Bom dia pessoal. Esse final de semana terminou a campanha de financiamento coletivo do Jornada Z. E olhando de fora a maioria das pessoas poderá dizer que foi um fracasso. Houve somente dois apoiadores para o projeto, dando aí uns 5% da meta. Mas eu não vejo dessa maneira e vou expor aqui um pouco de como foi o andamento da campanha e o que eu achei disso tudo.
Para começar vocês precisam entender que a ideia de criar um jogo e publicá-lo sempre foi o plano inicial, e não criar uma empresa de jogos ou lucrar horrores em cima disso. Obviamente gostaria de recuperar o dinheiro que gastei desenvolvendo o Jornada Z, mas lucro não era o ponto principal. No início do desenvolvimento até pensei em divulgar para algumas editoras, mas como esse é um mercado ainda pequeno aqui no Brasil consegui notar que há algumas "panelinhas" nesse meio e que para eu ter alguma chance real teria que ter algum contato na área. Eu comecei a levar a produção independente a sério após mandar um vídeo de apresentação para várias empresas e não recebi resposta de nenhuma. Então se é para ser ignorados por essas empresas pra que me dar ao trabalho de tentar contatar elas. E foi assim que resolvi fazer tudo por conta.
Quando comecei a campanha de financiamento coletivo eu tentei divulgá-la da melhor forma que consegui, criei algumas postagens em blogs, Instagram e também divulguei aqui na Ludopédia. Algumas pessoas até se interessaram e ajudaram um pouco na divulgação da campanha. Alguns amigos até se ofereceram para ajudar, mas no final nada fizeram e, pelo contrário, teve casos que até me prejudicaram. Não acredito que foi intencional, mas mesmo assim prejudicaram o andamento do projeto.
Durante essa divulgação no Instagram eu tive contato com Raphael da Sociedade dos Boards, pessoa muito simpática que me deu várias dicas sobre o jogo e a campanha. Algumas coisas que eu realmente não tinha pensado. Tudo que ele me disse foi muito interessante, mas tinha um problema claro, ele via meu jogo e minha campanha como um negócio, e que no final da contas deveria lucrar. E umas das sugestões dele era a contratação de um artista experiente em jogos de tabuleiro para fazer a arte do jogo ou pelo menos uma consultoria para o projeto.
Claro que isso seria muito bom, mas eu não sou uma pessoa abastada com recursos, eu trabalho 10h por dia e ainda trabalho em casa, sou assalariado como a maioria do povo e não tenho como colocar ainda mais grana num projeto que provavelmente não dará retorno (como não deu agora que a campanha finalizou). Seria muito bom ter uma arte profissional, mais protótipos para poder mandar para alguns Youtubers da área conhecerem o jogo e divulgarem, mas infelizmente isso tudo custa muito caro, talvez vocês não tenham noção, mas é muito caro mesmo. Se você acha que só o dinheiro do financiamento coletivo é o que financia os jogos que você vê no Catarse você está muito enganado. Para um jogo simples como o meu chegar no preço que seria justo eu teria que ter uma tiragem de uns mil exemplares, daí dos 280+/- que cada cópia custa para ser produzida ele cairia para uns 150 imagino (baseado nos orçamentos que me deram).
Então eu tinha duas opções tentar uma meta impossível de alta para ter o jogo num valor justo. Ou cobrar o valor que real do jogo e garantir que pelo menos alguma cópia será impressa. Eu acabei escolhendo a segunda opção sabendo que isso afastaria muita gente da campanha, mas tinha esperança de que pelo menos alguém se interessaria o suficiente para pegar uma cópia do jogo.
Por este motivo não acho que a campanha foi falha, tinha consciência que o preço estava muito alto, mas na minha situação era o que dava de fazer. Espero que nos meus próximos jogos essa situação vá sendo mitigada, com mais gente conhecendo meu trabalho e ficando interessada talvez no futuro dê de fazer uma campanha que o preço seja justo pelo que é oferecido. É claro que para isso seria bom que a situação econômica do Brasil dê uma melhorada e os preços caiam.
Bem gente, acho que por hoje era isso, assim que tiver novidades sobre a finalização do projeto coloco aqui também. Quero agradecer a todos que acompanharam essa jornada e espero que tenham curtido pelo menos um pouco rs.