Diashivo::Está em beta então pode mudar alguma coisa, mas queria saber se alguém mais achou o manual confuso e repetitivo?
O jogo está bem bonito.
Concordo parcialmente. Realmente, o manual se repete algumas vezes e não gostei muito disso. Algumas repetições são, inclusive, ligeiramente diferentes (o que gerou incongruências). Mesmo assim, é completamente compreensível. Não tive dúvidas do que fazer.
Outro ponto. Para um jogo que "se vende" fácil de manipular, com baixo tempo de inatividade e bastante dinâmico, o manual tem muita informação. Os infográficos estão ótimos e eles poderiam ser usados não só como exemplos, mas também como complemento de informações, reduzindo alguns parágrafos. Cito como exemplo o manual do
CO2: Segunda Chance, que trabalha bem isso: tem a regra de modo enxuto e os exemplos explicam complementarmente o que acontece na prática. Mais que isso, no Brazil, por vezes, parece que o manual quer ensinar a estratégia ao jogador, por exemplo, apontando diferenças entre poderes do mesmo componente... pois o jogador pode (e fará isto) olhar as cartas ou seu tabuleiro de jogador (inclusive nas figuras que o manual traz) e observar isto por si mesmo.
Enfim, está na prévia do manual e creio que os desenvolvedores irão buscar todos os nossos apontamentos para tirar suas conclusões. Tudo o que falei pode ser uma visão equivocada de 1 indivíduo dentre os mais de 13 mil que já fizeram o download do manual até agora. Com certeza, ele foi pensado e escrito para todos os tipos de jogadores.
-------
Mudando de assunto, gostaria de dizer (numa opinião pessoal) que comparar Brazil com
Scythe é o mesmo que relacionar
It’s a Wonderful World com
7 Wonders.