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Cantaloop Livro 1 - Impressões de quem terminou o livro

Cantaloop: Invadindo o Presídio
  • avatar
    tpcordeiro27/04/21 02:01
    avatar
    tpcordeiro
    27/04/21 02:01
    1712 mensagens MD

    SEM SPOILERS

    Desde que ouvi falar que seria lançado um jogo baseado nos antigos "point and click", me interessei em conhecer Cantaloop. Porém senti falta de algum conteúdo que fornecesse um review honesto e completo do jogo, seus pontos fortes e fracos baseados em uma jogatina completa, da aventura do início ao fim. Por isso aqui estou eu fazendo esse papel.

    E vou começar logo tirando o elefante branco da sala: apesar de ser um jogo da Galápagos e, pior ainda, que contem bastante texto, não, o jogo não possui erros de tradução significativos. De fato apenas um erro foi encontrado até agora, que não faz a mínima diferença no gameplay (um "Eu seu" ao invés de "Eu sei") e na verdade vc pode nem mesmo passar por esse ponto até o final do jogo (eu não passei, vi depois).
    E fora isso, a produção em si é de um material de muito boa qualidade. Então pelo menos nesses quesitos, ponto pra Galápagos (se vc considerar q, na verdade, uma tradução correta deveria ser o mínimo a se esperar...).

    Porém... Como não dá pra elogiar tudo, tb queria levantar logo de cara algo negativo da versão Galápagos, que provavelmente foi responsabilidade da sua área de marketing: o nome do jogo. Em inglês, oficialmente, o nome é "Cantaloop: Book 1 – Breaking into Prison", que pode ser traduzido para "Cantaloop: Livro 1 - Invadindo o Presídio". Vc pode perceber que o nome q a Galápagos manteve é quase exatamente o mesmo, a não ser pelo termo "Livro 1", que foi retirado.
    Acontece q esse "Livro 1" existe pois (adivinhem...) esse é o primeiro de uma série de livros, mais exatamente uma trilogia. Segundo uma citação ao designer, o livro 2 já está quase 99% concluído e o livro 3, 45%. Ou seja, esse não é um livro único, onde vc vai ter uma aventura "completa". Sim, ele tem um objetivo, como o próprio título dá a entender, um arco que é fechado (talvez até mais de um), mas ele de fato é apenas o começo da história. A sensação q eu tive foi mais ou menos qdo vi Star Wars Episódio 5 (O Império Contra-Ataca) pela primeira vez e percebi que se não visse logo o Episódio 6, teria visto um filme bom, mas uma história sem um final.
    O livro, no final das contas, tem um gosto de prólogo. O que é exótico se vc parar para pensar que esse livro em si já tem um pequeno prólogo. E mais ainda, o jogo todo tb tem um prólogo print and play disponibilizado. É a verdadeira inception dos prólogos rs
    Mas, provavelmente por marketing, como falei, a Galápagos malandramente tirou o famigerado e informativo "Livro 1" do título assim, na encolha. E, na verdade, mais do q isso, ela ainda traduziu na capa a frase "An interactive adventure" (que seria algo como "Uma aventura interativa") para a frase: "Um livro de aventura interativa", que é um detalhe sutil mas, a meu ver, dá mais ainda a atender que a aventura inteira está nesse livro. Ou seja, os incautos e desavisados que comprarem o livro achando que vão viver uma aventura completa, podem se decepcionar.

    Mas se vc já for com isso em mente, pode ter certeza que será uma ótima experiência. Eu gostei bastante, é algo diferente e tem um estilo que me agrada muito. Após ter completado todo o jogo, abaixo dou alguns pontos positivos e negativos, para quem ainda estiver em dúvida.

    Positivos:

    - Se vc gostava/gosta dos videogames estilo point and click, vai fundo, esse jogo é pra vc! Acho difícil encontrar uma experiência em board que simule melhor o funcionamento dos point and click do que esse daqui.

    - A imersão é talvez o principal componente do jogo. O tempo todo vc está ali querendo saber o quê acontece depois, como seguir na aventura. Vc quer jogar mais e mais até o final e isso é o que faz o jogo, os puzzles são divertidos e fazem sentido.

