Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Thurn and Taxis é um jogo familiar de construção de rotas, onde os jogadores projetam entregas por toda a Baviera, buscando coletar bônus. Criado por Andreas Seyfarth (Puerto Rico e San Juan) e Karen Seyfarth, este jogo já foi publicado em diversas editoras, sendo a cópia desta resenha uma versão alemã da Hans im Gluck. Thurn and Taxis não possui dependência de idioma e já existe uma tradução do manual em português, disponível aqui na Ludopédia. Sendo de 2 a 4 jogadores, dura em média 1 hora uma partida completa.
Para uma explicação bem detalhada sobre a história do jogo, sugiro uma visita a este link.
Objetivo:
Em Thurn and Taxis, os jogadores constroem rotas para efetuar entregas por várias cidades da Alemanha. Eles devem comprar cartas de cidades, de um pool coletivo aberto ou de um deck fechado. E a cada rodada, devem acrescentar à sua rota pessoal, mais cartas, até decidirem ou serem obrigados a realizar uma entrega. Em toda rodada é possível usar uma habilidade especial de algum profissional disponível no tabuleiro. Sempre que uma entrega for feita, abre-se a possibilidade de se instalar pontos ou filiais da empresa pelo mapa. Existem vários objetivos como completar regiões de certa cor ou atingir certa amplitude de rota, que concedem bônus de vitória. Vence quem obtiver a maior soma de bônus no final do jogo.
Mecânicas:
- Administração de Cartas,
- Colecionar Componentes,
- Construção de Rotas.
Componentes:
Taxis é um jogo com arte bacana e componentes de boa qualidade. É um jogo que fica muito bonito ao final da partida, quando as peças estão distribuídas. Possui muito poucos componentes, distribuídos em um insert inteligente, mas alocados em uma caixa que chega a ser um desperdício de espaço.
O jogo conta com 4 conjuntos de 20 postos de correios, feitos de madeira, nas cores amarela, azul, verde e vermelho. Estes postos poderão ser distribuídos no mapa durante o jogo, de acordo com as cores usadas nas rotas formadas pelos jogadores. Cada posto que sobrar na mão de um jogador, ao final da partida, contará como -1 ponto de vitória.
No jogo, temos as cartas de carruagens e as cartas de cidades. Existem 4 cartas de carruagens com cada alcance 3, 4, 5, 6, e 7. As carruagens são obtidas quando um jogador consegue sua primeira entrega daquela distância e contam muitos pontos para o fim do jogo. Existem ainda 3 cartas de cidade, para cada uma dela no tabuleiro de jogo.
Existem diversos tokens de bônus, que precisam ser distribuídos no mapa no início da partida. Eles são empilhados de forma crescente, como o valor mais alto no topo. Isto irá privilegiar o jogador que conseguir cumprir a tarefa antes dos demais.
O tabuleiro possui uma arte bacana e um ótimo trabalho de cores.
O jogo conta ainda com um manual, um livro de referência que ambienta o jogo e 4 fichas-tokens de referencia, em alemão e inglês (verso). O manual já se encontra traduzido e muito bem diagramado para português aqui na Ludopédia para download.
Setup do Jogo:
Para o setup deste jogo, abrimos o tabuleiro no centro da mesa, agrupamos as cartas de carruagem de mesmo valor, e distribuímos estes blocos em ordem crescente, na trilha que existe na parte superior direita do board.
Embaralhamos todas as cartas de cidade, abrimos as seis primeiras no espaço correspondente na lateral direita do tabuleiro, e formamos uma pilha de compras com as restantes, em algum lugar próximo.
Separamos os tokens de bônus de mesmo tipo em pilhas decrescentes. Estas pilhas deverão ser colocadas em seus respectivos espaços no tabuleiro. Em caso de dificuldades, existem uma indicação no verso de cada token que ajuda esta parte do setup.
Cada jogador recebe uma carta que simboliza sua empresa matriz, e que serve apenas marcar a cor de cada jogador. E ainda 20 meeples que representam seus futuros postos de correios.
Simples e rápido, o setup já está montado!
Síntese do Jogo:
Após a decisão de quem será o primeiro jogador, a partida deverá ocorrer em rodadas sucessivas, seguindo o sentido horário, onde cada um dos jogadores terão que fazer sempre duas ações obrigatórias: comprar uma carta de cidade e baixar uma carta de cidade da mão para sua rota pessoal. A carta pode ser comprada do pool aberto ou fechada.
As cartas são baixadas na mesa, na frente do jogador. As próximas cartas devem ser baixadas no início ou no fim da rota que já existe, e nunca no meio. Não é possível remanejar as cartas baixadas. Não é permitido passar na mesma cidade duas vezes em um rota. As cidades que estão formando sua rota precisam, obrigatoriamente, ter ligação direta.
