tpcordeiro::Já joguei o Bir uma vez e o Lanc duas vezes. Adoro a ambientação e a ideia geral, mas algumas coisas ficaram estranhas pra mim e me fizeram não me "conectar" totalmente com o jogo. Talvez a principal "implicância" minha seja o fato de ser um jogo de fábricas onde vc não produz ao longo da partida. Há uma primeira "produção" qdo vc constrói fábrica e acabou. Isso foi um tanto "anti clímax" pra mim.
Outra coisa q ficou estranha estranha foi a ação de desenvolver. Na minha cabeça ela iria melhorar uma fábrica minha, mas na verdade, na prática vc "joga fora" uma fábrica do seu tabuleiro. Me soou esquisito, entende?
Da mesma forma a ação de "vender". Talvez fizesse mais sentido chamá-la talvez de "escoar a produção", pq como vender eu imagino vc fornecer uma mercadoria e ganhar dinheiro em troca, mas no jogo, oq de fato vc faz é liberar toda o recurso e virar a fábrica, q não tem mais função (a não ser pontos) pelo restante do jogo. Parece q, de fato, vc vendeu foi a fábrica pra alguém rs
Até mesmo a cor do recurso me confundiu, demorei para associar laranja com metal. Talvez, da próxima vez, associando com latão, consiga entrar mais no "mundinho" rs
Eu sei q isso tudo pode ser meramente "implicância" minha. Mecanicamente o jogo é mesmo muito bom, mas só vejo as pessoas elogiando o jogo, nunca vi ninguém falando sobre esses pontos q pra mim incomodaram.
Entendo perfeitamente o seu ponto, embora para mim o jogo faça sentido.
Os nomes das ações talvez não ajudem. Realmente o “vender” ficaria melhor como “integrar a fábrica a cadeia logística”, de modo que ela passe a ser produtiva.
As “produção” das fábricas de matéria prima na verdade podem ser entendidas como o tamanho/aproveitamento das reservas. Isso funciona muito bem pro carvão, talvez nem tanto pro ferro e com certeza fica estranho para a cerveja. Mas é a associação que consigo fazer.
Dos seus pontos, o único que não concordo é que não haja produção. Há sim, só está abstraída! A renda que você ganha toda rodada não cai das árvores!
Pensando do ponto de vista do financista, o cara que investe em empresas, acho que o sistema do jogo é muito satisfatório. Uma coisa mais operacional seria uma complicação a mais. Tem outros jogos que propõem isso.
Embora você não goste do jogo, te agradeço pela contribuição a discussão. Você trouxe argumentos bem legais!
Sds,
Eduardo