    - Muita gente pode achar que Cantaloop vai lembrar os livros-jogo (Viva essa aventura e outros) que a Mandala/Grock tem lançado. Até lembra um pouco em alguns momentos, mas pra mim o jogo que mais se aproximou mecanicamente foi Chronicles of Crime, mas com uma vantagem muito grande: a eliminação total do celular. Não que eu seja um radical dos boardgames sem celular, pelo contrário, adoro Alquimistas, já joguei diversos Unlock e me diverti imensamente com a história e os puzzles de Escape Tales: O Despertar. Acontece q todos esses têm algo em comum: o jogo se passa no tabuleiro e a tecnologia é apenas uma muleta de ajuda para facilitar o funcionamento do jogo. Em Chronicles of Crime não, o jogo se passa praticamente todo no app e a parte física (cartas e tabuleiros) se torna uma mera ajuda para a mecânica. E é um tal de scannear código de barra o tempo todo que cansa! De fato, se o jogo fosse unicamente um app no celular, sem a parte física, seria muito mais prático de se jogar...
    Cantaloop até poderia ter um app que facilitasse algumas coisas, mas não, ele é totalmente físico, deixando a imersão e a sensação de um verdadeiro boardgame muito mais evidente. Engraçado como o Chronicles, que tem tabuleiros, não tem cara de boardgame e o Cantaloop, que é "apenas" um livro, tem muito mais esse feeling. Sutil ironia.

    - Outro ponto extremamente positivo é o fato de não morrermos na história. Isso é comum nos livros-jogo, oq é até interessante pois deixa o jogador sempre na tensão de não dar um passo em falso para não correr o risco de perder, mas é um saco ter que começar tudo de novo, passar pelos mesmos lugares, só para chegar naquele ponto onde existiam 2 portas, uma era o caminho certo para continuar o jogo e a outra tinha um leão que comeria vc, e por pura sorte (ou, no caso, azar) vc escolheu o leão. É muito comum inclusive, nesses casos, o jogador já de saco cheio não voltar ao início, simplesmente fingir que nada aconteceu, voltar àquele último ponto de bifurcação, escolher a outra porta e seguir adiante. Cantaloop simplesmente tira, de forma acertada a meu ver, esse inconveniente da experiência lúdica.

    - Não existe aqui uma tentativa de avaliar sua progressão através do tempo que vc demorou jogando-o. Essa particularidade é mais comum em jogos de estilo escape room, mas tem também implementada em alguns livros-jogo e até mesmo no próprio Chronicles citado anteriormente. Acho q esse artifício tem mais apelo em jogos de no máximo 1 hora, como os Unlock ou Deckscape, em que a partida é jogada em uma "talagada" só, na pressão, correndo contra o tempo. Mas em jogos como esse, demorados, com diversos puzzles, muitas vezes com "sidequests" que estendem o tempo, não me faz muito sentido. Isso fora que o Cantaloop me remeteu a um jogo tranquilo, até mesmo relaxante, para jogar no meu tempo, pensando em como as coisas se conectam. Ter um tempo para acabar, ganhar pontos, ... iria contra a experiência. Eu pelo menos ignoraria essa regra, se tivesse (como inclusive já ignorei em alguns escape-rooms).

    - O protagonista, como é dito na contracapa do jogo, é de fato um personagem muito carismático, e ao longo da partida vc vai começar a encontrar piadinhas que ele vai soltando, fora a metalinguagem dele, quebrando por vezes a "4a parede", que é bem legal e tb faz o jogo ser tão legal e diferente. E não só ele, mas outros personagens, itens e cenários possuem piadas e easter eggs escondidos. Tudo isso ajuda demais na imersão. E aqui mais um ponto para a Galápagos tb, pois o jogo de fato não foi só traduzido como tb localizado, e muito bem, diga-se de passagem! Vc irá perceber frases de efeito e ditados populares fazendo referência à componentes do jogo que só existem no nosso idioma, e normalmente fazem sentido com a história.

