novamente com outros grupos.


    7
  • rodolfolondero
    252 mensagens MD
    avatar
    rodolfolondero12/12/15 21:08
    rodolfolondero » 12/12/15 21:08

    gravitypool::Alem de que jogos com campanha existem desde tempos imemoriais desde o bom e velho Warhammer Quest até o não tão velho mais igualmente bom Arcadia Quest. 

    É so que esses eurogamer tão achando que descobriram modinha...  

    Até onde eu sei, o modo campanha desses dois jogos citados por você não envolve a destrui..., ops, "customização" dos componentes. Não estamos discutindo aqui jogos em modo campanha que, acredito, qualquer entendedor de jogos (inclusive eurogamers) sabe que existem pelo menos desde quando o primeiro d20 foi rolado. Eu não precisava rasgar páginas do meu Livro dos Monstros para jogar minha campanha de AD&D.

    5
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins12/12/15 21:15
    Urick Lins » 12/12/15 21:15

    Não!

    3
  • gravitypool
    672 mensagens MD
    avatar
    gravitypool12/12/15 21:43
    gravitypool » 12/12/15 21:43

    rodolfolondero::
    gravitypool::Alem de que jogos com campanha existem desde tempos imemoriais desde o bom e velho Warhammer Quest até o não tão velho mais igualmente bom Arcadia Quest. 

    É so que esses eurogamer tão achando que descobriram modinha...  

    Até onde eu sei, o modo campanha desses dois jogos citados por você não envolve a destrui..., ops, "customização" dos componentes. Não estamos discutindo aqui jogos em modo campanha que, acredito, qualquer entendedor de jogos (inclusive eurogamers) sabe que existem pelo menos desde quando o primeiro d20 foi rolado. Eu não precisava rasgar páginas do meu Livro dos Monstros para jogar minha campanha de AD&D.

    Ah meu amigo... você precisava ter jogado o Chamado de Cthulu então... a gente rasgava umas 3 fichas de personagem por partida (XD)

    5
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