matheusfj::yontdh::Eu lendo o tópico usando minhas cartas de Escravos da Primeira edição de Five Tribes....
Eu Lendo o tópico e invadindo outras culturas e trazendo suas riquezas pra casa com meus barcos em aFfO...
Eu lendo o tópico e correndo de barquinho pra invadir terra indígena em Lewis and Clark...
Eu lendo o topico e esperando ansiosamente pra invadir e dizimar Citia....
Exato. O problema não é exclusividade desse jogo.
Recentemente estava rolando financiamento coletivo de Tiny Epic Dungeons. Alguém chamou atenção do Designer do jogo para o fato de que não havia nenhum herói com pele de cor escura. Não havia nenhum motivo plausível para isso num jogo de dungeon crawling. Seria muito diferente, por exemplo, se estivéssemos falando de Invasores do Mar do Norte, onde a temática Viking realmente acaba por justificar a exclusão dos povos originários da África.
No caso do Tini Epic Dungeons, o Designer fez o mea culpa e alterou o tom de pele de alguns personagens, desculpando-se.
Há discussões bastante profundas no bgg sobre representação em jogos, sejam elas raciais e até mesmo religiosas (um tema bastante importante naquele continente).
Acredito que o caso do Brazil Imperial não deve remeter a falta de representação de categorias tais como negros, índios, mulheres, até por quê o jogo pode ter contribuído com a publicidade de figuras até mesmo não tão conhecidas (como o já citado André Rebouças). Esse ponto acho que já foi colocado inclusive por outras pessoas aqui.
Pode ocorrer em relação ao jogo isto sim, uma discussão sobre as escolhas narrativas feitas (ou, no mínimo, os silêncios) que podem levar a uma interpretação mais restrita desse período histórico, até mesmo maniqueísta, entre a monarquia e seus opositores, e que pode ignorar temas transversais como a causa abolicionista.
Sendo repetitivo, se tu reverencias Duque de Caxias em um jogo mas esquece de remeter à Bento Gonçalves (eu realmente ignoro se estas personagens estão ou não no jogo, então perdão se estou equivocado), há uma linha de raciocínio que não te dá opção para, por si só, refletires sobre o tema, apenas por aquilo que o jogo apresenta.