Importante: Na vez do jogador, após comprar sua carta, se o mesmo não tiver nenhuma cidade que se encaixe no inicio ou fim da sua rota, ela será perdida. Todas as cartas baixadas na sua mesa devem ser descartadas. A mão do jogador continua intacta, e de forma imediata ele deve baixar uma carta para abrir uma nova rota.
Uma ação opcional dos jogadores é entregar uma encomenda. Para isto ele deve ter uma rota com, no mínimo, 3 cidades e, no máximo, uma unidade além do valor de carruagem atual em seu poder. Como no início do jogo, não temos carruagem, a primeira entrega deve ser de obrigatoriamente 3 cidades.
Ao realizar uma entrega o jogador ganha o direito de alocar alguns postos de correio de sua cor no mapa. Lembre-se que os postos que sobrarem no final do jogo em sua mão o farão perder pontos de vitória.
Existem duas formas de alocar postos em sua rota. A primeira é escolhendo uma cor de cidade, e colocando um posto para cada cidade daquela cor que você passou.
Outra maneira seria escolher uma cidade de cada cor diferente, daquelas usadas na sua rota, e alocando um posto em cada uma delas.
Importante: Ao fazer uma entrega, se já tiver carruagem, o tamanho máximo da sua rota poderá ser uma unidade acima do valor dela. Caso consiga entregar este máximo, você ganha o direito de pegar a carruagem seguida mais alta.
Após uma entrega, todas as cartas usadas na sua rota e todas as cartas em excesso da sua mão devem ser descartadas. O que significa que poderão restar apenas 3 cartas na mão, as demais devem ser eliminadas.
Importante: Existem vários bônus espalhados no tabuleiros, como se fossem missões. Colocar postos de correios em todas as cidades de uma cor ou em todas as cores, fazer entregas nível 5, 6 ou 7 primeiro, e assim por diante. Nestes casos, você poderá pegar um token de bônus do tipo concluído e trazer para sua área pessoal de jogo.
Importante: Uma outra ação não obrigatória que os jogadores podem, e com certeza, irão querer usar em seus turnos, é ativar uma habilidade especial de um dos funcionários. Entre eles temos: comprar duas cartas em vez de uma, baixar duas cartas na rota em vez de uma, trocar todas as seis cartas da oferta coletiva ou subir de carruagem mesmo com uma cidade a menos do que o total necessário.
O jogo termina na rodada em que o primeiro dos jogadores conseguir pegar a uma carruagem de nível 7. A partir deste momento, aquele jogador que iniciou a partida não joga mais. Todos os jogadores restantes ainda jogam seu turno normalmente.
Para avaliar a pontuação final, cada jogador deve somar seus tokens de bônus com a pontuação marcada na sua carruagem e subtrair pelo total de postos de correios que sobraram em suas mãos.
Tabuleiro ao final da partida.
Avaliação:
Thurn and Taxis é gateway muito atrativo e elegante, possui uma proposta bem simples de se compreender. Entretanto, investir nas rotas certas para gerar a maior quantidade de bônus, aproveitando aos máximos seus postos de correios, pode ser uma tarefa árdua. O legal dele é que permite reunir na mesa os mais variados níveis de jogadores. O mais experientes tem aqui um desafio leve de otimização e os mais novos no hobby uma boa dose de encantamento.
O uso das habilidades dos funcionários é fundamental para criar interação no jogo, seja buscando um bônus de mais alto valor na frente dos adversários ou limpando a mesa para atrapalhar suas próximas jogadas.
Taxis é um jogo de otimização rotas e cores. Sim, isto mesmo... combinar bem as cores pode fazer você ganhar o jogo, já que uma boa combinação garante mais postos de correio seus na mesa.
Outro ponto importante é você sempre buscar ter cartas sobrando na mão, que já se encaixarão na rota para a próxima rodada. Isto porque, uma rodada ruim pode não lhe trazer nenhuma carta útil, e você ser obrigado a desfazer da sua rota ou realizar uma entrega antecipada, o que não lhe permite melhorar a carruagem. Por isto é importante usar a habilidade de comprar mais cartas no começo de uma nova rota. É importante se abastecer.
Taxis é um jogo rápido, fácil e de grande rejogabilidade, agrada a um público abrangente, com elegância e beleza. Recomendo fortemente para aqueles que gostam de Ticket to Ride como uma opção extra. Logicamente que TtR possui uma grande família de versões, mapas e expansões, bem mais ampla que o Taxis, sendo então mais indicado para quem não quiser manter dois títulos de propostas similares na mesma coleção.