    - Por último, devo elogiar uma decisão no jogo que a meu ver fez grande diferença: o uso do "plástico vermelho" (cujo jogo deu o chique nome de "Decodificador"). Pra começo de conversa aqui o treco realmente funciona. Eu tenho o Decrypto, que aliás é um excelente partygame, mas nele o uso do plástico, além de desnecessário mecanicamente, é inútil tb na prática, pois é perfeitamente possível ler a palavra mesmo não usando o tal decodificador, sendo de fato apenas um "gimmick" no jogo. No Cantaloop não, mesmo com esforço há uma certa dificuldade em se conseguir ler o texto sem o tal plástico, e mecanicamente é muito útil, pois se os textos estivessem todos ali à mostra, principalmente aqueles que estão no livro (que ficam ao lado do local relacionado), mesmo sem querer, dificilmente vc não tomaria algum spoiler de uma parte que não deveria ser lida no momento.

    Negativos:

    - O tutorial. Apesar de bem explicadinho, talvez seja explicadinho demais... O jogo é tão simples de se entender que um tutorial de 4 páginas pode assustar um pouco.

    - Códigos numéricos (senhas) ao longo do jogo. No próprio tutorial o funcionamento desses códigos é explicado, são basicamente itens que necessitam de um código a ser descoberto, como um cofre, por exemplo. Porém, para mim pelo menos, ficou subentendido que eu iria me deparar com algum item, em um dado momento da história, que simplesmente iria me dizer que a senha do cofre é XWYZ, por exemplo. Mas não é o caso, na maior parte das vezes o que vc precisa fazer é algo tipo tentativa e erro, baseado em informações vagas q vc recebeu até aquele ponto. E mais do q isso, não é evidente quando as informações já são suficientes para vc tentar abrir o tal cofre ou se vc deve tentar procurar mais (isso sem considerar uma certa informação, relacionada a um desse códigos, que pra mim ficou beeeeeeeem mal repasada...).

    - As soluções "fora da casinha". Existem alguns momentos do jogo em que, para solucionar o problema, é necessário ter um pensamento "fora da caixa", ou seja, fora do padrão que o jogo mantém ao longo de praticamente toda a aventura. Eu gosto disso, aliás foram detalhes desse tipo que me fizeram gostar tanto da série Exit, porém aqui em Cantaloop a coisa pode ficar "enigmática" demais. Eu particularmente fiquei preso em uma situação em que eu entendi o quê precisava ser usado e ainda assim precisei das dicas no final do livro para saber exatamente o quê fazer. Mas acho q esse ponto específico pode ser algo que afetou apenas a mim pessoalmente, eu por exemplo, vi no BGG tópicos sobre outros pontos que foram comentados como difíceis para algumas pessoas e pra mim foi "de boa". Talvez seja uma visão puramente pessoal.

    - Locais e cartas pouco utilizados. Acredito eu que um dos limitantes do jogo é justamente a quantidade de locais que o jogo tem. Quanto mais locais, mais páginas para serem impressas e organizadas e, consequentemente, maior o preço do jogo. Nesse sentido, me dá uma certa "dor no coração", depois de finalizar o jogo, olhar para alguns locais e perceber que ele quase nem precisava existir, pois pouca coisa aconteceu ali. Um trabalho de fazer a ilustração, projetar os códigos, encaixar na história, etc, etc, etc, para (aparentemente) pouco resultado prático. Da mesma forma algumas cartas, que entram e somem do jogo e as vezes vc nem percebe. Fica aquele sentimento de "desperdício de componente". Só eu que acho isso?

    - (Possível?) História genérica. Por último, vou comentar algo que vai ficar apenas na especulação pois, como eu falei, a aventura está longe de terminar. Dessa forma, o livro faz um certo mistério sobre algumas motivações do personagem. O quê ficou mostrado até agora é que essas motivações em algum momento serão contadas, mas tenho receio que seja uma história genérica, nada demais. Espero bastante que eu esteja sendo enganado direitinho, mas do que eu vi até então é isso que sou levado a crer. será uma artimanha do jogo para surpreender? Fica tudo no campo do "achismo".

    tl; dr;

