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  3. Brazil: Imperial
  4. Brazil: Imperial - Manual beta disponível

Brazil: Imperial - Manual beta disponível

Brazil: Imperial
  • Diamante Jogos
    119 mensagens MD
    avatar
    Diamante Jogos08/04/21 20:14
    Diamante Jogos » 08/04/21 20:14

    Li o manual completo e discordo dos colegas que acharam confuso. Achei super claro, objetivo e bem organizado, diagramado, ilustrado, enfim... em minha opinião está ótimo. Senti falta apenas de um guia com todas as cartas de missoes, mas se nas cartas tiver um texto explicativo e boa iconografia, de fato não é necessário o guia...

    Seria interessante incluir no verso do manual ou em player aid ou cartas  um resumo da ordem da rodada, ações disponiveis e fluxo de jogo, assim como tem no Marco Polo, Clas da Caledonia, Terraforming Mars, etc

    3
  • pvnareal
    157 mensagens MD
    avatar
    pvnareal09/04/21 21:09
    pvnareal » 09/04/21 21:09

    fernandolider::Sem um gameplay nao compro nao

    Acabei de assistir um gameplay no Mesa Secreta, gostei bastante do jogo. Só senti falta de um trilha mostra a contagem de pontos de vitórias de acordo com que cada um vai ganhando. Estimularia o X(Exterminar) para tirar diminuir a distância entre os pontos de cada um. Achei muito mais importante os tres primeiros X, o ultimo não achei vantajoso. Mas vou comprar assim mesmo. Tomara que saia lá fora tb e faça muito sucesso. Curiosidade: O jogo teve alguma inspiração no Scythe? 

    1
  • Raitz
    816 mensagens MD
    avatar
    Raitz10/04/21 10:59
    Raitz » 10/04/21 10:59

    Diashivo::Está em beta então pode mudar alguma coisa, mas queria saber se alguém mais achou o manual confuso e repetitivo?
    O jogo está bem bonito.

    Concordo parcialmente. Realmente, o manual se repete algumas vezes e não gostei muito disso. Algumas repetições são, inclusive, ligeiramente diferentes (o que gerou incongruências). Mesmo assim, é completamente compreensível. Não tive dúvidas do que fazer.

    Outro ponto. Para um jogo que "se vende" fácil de manipular, com baixo tempo de inatividade e bastante dinâmico, o manual tem muita informação. Os infográficos estão ótimos e eles poderiam ser usados não só como exemplos, mas também como complemento de informações, reduzindo alguns parágrafos. Cito como exemplo o manual do CO2: Segunda Chance, que trabalha bem isso: tem a regra de modo enxuto e os exemplos explicam complementarmente o que acontece na prática. Mais que isso, no Brazil, por vezes, parece que o manual quer ensinar a estratégia ao jogador, por exemplo, apontando diferenças entre poderes do mesmo componente... pois o jogador pode (e fará isto) olhar as cartas ou seu tabuleiro de jogador (inclusive nas figuras que o manual traz) e observar isto por si mesmo.

    Enfim, está na prévia do manual e creio que os desenvolvedores irão buscar todos os nossos apontamentos para tirar suas conclusões. Tudo o que falei pode ser uma visão equivocada de 1 indivíduo dentre os mais de 13 mil que já fizeram o download do manual até agora. Com certeza, ele foi pensado e escrito para todos os tipos de jogadores.

    -------

    Mudando de assunto, gostaria de dizer (numa opinião pessoal) que comparar Brazil com Scythe é o mesmo que relacionar It’s a Wonderful World com 7 Wonders.

    1
  • JoseRMendes
    354 mensagens MD
    avatar
    JoseRMendes10/04/21 20:15
    JoseRMendes » 10/04/21 20:15

    Muito bom, pessoal!!!

    Estou olhando todas as suas críticas para melhorar ainda mais o manual.
    Muitas pessoas já nos mandaram e-mail com algumas sugestões e irei anotar a de vocês também.
    Esse sábado tive uma reunião com alguns parceiros para editar algumas partes do texto no manual!

    Vai ficar ainda melhor com a ajuda de vocês! Só vamos parar aqui quando estiver perfeito. 

    Obrigado demais!!!

    5
  • tpcordeiro
    1811 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro11/04/21 01:24
    tpcordeiro » 11/04/21 01:24

    Raitz::
    Diashivo::Está em beta então pode mudar alguma coisa, mas queria saber se alguém mais achou o manual confuso e repetitivo?
    O jogo está bem bonito.

