igorfernandespi::Fala Marcos, primeiramente, você é o Marcos que jogava na Legion? Acho que sim, se for, saudades das nossas jogatinas!
Sobre o jogo, você acha que ele é diferente o suficiente de jogos mais pesados do Uwe como Agrícola, caverna e Odin? Além disso, no comparativo com esses jogos (entre os que você jogou), o Hallertau está onde na escala, em relação a esses outros jogos do Uwe? Tô querendo comprar quando chegar no Brasil, porém gostaria de uma opinião de quem jogou. Abraço!
Olá, Igor! Nós jogamos muito na Legion sim. Como você está?
Ele tem um apelo diferente de Caverna e Agrícola sim, apesar da mesma fazenda, com alocação de trabalhador e plantações. No Hallertau, o Uwe faz uma alocação de custo crescente ao invés de bloqueio do espaço que ficou interessante e sem firula, simples. A rotação das plantações é algo inovador o bastante, talvez exista algo parecido em algum jogo que eu não conheça, mas funciona muito bem. Por fim, a administração do centro comunitário com 5 demandas diferentes, custo crescente e não linear é muito legal, mesmo não parecendo super inovador.
Sobre comparar os jogos, eu sou curioso quanto ao Uwe Rosenberg, mas não tanto fã. Não conheço nem pesquiso sobre seus jogos com profundidade. Assim, respondendo por opinião pessoal, eu teria mais vontade de jogar novamente o Hallertau, antes do Caverna, seguidos de Odin e Agricola. Meu jogo favorito dele é um que também tem múltiplos recursos, mas a fazenda está escondida em Le Havre.
Penso que para quem costuma curtir os jogos do Uwe, Hallertau é bola certa. Múltiplos recursos, uma plantação diferente o bastante de outros jogos dele, com um crescente de eficiência. Uma interação crescente porque o tabuleiro de ações é relativamente confortável, e aperta para o fim do jogo. E a adaptação desse tabuleiro de ações, deve garantir uma boa experiência em qualquer contagem.
Abraços, espero jogar seu Hallertau quando tudo isso passar.