Como é o Walk the Plank?
A cena já começa agitada: um bando de piratas irritou o capitão e ele mandou todos para a prancha, porém está disposto a poupar a vida de dois deles. É aí que começa o caos, e cada jogador irá controlar um grupo de piratas para tentar derrubar os oponentes no mar e fazer de tudo para não cair lá também, onde um monstruoso animal com tentáculos aguarda o seu almoço.
Em cada turno de Walk the Plank, você e os outros jogadores na mesa escolhem nas suas cartas uma sequência de três ações. Aí, rodando a mesa, cada um faz a sua primeira ação, depois cada um faz a sua segunda e, por fim, cada um faz a sua terceira ação. O jogo acaba quando apenas dois piratas estiverem vivos, podendo ser de um único jogador ou de dois jogadores diferentes, e ele(s) vence(m) o jogo!
3 razões para jogar
1
Tema leve, jogo rápido e interativo. O jogo se passa em uma situação bem única, e desde o começo você está tentando derrubar os oponentes e evitar ser empurrado. São apenas 10 ações diferentes entre empurrar os outros, aumentar ou diminuir a prancha, carregar outro pirata ou apenas correr. É muito gostoso às vezes jogar um jogo diferente, que não se leva muito a sério, e tudo em cerca de 15 a 20 minutos.
2
Bela estética com as cores e adesivos nos meeples. Os meeples (bonequinhos de madeira) tem cores vivas e adesivos com artes diferentes. É um capricho muitas vezes não dispensado a jogos pequenos como este. Ele fica bonitinho na mesa e isso contribui bastante para a experiência.
3
Boas risadas com sai tudo errado com os seus planos. Como você precisa programar três ações antes mesmo de saber o que os outros vão fazer, acaba acontecendo de tudo. Quantas vezes eu acabei empurrando um pirata do meu próprio time para o mar, ou mesmo me jogando loucamente da prancha direto nos tentáculos do bichão? Situações como esta tendem a acontecer em outros jogos de programação também, mas como este é super apertado (o que, inclusive, reforça o tema), acontece bastante, e normalmente são os melhores momentos das partidas. Principalmente se acontecem com seus oponentes.
Um pouco mais sobre Walk the Plank
É o primeiro jogo (cronologicamente) em uma trilogia genial da Mayday Games. No segundo jogo,
Get Bit!, os piratas que caíram no mar estão fugindo de um tubarão, enquanto no terceiro,
Hold Your Breath!, eles fazem uma competição de quem mergulha mais fundo no mar.
E você, já jogou? Ou ficou curioso? Me conta aí nos comentários!