caiofernando777::Tive interesse no jogo e pensei em comprar, mas realmente a temática tava me incomodando.
Minha esperança era que o jogo fosse mais "solto" do ponto de vista histórico e da monarquia, criando um certo "universo paralelo" e colocando a disputa como metáfora para controle político, incluindo figuras republicanas também, e estava ansioso para ver Zumbi dos Palmares como um personagem, mas pelo visto errei feio.
Agradeço ao comentário dos historiadores nesse tópico, que diferente da galera "isso é só um jogo" e da galera "isso é mimimi", souberam articular seus argumentos com base em dados.
Acho que a essa altura já ficou claro que o jogo tem um claro viés ideológico monarquista, e não, não é apenas um jogo, é também uma peça de propaganda. Vários pontos problemáticos foram mencionados, que não preciso repetir.
Então minha conclusão, principalmente depois de saber da visão política do autor, é que vou passar longe desse jogo e alertar todo mundo que se interessar sobre ele dessas questões.
E no dia que sair um jogo brasileiro onde o objetivo seja cortar cabeça de senhor de engenho ou resistir à colonização europeia, pode contar com meu dinheiro. Vou comprar várias cópias pra dar de presente.
Pois é, amigo, eu não vi todos os personagens do jogo, mas imagino que não deva contar com Zumbi dos Palmares. Nem com Ganga Zumba ou Luiz Gonzaga, Tiradentes, Frei Caneca, Miguelinho, Dr. Sabino, os irmãos Beckman, Balaio, os escravos malês, os cabanos do Pará, Bento Gonçalves, Abreu e Lima ou até mesmo os índios Tapuias (Tamoios e Guaranis, provavelmente, estão lá, pois são os Tupis romantizados pela aproximação com o projeto católico cristianizador).
Índio, africano, afrobrasileiro ou branco pobre que possam estar no jogo são os que ficaram conhecidos no discurso oficial por ter sido: ou representante do projeto colonizador português ou "amigo" da monarquia brasileira de alguma forma, que "contribuiu para nossa Pátria Amada, Brasil". Ops, "Brazil". Em outras palavras: exaltação dos símbolos da identidade nacional forjada durante os governos de Pedro I e, principalmente, de Pedro II.
Mas, cuidado, fale baixo, podem dizer que você está sendo recalcado ou sentindo inveja por não ter tido a ideia de desenvolver o jogo. Abraços, bom feriado republicano pra você!