Matheus Leiber::Pessoal, na regra oficial do Cyclades está descrito que a Universidade não concede nenhum poder especial, mas que é necessária para construir uma Metrópole.
Como uma "house rule", no entanto, poderia ser implementado algum efeito a essa subestimada e esquecida construção (já que as outras 3 possuem...).
Considerando que a Deusa Atena era protetora dos arquitetos e conhecida como respeitável estrategista militar...
Então, pensei numa regra em que o jogador, ao construir uma Universidade, teria a escolha de realizar uma Melhoria em uma Fortaleza, um Porto ou um Templo já construídos, colocando uma outra peça de Fortaleza, Porto ou Templo por cima da já existente para indicar essa Melhoria.
Dessa forma, uma Fortaleza ou um Porto "Nível 2" daria um bônus defensivo de "+2" no primeiro assalto de uma batalha.
Já um Templo "Nível 2" reduziria em 2 moedas o preço de uma Criatura Mitológica.
...
É isso, o que acham dessa "house rule" pras tão queridas Universidades?
Eu realmente gostei dessa ideia.
Devo dizer que não considero as universidades desequilibradas. O objetivo do jogo é ter duas capitais, e universidades são linkadas com filósofos. Basicamente elas são peças centrais para vencer a partida.
O que percebo na verdade é que não ter habilidade deixa elas chatas (em comparação as outras construções)... não desequilibradas. E em geral a gente prefere jogo divertido a jogo equilibrado.
Aí vem um monte de variação que dá poderes absurdos pra universidades, o que leva a um jogo realmente quebrado e chato.
Mas no caso a sua variação tá no ponto. Não é forte demais, e ainda cria dinâmica que parece divertida no mapa. Curti.
Vou quero testar (quando as jogatinas voltarem

).
Luiz_1914:: Esse é um jogo que uma versão nova e revisada cairia bem. Com ajustes ia se tornar um jogão.
Há uns meses o Cathala postou uma foto do que seria o protótipo do Cyclades 2.0 (com tabuleiro modular e tal). Então uma versão reestruturada é uma possibilidade sim.
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https://www.facebook.com/bruno.cathala/posts/10159118206628328
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