Vamos lá.
Primeiramente parabéns pela analise, muito boa.
Com relação a preço, existe um preconceito no Brasil que jogo family não pode ser caro. OS caras pagam mil reais num food chain magnate, mais feio que bater na avó, dificil de ver mesa, mas quando um jogo leve pu familia custa mais, é absurdo.
Realmente, o jogo é caro, mas são raros os jogos agora que custam abaixo de 300 reais. Segundo que os componentes são MUITOS e excelentes. A caixa mesmo vazia é pesada tamanha a robustez dela.
Comparando com outro jogo da mesma editora, IG é infinitamente superior em qualidade de componentes a Maracaibo, por ex, e chegaram com o mesmo preço de lançamento praticamente. Não lembro de ter visto essa reclamação toda com o preço do Maracaibo, mas como eu falei, Maracaibo é euro, então o povo engole mais (por motivos pra mim desconhecidos).
Ps: Não é uma critica a maracaibo, eu também comprei, e é meu TOP 2 ano passado, atrás de Nemesis.
RaphaelGuri:: Muito bom texto! Parabéns mesmo!
Sobre o jogo: Já jogou Bunny Kingdom? Se sim, por ser também um draft e tema fofo, como acha que eles se conversam em uma coleção enxuta?
Única coisa do texto que não concordo muito é essa métrica de "preço = valor/hora", por achar que ela desconsidera um monte de coisa e fica muito subjetiva em relação à gostos pessoais, já que eles são o maior peso para se colocar um jogo na mesa.
Novamente: Parabéns pelo texto!
eu tenho IG e BK, e sinceramente estou nessa reflexão nesse momento. Pra mim os jogos são bem parecidos no feeling sim. Em ambos você está concorrendo com os outros players por algo (no IG pelos gatos na mesa, e no BK pelos territórios no mapa) com grande parte da pontuação de fim de jogo vindo através de cartas de missões (que o IG chama de aprendizado). O draft é similar (com 2 cartas compradas por vez). A diferença é que o IG tem um pouco mais de administração de recursos, pois vc também precisa pagar pelas cartas q escolher (cada carta tem um custo variado).
Hoje minha tendencia seria vender o BK e ficar com o IG, mas queria ver a expansão do BK antes.
fnhara:: Muito boa sua resenha Riva!
Eu comprei também o Ilha dos Gatos e gostei do jogo mas acho que não tanto quanto você. Não achei ele tão original assim (qual das mecânicas dele é original? Me parece mais uma mistura de várias mecânicas já consagradas em outros jogos). E achei ele um pouco longo e complexo demais para o que se propõe. Por outro lado, joguei a versão família com minha família e eles adoraram (a versão família me agradou pela duração e complexidade).
Dito isto, ainda quero jogar mais a versão normal para ver se mudo minha opinião. Quanto aos componentes, achei a qualidade deles muito boa.
Realmente não sei se o termo correto seria original. Eu diria mais que ele traz um frescor novo a mecânicas já utilizadas. Mas por outro lado esse conceito de não ser original porque não tem uma mecânica original é complicado, porque acho que a ultima mecânica inventada foi com dominion em 2009. E tambem não acho que mistura de coisas consagradas seja demérito. Feld é rei nisso e é idolatrado, inclusive reciclando mecânica dos próprios jogos anteriores.