    Concordo parcialmente. Realmente, o manual se repete algumas vezes e não gostei muito disso. Algumas repetições são, inclusive, ligeiramente diferentes (o que gerou incongruências).

    Vou um pouco contra a maré. No caso de manual de jogo, eu prefiro que se peque pelo excesso do q pela falta da informação. Acho legal qdo o manual repete a explicação no momento q ela precisa ser relembrada, para "linkar" com algo q foi dito antes, acho q isso fixa melhor as regras.
    Tb o acho muito bonito, bem diagramado e ilustrado. No início/meio do ano passado acompanhei a primeira versão do manual e a evolução é nítida.
    Minha única crítica à ele é em relação à organização das seções, acho q a definição dos conceitos poderiam vir antes das regras. Do jeito q está, ele realmente requer uma segunda leitura, para revisitar algumas coisas q em uma primeira leitura podem ficar realmente "soltas", sem uma definição prévia.
    De resto, achei muito bom.

    3
  • Diashivo
    75 mensagens MD
    avatar
    Diashivo12/04/21 21:57
    Diashivo » 12/04/21 21:57

    JoseRMendes::Muito bom, pessoal!!!

    Estou olhando todas as suas críticas para melhorar ainda mais o manual.
    Muitas pessoas já nos mandaram e-mail com algumas sugestões e irei anotar a de vocês também.
    Esse sábado tive uma reunião com alguns parceiros para editar algumas partes do texto no manual!

    Vai ficar ainda melhor com a ajuda de vocês! Só vamos parar aqui quando estiver perfeito. 

    Obrigado demais!!!

    Confesso que fiquei um pouco perdido no manual. Mas o jogo está fantástico. Parabéns!

    0
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj13/04/21 10:48
    felipenserj » 13/04/21 10:48

    JoseRMendes::Muito bom, pessoal!!!

    Estou olhando todas as suas críticas para melhorar ainda mais o manual.
    Muitas pessoas já nos mandaram e-mail com algumas sugestões e irei anotar a de vocês também.
    Esse sábado tive uma reunião com alguns parceiros para editar algumas partes do texto no manual!

    Vai ficar ainda melhor com a ajuda de vocês! Só vamos parar aqui quando estiver perfeito. 

    Obrigado demais!!!

    @JoseRMendes, dá uma avaliada no que foi dito sobre o modo solo por favor (muito simples - só coloca 1 unidade por turno e se defende quando atacado, é isso?)
    Ele ainda está em desenvolvimento (ou ainda sairá, como em muitos jogos, um automa controlado por cartas? Pois sem construir, colocando uma tropa e s defendendo, não existe "graça" (até para aprender o jogo não serve, melhor simular 2 jogadores).
    Em tempos de pandemia, jogos com modo solo são prioridade. Ainda dá tempo que "queimar a mufa" mais um pouco (para entregar um modo solo de verdade? (nem que seja um pack promo a parte, mas desenvolve um modo solo pra nós) :D

    2
  • Boddahdm
    44 mensagens MD
    avatar
    Boddahdm13/04/21 15:42
    Boddahdm » 13/04/21 15:42

    felipenserj::
    JoseRMendes::Muito bom, pessoal!!!

    Estou olhando todas as suas críticas para melhorar ainda mais o manual.
    Muitas pessoas já nos mandaram e-mail com algumas sugestões e irei anotar a de vocês também.
    Esse sábado tive uma reunião com alguns parceiros para editar algumas partes do texto no manual!

    Vai ficar ainda melhor com a ajuda de vocês! Só vamos parar aqui quando estiver perfeito. 

    Obrigado demais!!!

    @JoseRMendes, dá uma avaliada no que foi dito sobre o modo solo por favor (muito simples - só coloca 1 unidade por turno e se defende quando atacado, é isso?)
    Ele ainda está em desenvolvimento (ou ainda sairá, como em muitos jogos, um automa controlado por cartas? Pois sem construir, colocando uma tropa e s defendendo, não existe "graça" (até para aprender o jogo não serve, melhor simular 2 jogadores).
    Em tempos de pandemia, jogos com modo solo são prioridade. Ainda dá tempo que "queimar a mufa" mais um pouco (para entregar um modo solo de verdade? (nem que seja um pack promo a parte, mas desenvolve um modo solo pra nós) :D

    Super concordo, modo solo achei bem fraco, "ahhh mas jogo de tabuleiro nao eh focado em modo solo" hoje em dia acho que cada  vez mais pessoas jogam tanto solo quanto em em dois devido a pandemia principalmente e eh um excelente passa tempo.

