Clauber::doizinho::Clauber::doizinho::A que mais me agrada é a narração de história, sejam elas criadas pelo jogo ou pelos jogadores. Prefiro ainda mais os que tem histórias não fixas (Gloom, Sim Mestre das Trevas, Tales of Arabian Nights, ...), do que os que tem histórias pré definidas (Mice and Mystics, Mansion of Madness, ...). Mesmo jogos que não são especificamente dessa categoria me agradam muito, aqueles em que se pode retirar uma história legal da partida (Combat Commander, Arkham Horror, ...).
Também gosto de leilões (Ra, Arte Moderna, For Sale, ...) e negociação (Genoa, Bohnanza, ...).
Cara, a mecânica de leilões é a que mais me incomoda em um jogo... Acho que fica muito fácil "sabotar" o jogo... claro que a mecânica de leilões pode ser bem aplicada e seus resultados diluídos, mas ainda assim sempre me incomodo um pouco...
Abraço.
Clauber, poderia me explicar o que seria o sabotar o jogo? Realmente não entendi.
Quando um jogador decide que vencer aquele leilão em questão é mais importante que vencer (ou ao menos pontuar bem) no jogo como um todo.
Ao menos em minha experiência isso acaba ocorrendo muito (extrapolando, pode-se ver o que ocorre no leilões reais aqui na ludopedia que o pessoal chega a pagar valor maior que do jogo novo em jogo usado)... isso acaba prejudicando a experiência dos outros jogadores, especialmente daquele que contava com o item pra sua estratégia... não estou reclamando de se pagar "um pouco a mais" pelo item, mas realmente quando o jogador claramente abre mão do jogo investindo todos o seu $/recursos naquele item.
Espero ter explicado meu ponto.
Abraço.
Entendi, já vi isso acontecer em partidas de For Sale e de Arte Moderna, e concordo que isso deixa o jogo mais difícil, pois é preciso se adaptar ao caos gerado.
Mas sobre a sua afirmação eu concordo e discordo de você ao mesmo tempo, deixa eu explicar.
Quando o jogo tem o leilão como uma parte (Power Grid, Yedo, Princes of Florence, etc) eu concordo que uma jogada tosca pode influenciar o resto do jogo. O cara pode pagar um absurdo por uma coisa importantíssima pra você e te atrapalhar, com isso ajudando terceiros, já vi acontecer. Mas se o jogo for centrado no leilão (Ra, For Sale, Arte Moderna, Speicherstadt, etc) esse jogador que faz isso está ferrado, um lance tosco pode deixá-lo fora do jogo descapitalizado. E, num jogo exclusivamente de leilão, se você levar alguma coisa no preço certo você faz uma boa jogada, e se você não pagar a mais por alguma coisa, você também faz uma boa jogada!
Quando eu falei no leilão como mecânica preferida, eu pensei diretamente em jogos onde o leilão é o jogo, e não em casos onde ele é apenas uma parte do jogo.