Se vc vc analizar friamente os pontos da imigração, vc tem um barco de 8 ptos ou de 5 ptos, que para imigrar vc ainda gasta 8 ou 5 medas para ficarem respectivamente com 21 ou 18 pontos. Entãc tem um ganho final 5 ptos ou 8 ptos. Pode parecer bastante, mas se vc focar apenas nessa estrategia vms dizer que vc vai rpecisar de 4 trabalhadores no minimo apenas para pegar o knar e fzr a imigração alem de ter que gerar com facilidade 5 moedas e 2 madeiras sempre pra poder fzr isso. Se jogar apenas focado nessa estrategia vai deixar pouco espaço para completar as pontuações negativas de seu tabuleiro pessoal.
Então é uma jogada que depende de:
1 - os outros jogadores simplesmente deixar vc solto o suficiente para fzr as ações certas.
2 - geração constante de recursos
3 - ter certeza que a pontuação dada pela imigração vai compensar não preencher o tabuleiro pessoal (prejudicando assim a pontuação gerada pela renda a todo turno, a renda final na pontuação e o acumulo de prata para o fim do jogo que tb vale pontos).
Já joguei várias partidas de Banquete e percebo que a melhor maneira de alcançar boas pontuações no jogo (sem depender de sorte nas caçadas/pilhagem e na sorte de jogar com adversários ruins) é ter uma estratégia diversificada.
Nas ultimas rodadas a partir do momento que vc ve que não vai amis usar seus barcos para pilhar/invadir/ explorar ou negociar vc faz algumas imigrações. Mas um estrategia só focada nisso só funciona numa mesa iniciante.