Djow_::Fala Rafaelzão. Rapaz, se eu te falar que dei uma olhada por cima? Mas não foi nenhum modismo meu hehe. É que o @Lanzen ta sempre de olho em jogos com temática nipônica, então esse ai vez ou outra entra na roda de discussão se vale a pena ou não pegar. Faz a propaganda ai, pra ele ficar com vontade de comprar e eu poder jogar aehehahae
Cara, é um quebra cabeça de eficiência com uma pegada econômica.
Vc é um vendedor de vegetais e seu objetivo é avançar numa trilha numérica que vai de um (seu ponto inicial) a vinte. Quem avançar mais durante a partida, ganha (existem critérios de desempate). E você avança pagando moedas para isso.
A mecânica gira em torno das cartas que te dão as opções disponíveis a qualquer momento. Há só cinco tipos de cartas:
- campos, onde vc investe (planta algum dos seis tipos de vegetais) pra ter renda pelas próximas rodadas (colheitas, que ocorrem no início de cada rodada);
- clientes fixos (que têm uma demanda de dois vegetais por rodada durante quatro rodadas);
- clientes casuais (compram três vegetais e vazam);
- mercados, que te permitem fazer trocas (e são gastos, ou seja, três trocas cada e acabam);
- e ajudantes, que dão uma quebrada em uma ou outra regra, com uso único cada.
Os recursos são os que já mencionei: moedas, seis tipos de vegetais e
as próprias cartas, pois as oportunidades de adquiri-las são escassas. Nesse jogo, as ações são teoricamente ilimitadas, mas as cartas que justificam e permitem tomá-las não.
Durante o jogo, seu desafio é escolher as cartas certas (às vezes meio às cegas, motivo pelo qual sorte é um fator moderadamente presente nele), num draft que achei peculiar (tem um diferencial), para fazer as melhores conversões entre os recursos (vegetais e cartas em dinheiro para "comprar os pontos").
Um jogo médio leve, em que se gasta pouco pra aprender as regras, e demanda mais nas escolhas em cada jogada.