1. Introdução
É notório para todos que gostam do hobby e o vivenciam em maior ou menor grau em seu dia-a-dia, que nos últimos tempos ocorreu um aumento da comunidade e do mercado. Passamos por polêmicas, causos, lançamentos, cancelamentos, fusões, falências, premiações, novos canais de vídeo, áudio e texto, entre inúmeros outros acontecimentos.
Aparentemente, comunidade ativa de jogos de tabuleiro torna-se mais e mais diversa e participativa das mais diferentes formas.
Assim, considero (e acredito que você leitor também) que tem-se um cenário de crescimento e bastante dinâmico em todas as esferas, tanto do consumidor/jogador, quanto dos lojistas, da produção de conteúdo, e editoras.
Diante desta efervescência tem-se a Ludopedia como um dos grandes (talvez o maior) polos de concentração da comunidade. Nela convergem os jogadores/consumidores com suas discussões (construtivas ou não), com sua dúvidas, com suas resenhas, o mercado com os lojistas e editoras, os lançamentos, informações, etc.
O fato da Ludopedia concentrar vários dos envolvidos na comunidade e mercado, e disponibilizar uma estrutura informativa, organizada, e acessível a todos, torna ela o grande agregador de dados e informações dos jogos de tabuleiros no Brasil.
Quando se explora o conteúdo disponível, percebe-se a vastidão de dados a respeito de nossos tão amados jogos de tabuleiro, e acredito que a maioria de vocês leitores, em algum momento já deve ter-se pego pensando numa forma de analisar estas informações.
Qual será o tipo de mecânica mais presente nos jogos? Qual será o total de jogos da editora X presente nas coleções dos usuários? Qual será o autor com mais jogos lançados no Brasil/Ludopedia? E o artista? Quantas editoras ativas devem existir hoje no Brasil/Ludopedia? Etc.....
As perguntas possíveis são inúmeras.
A grande dificuldade em respondê-las é a compilação dos dados. Apesar de disponíveis ao acesso de qualquer um, não estão disponibilizados no formado de um banco de dados aberto.
Boa parte das perguntas e curiosidades que possam surgir podem ser respondidas acessando as seções e filtros do site, mas para algumas seria necessário algum trabalho adicional, e para outras, somente com as funcionalidades disponíveis talvez não seria possível.
A melhor possibilidade para responder algumas dessas perguntas e curiosidades seria com o acesso ao banco de dados com estas informações consolidadas, mas este não está disponível. A pior possibilidade seria alguém compilar estas informações manualmente, o que daria um trabalho gigantesco.
Na ânsia para responder estas perguntas e curiosidades, e na falta de acesso ao banco de dados, eu fui esse cara que acessou jogo a jogo e compilou boa parte dessas informações.
Sim, eu fiz isso!!!
Eu acessei o cadastro de 1237 jogos da Ludopedia e compilei as informações, nome do jogo, ano de lançamento internacional, ano de lançamento nacional, mês de lançamento nacional, nota média, nota rank, autores, artistas, etc., etc., etc.
Compilei estas informações para conseguir responder as inúmeras perguntas e curiosidades que me inquietavam a respeito de nosso hobby no Brasil.
Venho então, neste material compartilhar com vocês as diversas análises que realizei baseado nesses dados. As possibilidades são inúmeras, aqui apresento apenas algumas, mas pode-se estender em outras análises futuras.
Pensei em escrever um texto num formato de artigo acadêmico, mais formal, explicativo e detalhista, explicando cada nuance e características das análises, mas como o meio de disponibilização e público alvo não é formal e está inserido no cenário analisado, optei por fazer um texto mais simples e direto, apenas apresentando as informações.
Então, de modo geral o texto será bastante direto, em cada análise será apresentada inicialmente quais dados foram contemplados, uma pequena caracterização e algum comentário pertinente. As interpretações e possíveis inferências fica a cargo de cada leitor.