    Vc gosta de point and click? Esse é o board perfeito pra vc!
    Vc gosta de livro-jogo? Há muitas semelhanças. Não espere vários caminhos alternativos, o jogo é bem mais linear nesse sentido, mas tão divertido quanto.
    Vc gosta de escape rooms? Há puzzles sim, mas nada matemático ou visual. É muito mais aqueles enigmas mesmo de point and click, de saber combinar os itens certos no momento certo, mas eu sinto a mesma satisfação quando consigo desvendá-los.
    Mas se vc não gosta de nenhum desses pontos acima, e além disso não é chegado em jogos "story driven", esse jogo não é pra vc. Mas mesmo assim dê uma chance se tiver oportunidade, vai q vc passe a se interessar por um tipo de jogo que nem sabia q gostava :-)

    Espero ter ajudado a quem estava em dúvida.
    []'s

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  • Luludeira
    237 mensagens MD
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    Luludeira27/04/21 21:30
    Luludeira » 27/04/21 21:30

    Muito boa a análise. Estava bem inclinada a comprar, e agora me decidi. Encomenda feita !  Obrigada por compartilhar ;)

    0
  • Eduaster
    613 mensagens MD
    avatar
    Eduaster28/04/21 00:59
    Eduaster » 28/04/21 00:59

    Curti a resenha e fiquei interessado. Porém apesar dos componentes achei o preço extremamente elevado para um "livro" ou um jogo que vc so2 ira jogar uma vez. Todas as outras opções do mercado são mais barata

    Escape tales o despertar - bem mais barato
    Toda a linah exit - bem mais barato
    Livro-jogo da Grok -  com esse valor vc compra toda a coleção nova.
    Escape room - um board game mesmo com máquina decodificadora e mais barato
    Unlock - quase mesmo valor porém vem com 3 histórias.

    Então vendo essa análise de mercado desisti da compra.

    1
  • Diego Ni
    467 mensagens MD
    avatar
    Diego Ni28/04/21 02:16
    Diego Ni » 28/04/21 02:16

    Muito obrigado pela resenha! Vc falou de vários cenários, mas esses estão mais pra capítulos de um livro ou cenários mesmo como no Chronicles of Crime (histórias mais independentes)?
    Eu fiquei interessado pq adoro point and click e livro jogo, mas pensando que são 3 livros nesse preço, o valor final vai acabar ficando meio salgado.
    Sobre o ponto negativo de puzzles meio sem pé nem cabeça, até isso ficou bem adaptado pq praticamente todo point and click tem desses problemas em maior ou menos medida hahaha

    Edit: eu tava achando salgado até ver que ele ta longe de ser só um livro mesmo, é lindíssimo e com vários componentes. Dá um ótimo presente ate pra deixar exposto depois de jogar.

    0
  • tpcordeiro
    1712 mensagens MD
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    tpcordeiro28/04/21 12:08
    tpcordeiro » 28/04/21 12:08

    Eduaster::Curti a resenha e fiquei interessado. Porém apesar dos componentes achei o preço extremamente elevado para um "livro" ou um jogo que vc so2 ira jogar uma vez. Todas as outras opções do mercado são mais barata

    Escape tales o despertar - bem mais barato
    Toda a linah exit - bem mais barato
    Livro-jogo da Grok -  com esse valor vc compra toda a coleção nova.
    Escape room - um board game mesmo com máquina decodificadora e mais barato
    Unlock - quase mesmo valor porém vem com 3 histórias.

    Então vendo essa análise de mercado desisti da compra.

     
    Adicione aí tb q, em termos de componente, o jogo vem tb com um deck de 60 cartas, além do livro (que aliás é bem grande, um pouco maior que uma folha A4, e tem capa e contracapa em um papelão com gramatura muito boa, bem resistente).
     
    Mas concordo concordo, achei um pouco mais caro do q eu estava disposto a pagar. Estava esperando aparecer um pouquinho mais em conta em algum leilão, mas acabei ganhando o jogo de presente 8-)

    Lembrando q, no final das contas, vc ainda tem a grande vantagem de poder vendê-lo depois (oq vc não pode fazer com o Exit, por exemplo), muito provavelmente perdendo muito pouco do valor no processo.

    1
  • tpcordeiro
    1712 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro28/04/21 12:23
    tpcordeiro » 28/04/21 12:23

    Diego Ni::Muito obrigado pela resenha! Vc falou de vários cenários, mas esses estão mais pra capítulos de um livro ou cenários mesmo como no Chronicles of Crime (histórias mais independentes)?

