Clauber::Sempre achei que discutimos muito pouco sobre jogos... existem mil tópicos sobre cada jogo, mas praticante todos se resumem a uma analisar superficial após algumas partidas, ou a sanar alguma dúvida sobre as regras (que normalmente poderiam ser resolvidas com mais uma lida no manual). Realmente sinto muita falta de discutir sobre estratégias possíveis e outros pontos que só podem ser percebidos após alguma dedicação a um mesmo jogo...
Pode ser saudosismo, mas me recordo que na Ilha do Tabuleiro esse tipo de discussão era mais frequente, mas o hobby era muito diferente... a comunidade era menor, e principalmente a disponibilidade de jogos era muito menor... isso a princípio é algo ruim, mas nós fazia jogar o mesmo jogo muitas vezes e era praticamente certo que uma boa parte da comunidade também tinha tido acesso ao menos jogo, o que proporcionava boas discussões, a meu ver mais profundas do que vejo agora.
Por outro lado, muitas vezes fujo de tópicos que discutem estratégia/táticas, pelo menos quando ainda estou conhecendo o jogo, pois creio que boa parte da graça está justamente em tentar desvendar o jogo por conta própria.
Sobre o Jaipur não posso nem opinar, acabei de fazer minhas primeira partidas, e ainda contra meu filho de apenas 7 anos. Gostei da primeira experiência, e achei que foi mais fácil do que eu imagina para meu filho.
De forma geral acho que tópicos como esse são muito bem vindos.
Abraços, Clauber.
Glauber,
Eu acho que escrever sobre estratégia do jogo é algo bem arriscado, porque o autor se expõe muito ao contraditório.
Por isso, quando escrevo esses artigos, eu me dou ao trabalho de ver o que os outros já falaram e explicito o fato de que não sou o dono da verdade, apenas tento passar como eu vejo o jogo.
Eu não tenho essa preocupação que você mostra de tentar descobrir tudo sozinho não. Eu não vejo os jogos como um quebra-cabeça e sim como um cenário de disputa.
Saber o melhor caminho teórico não garante a vitória, apenas me dá a condição de entender melhor o que está acontecendo no jogo e aproveitar o que ele tem a oferecer em um nivel mais alto.
Até porque nos dias atuais dificilmente a gente joga um jogo por partidas suficientes para domina-lo!
Sds,
Eduardo