Para iniciar, é preciso definir claramente qual a amostra dos dados e quais suas características e peculiaridades:
· foram obtidos dados do cadastro de jogos de tabuleiro da Ludopedia;
· do cadastro Ludopedia, obteve-se os dados de todos os jogos dos “Lançamentos Nacionais” entre os anos de 2015 e 2020, dos jogos classificados como “Board Games”, com status “Lançado” e filtrados apenas por “Jogos Base”;
· os dados não contemplam as categorias “RPG” e “Brinquedos” da Ludopedia, assim como dentro da categoria “Board Game” não são contempladas as “Expansões”;
· todas as informações presentes são cadastradas pela comunidade como um todo, então estão sujeitas a erros e interpretações de quem as cadastrou;
· todas as informações foram compiladas uma a uma, manualmente, então estão sujeitas também a erros do compilador (eu), mas acredito que se existirem erros, estes não comprometem o resultado final;
· há muitos cadastros com informações incompletas e incorretas;
· há jogos que constam mais de uma editora nacional cadastrada, nestas situações foi considerada apenas a primeira editora mencionada;
· boa parte dos dados obtidos são dinâmicos ao longo do tempo, então as análises representam um retrato do momento em que foram obtidas (por exemplo, no momento que as informações de um jogo específico foram obtidas este estava presente em coleções de 100 pessoas diferentes, num momento qualquer seguinte, o jogo já pode estar presente em 101 coleções);
· os dados foram obtidos no período de 24/02/2021 a 10/03/2021;
· em todas as análises o ano se refere ao ano de lançamento dos jogos no Brasil, exceto em casos específicos que são mencionados no texto;
· no cadastro dos jogos não há um indicativo explicito e sistematizado de jogo nacional, assim, não é possível tirar esta informação de forma direta. Para contornar esta situação e identificar os jogos nacionais, considerou-se jogo nacional todo jogo que constava lançamento somente por editoras nacionais (salvo exceções quando era sabido que o jogo era nacional e tem lançamento internacional, ou seja, constava em seu cadastro também lançamento por editora internacional);
· ao longo do texto são utilizados os termos “jogos modernos” e “jogos de massa/jogos brinquedos”. Não vou entrar no mérito da definição destes termos. Entendo que por mais que se tenham diferentes definições para eles, o conceito central de cada um é bastante claro para quem participa da comunidade. Compreenda a utilização dos termos da forma que lhe convier, que acredito que apesar de diferentes para cada pessoa, elas convergem a um lugar comum, e o sentido será compreendido pelo leitor;
· alguns jogos foram lançados inicialmente por uma editora, mas posteriormente outra editora adquiriu os direitos e os lançou. Nesta análise, a editora associada ao jogo sempre é a editora que aparece em primeiro no cadastro do jogo, que na maioria dos casos é a editora que realizou o lançamento primeiro.
Ao longo da obtenção de dados percebi que a informação do preço do jogo no mercado seria uma variável muito interessante para adicionar a algumas análises. Assim, também obtive o preço dos jogos que estavam disponíveis no mercado para o consumidor no site de compilações de preço de jogos de várias lojas (acredito que todos saibam qual). Detalhes das características da obtenção destes valores serão tratados nas análises em que forem utilizados.
Outra característica importante para deixar claro a respeito desta análise, é o que ela não é:
· não é uma análise do mercado de jogos de tabuleiro no Brasil. A comunidade ativa da Ludopedia (que é de onde os dados se originam) é apenas uma parcela (e acredito ser uma pequena parcela) das pessoas que consomem o hobby no Brasil;
· não é uma análise da comunidade de jogos de tabuleiro no Brasil ou na Ludopedia. Esta análise já é realizada de forma muito competente pela própria Ludopedia com o senso;
· não é uma análise dos jogos de tabuleiro lançados no Brasil. Foi utilizado apenas os dados dos jogos lançados entre 2015 e 2020 e cadastrados na Ludopedia;
Como a análise ficou muito longa, dividirei em três postagens (as outras duas faço posteriormente). Cada tópico dentro desta postagem enviarei como uma mensagem diferente, porque tentei enviar tudo num único post e deu erro.
Então, vamos ao que interessa. Espero que estas análises sejam úteis para alguns, mate a curiosidades de outros, surpreendam outros, fundamentem algumas afirmações ou considerações que fazemos envolvendo o hobby (nossos “achismos”) mas que nunca foram apresentadas de forma fundamentada, e apresente algumas informações que nem eram imaginadas.