    Eu usei o termo errado, o mais certo seria, ao invés de "cenários", chamar de "locais", como o próprio jogo chama. Eles são totalmente dependentes, funcionam mesmo como os locais de um jogo point and click, vc vai de um lugar para o outro e volta o tempo todo, tem alguns locais "fechados" pra vc a princípio e q vc vai abrindo, e inclusive tem locais q vc não consegue entrar com todos os itens q vc tem, achei a implementação dessa mecânica bem interessante, inclusive!
    Obrigado pela pergunta, vou até alterar o post original para o termo mais correto, para não causar dúvida.
    Diego Ni::Sobre o ponto negativo de puzzles meio sem pé nem cabeça, até isso ficou bem adaptado pq praticamente todo point and click tem desses problemas em maior ou menos medida hahaha

    Não é q os puzzles tenham sido "sem pé nem cabeça", eles até fazem sentido sim, só achei q a forma com que foram apresentados não são tão... Digamos... intuitivos (difícil comentar sem soltar spoilers rs).
     
    Diego Ni::Edit: eu tava achando salgado até ver que ele ta longe de ser só um livro mesmo, é lindíssimo e com vários componentes. Dá um ótimo presente ate pra deixar exposto depois de jogar.

    Sim, comentei sobre isso no post anterior. Fora q se vc tem desapego, no final dá pra vender, ele não é "consumível" (a não ser pela "Ficha de Ativações", q vc pode perfeitamente fazer uma cópia).

    2
  • Pharao Framses
    260 mensagens MD
    avatar
    Pharao Framses20/05/21 00:41
    Pharao Framses » 20/05/21 00:41

    Uma pergunta pra quem jogou.

    Há algum problema evidente ou grave de tradução?

    Pergunto porque minha tolerância a erros de tradução é zero, ainda mais em jogos deste tipo. Preferi comprar o Detective (da Portal Games, PT-BR Galápagos) em inglês ao invés da edição nacional, eivada de erros e problemas.

    1
  • tpcordeiro
    1712 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro20/05/21 14:41
    tpcordeiro » 20/05/21 14:41

    Pharao Framses::Uma pergunta pra quem jogou.

    Há algum problema evidente ou grave de tradução?

    Pergunto porque minha tolerância a erros de tradução é zero, ainda mais em jogos deste tipo. Preferi comprar o Detective (da Portal Games, PT-BR Galápagos) em inglês ao invés da edição nacional, eivada de erros e problemas.

    Companheiro, eu comentei sobre isso no post original, o único erro que eu vi foi um "Eu seu" ao invés de "Eu sei", e é em um ponto que vc pode nem vir a passar. Eu achei uma boa tradução, inclusive com localizações para a nossa língua, gírias, ditados populares, etc.

    0
  • Tomdesigner3d
    18 mensagens MD
    avatar
    Tomdesigner3d28/06/21 20:14
    Tomdesigner3d » 28/06/21 20:14

    olhando a sua análise que por sinal está ótima, Parabens.
    fiquei muito na duvida de comprar por um simples motivo kkkk....o fato deles mudarem a tradução de "Livro 1", será que a Galapagos irá trazer a continuação??? Me deu uma impressão de se der certo ótimo, senão fica por isso mesmo, Pq sinceramente, ter um livro desse sem conclusão é bem desanimador.

    0
  • tpcordeiro
    1712 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro28/06/21 21:19
    tpcordeiro » 28/06/21 21:19

    Tomdesigner3d::olhando a sua análise que por sinal está ótima, Parabens.
    fiquei muito na duvida de comprar por um simples motivo kkkk....o fato deles mudarem a tradução de "Livro 1", será que a Galapagos irá trazer a continuação??? Me deu uma impressão de se der certo ótimo, senão fica por isso mesmo, Pq sinceramente, ter um livro desse sem conclusão é bem desanimador.

     
    Tom, tb acho q essa impressão de "ficar por isso mesmo" pode acontecer sim, mas ao mesmo tempo fico pensando, a Galápagos tem lançado tanto jogo desconhecido, sem nenhuma divulgação, eu ficaria muito chateado se ela cismasse de "economizar" justo na continuação do Cantaloop...

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Cantaloop: Invadindo o Presídio - Cantaloop Livro 1 - Impressões de quem terminou o livro
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