    2
  • danielsantos60
    721 mensagens MD
    avatar
    danielsantos6013/04/21 18:07
    danielsantos60 » 13/04/21 18:07

    Boddahdm::
    felipenserj::
    JoseRMendes::Muito bom, pessoal!!!

    Estou olhando todas as suas críticas para melhorar ainda mais o manual.
    Muitas pessoas já nos mandaram e-mail com algumas sugestões e irei anotar a de vocês também.
    Esse sábado tive uma reunião com alguns parceiros para editar algumas partes do texto no manual!

    Vai ficar ainda melhor com a ajuda de vocês! Só vamos parar aqui quando estiver perfeito. 

    Obrigado demais!!!

    @JoseRMendes, dá uma avaliada no que foi dito sobre o modo solo por favor (muito simples - só coloca 1 unidade por turno e se defende quando atacado, é isso?)
    Ele ainda está em desenvolvimento (ou ainda sairá, como em muitos jogos, um automa controlado por cartas? Pois sem construir, colocando uma tropa e s defendendo, não existe "graça" (até para aprender o jogo não serve, melhor simular 2 jogadores).
    Em tempos de pandemia, jogos com modo solo são prioridade. Ainda dá tempo que "queimar a mufa" mais um pouco (para entregar um modo solo de verdade? (nem que seja um pack promo a parte, mas desenvolve um modo solo pra nós) :D

    Super concordo, modo solo achei bem fraco, "ahhh mas jogo de tabuleiro nao eh focado em modo solo" hoje em dia acho que cada  vez mais pessoas jogam tanto solo quanto em em dois devido a pandemia principalmente e eh um excelente passa tempo.

    Talvez agora não dê mais tempo de fazer um solo melhor para o lançamento, mas poderia ser até um print and play com cartas de automa solo. Isso deu muito certo com 7W Duel, Civilization: A New Dawn, entre outros. Ajuda muito a colocar o jogo na mesa nos tempos atuais.

    2
  • Boddahdm
    44 mensagens MD
    avatar
    Boddahdm13/04/21 18:13
    Boddahdm » 13/04/21 18:13

    danielsantos60::
    Boddahdm::
    felipenserj::
    JoseRMendes::Muito bom, pessoal!!!

    Estou olhando todas as suas críticas para melhorar ainda mais o manual.
    Muitas pessoas já nos mandaram e-mail com algumas sugestões e irei anotar a de vocês também.
    Esse sábado tive uma reunião com alguns parceiros para editar algumas partes do texto no manual!

    Vai ficar ainda melhor com a ajuda de vocês! Só vamos parar aqui quando estiver perfeito. 

    Obrigado demais!!!

    @JoseRMendes, dá uma avaliada no que foi dito sobre o modo solo por favor (muito simples - só coloca 1 unidade por turno e se defende quando atacado, é isso?)
    Ele ainda está em desenvolvimento (ou ainda sairá, como em muitos jogos, um automa controlado por cartas? Pois sem construir, colocando uma tropa e s defendendo, não existe "graça" (até para aprender o jogo não serve, melhor simular 2 jogadores).
    Em tempos de pandemia, jogos com modo solo são prioridade. Ainda dá tempo que "queimar a mufa" mais um pouco (para entregar um modo solo de verdade? (nem que seja um pack promo a parte, mas desenvolve um modo solo pra nós) :D

    Super concordo, modo solo achei bem fraco, "ahhh mas jogo de tabuleiro nao eh focado em modo solo" hoje em dia acho que cada  vez mais pessoas jogam tanto solo quanto em em dois devido a pandemia principalmente e eh um excelente passa tempo.

    Talvez agora não dê mais tempo de fazer um solo melhor para o lançamento, mas poderia ser até um print and play com cartas de automa solo. Isso deu muito certo com 7W Duel, Civilization: A New Dawn, entre outros. Ajuda muito a colocar o jogo na mesa nos tempos atuais.

    Exato, não precisa ser para agora mas se conseguissem afirmar que isso viria já ajudava na decisão de muitos que estão pensando em comprar.

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