irsigor::Galera, um dúvida sobre Western Legends.
Usando a variante de objetivos, quando completamos um dos objetivos e pegamos 1 ficha preta, marcamos os pontos somente no final da partida certo?
No manual revisado, fica a entender que você pode cumprir o mesmo objetivo mais de uma vez, procede? mas só poderiam ter no máximo 3 fichas no final da partida.
1 - Os pontos são marcados apenas no final da partida (v. manual, pág. 22 "
no final da partida, os jogadores ganharão LP adicionais pelas fichas lendária que ganharam" e pág. 21 "
se tiver jogando com a variante de objetivo, revele e ganhe LP igual às fichas lendárias que ganhou").
2 - Cada objetivo só pode ser cumprido uma vez. No manual, a instrução é no sentido de que as cartas serão mantidas com a face para baixo até que os requisitos de qualquer uma delas (que estiverem com a face virada para baixo) sejam preenchidos, então, o jogador revela e anuncia aquele objetivo e pega da reserva a quantidade de fichas lendárias (fichas pretas) correspondente à quantidade de objetivos que completou (pág. 22).
Entendo que esta carta que for revelada (objetivo cumprido) não poderá mais ser completada, ou seja, completou o objetivo, vira a carta e pronto, somente as cartas objetivos que estiverem ainda "não-reveladas" é que poderão ser completadas.
Com relação aos tokens, quando completar a primeira carta de objetivo, o jogador deve pegar uma ficha da reserva; ao completar a segunda carta de objetivo, então ele deve pegar duas fichas da reserva, juntar com a que já tem e, então, escolhe duas (das três possível), depois devolve a excedente para a reserva; e, por fim, quando completar o terceiro objetivo, ele pega 3 fichas lendárias da reserva, junta com as 2 que já possui e escolhe 3 entre as cinco disponíveis, as duas excedentes ele devolve e embaralha com o restante da reserva.
Já vi pessoas falarem que as fichas escolhidas seria embaralhadas com as que já se tem e descartadas as excedentes. Não procede. O jogador escolhe quais fichas vai ficar. As fichas descartadas é que são embaralhadas com o restante da reserva, para que ninguém marque quais são e não as escolha numa próxima rodada (aqui em casa, fiz até um saquinho de pano, aí não corro esse risco).
A ideia é premiar quem completar o máximo de cartas de objetivos. Não tem risco de se criar uma "corrida", pois só tem três fichas com 3 pontos e todas elas ficam virada para baixo, assim, salvo um golpe de sorte, nenhum jogador conseguirá pegar as três fichas de 3 pontos, só porque completou os objetivos primeiro, ou mesmo ficar só com as piores fichas porque fez por último, vai depender muito das fichas que ele escolher, por isso acho esse sistema mais lógico, visto que mitiga a sorte da escolha das fichas, premiando aquele que busca completar mais objetivos (quem completa só um, pega um ficha e pronto, mas que completa dois já pode escolher 2 fichas em três possíveis, por outro lado, quem faz os três objetivos pode escolher três fichas em cinco, o que é muita vantagem).
Outro ponto que reputo interessante é o fato de que, jogando com os objetivos, pode ter uma reviravolta na pontuação final. Sem eles, um jogador que dispara na trilha de pontuação, em regra, vence a partida deixando os jogadores mas atrasados sem muita perspectiva de virada. Com os objetivos, a coisa pode ser diferente, um jogador que não está lá na frente pode focar nos objetivos para tentar virar o jogo. Esta "imprevisão" na contagem dos pontos no fim de jogo é muito bacana, fazendo os jogadores ficarem focados até a última rodada.