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  3. Clinic: Deluxe Edition
  4. Clinic Deluxe e os jogos que nos supreendem

Clinic Deluxe e os jogos que nos supreendem

Clinic: Deluxe Edition
  • guschafer
    152 mensagens MD
    avatar
    guschafer25/02/21 12:14
    guschafer » 25/02/21 12:14

    Ontem, após ler e ficar empolgadão com esse review, finalmente joguei a versão do Tabletopia com meus brothers.

    Embora eu tenha achado o jogo até interessante em relação a algumas mecânicas, o jogo como um todo não me convenceu. Achei muitas coisas furadas tematicamente, como o lance dos carros e os tele-transportes (wtf?). 

    O jogo me parece um pouco scriptado também... notamos que, pelo menos no início, todos buscam as mesmas ações, coisa que até virou motivo de piada durante o jogo.

    Mas, fora essas observações, o ponto que mais me pegou foi imaginar o jogo físico numa mesa de casa comum. Com certeza não caberia na minha e olha que a minha mesa tem 1.40m por 1.00m. O tabuleiro do jogador com os 4 andares deve ficar do tamanho de um A3 em pé kkkkk.

    Prós:
    Jogo com uma arte incrível. O design de O'toole mais uma vez perfeito, com uma iconografia facílima de entender. 
    Tempo de jogo relativamente rápido quando todos passam a entender como ele funciona.
    A mecânica de comprar seus pontos de vitória é bem original e interessante mesmo.
    Sentimento de evolução da clínica é bem legal.

    Contras:
    Burocrático além do necessário
    Pontos nada temáticos, que levam a uma confusão de o que deve ser feito.
    Sensação de fazer, fazer, fazer e no final deu na mesma (pode ser por ter sido a primeira partida)
    Muito scriptado, pelo menos até a metade do jogo (algo que senti mais forte do que no The Gallerist, onde existe isso também).
    A versão física deve ser gigaaaaaaante

    Em resumo... é um jogo que eu até topo jogar se for a única opção. Mas, com certeza, sentaria em outra mesa se tivesse algum outro jogo para conhecer ou algum jogo que eu sei que gosto de jogar. Esse não ganhou vaga na minha coleção.

    Pela primeira vez acabei discordando do LPP. kkkkkkk

    No mais, parabéns pelo review... me fez ter vontade de conhecer o jogo e isso já valeu à pena.

    Abração,

    2
  • rivaben
    406 mensagens MD
    avatar
    rivaben26/02/21 10:24
    rivaben » 26/02/21 10:24

    guschafer::Ontem, após ler e ficar empolgadão com esse review, finalmente joguei a versão do Tabletopia com meus brothers.

    Embora eu tenha achado o jogo até interessante em relação a algumas mecânicas, o jogo como um todo não me convenceu. Achei muitas coisas furadas tematicamente, como o lance dos carros e os tele-transportes (wtf?). 

    O jogo me parece um pouco scriptado também... notamos que, pelo menos no início, todos buscam as mesmas ações, coisa que até virou motivo de piada durante o jogo.

    Mas, fora essas observações, o ponto que mais me pegou foi imaginar o jogo físico numa mesa de casa comum. Com certeza não caberia na minha e olha que a minha mesa tem 1.40m por 1.00m. O tabuleiro do jogador com os 4 andares deve ficar do tamanho de um A3 em pé kkkkk.

    Prós:
    Jogo com uma arte incrível. O design de O'toole mais uma vez perfeito, com uma iconografia facílima de entender. 
    Tempo de jogo relativamente rápido quando todos passam a entender como ele funciona.
    A mecânica de comprar seus pontos de vitória é bem original e interessante mesmo.
    Sentimento de evolução da clínica é bem legal.

    Contras:
    Burocrático além do necessário
    Pontos nada temáticos, que levam a uma confusão de o que deve ser feito.
    Sensação de fazer, fazer, fazer e no final deu na mesma (pode ser por ter sido a primeira partida)
    Muito scriptado, pelo menos até a metade do jogo (algo que senti mais forte do que no The Gallerist, onde existe isso também).
    A versão física deve ser gigaaaaaaante

    Em resumo... é um jogo que eu até topo jogar se for a única opção. Mas, com certeza, sentaria em outra mesa se tivesse algum outro jogo para conhecer ou algum jogo que eu sei que gosto de jogar. Esse não ganhou vaga na minha coleção.

    Pela primeira vez acabei discordando do LPP. kkkkkkk

    No mais, parabéns pelo review... me fez ter vontade de conhecer o jogo e isso já valeu à pena.

    Abração,

    Curioso com seus comentários, já que não notei este lance do script em nenhum jogo do Alban. Vou passar o CliniC na frente das minhas prioridades para testá-lo. Depois posto minha opinião!

    1
  • guschafer
    152 mensagens MD
    avatar
    guschafer26/02/21 12:01
    guschafer » 26/02/21 12:01

    rivaben::
    guschafer::Ontem, após ler e ficar empolgadão com esse review, finalmente joguei a versão do Tabletopia com meus brothers.

    Embora eu tenha achado o jogo até interessante em relação a algumas mecânicas, o jogo como um todo não me convenceu. Achei muitas coisas furadas tematicamente, como o lance dos carros e os tele-transportes (wtf?). 

    O jogo me parece um pouco scriptado também... notamos que, pelo menos no início, todos buscam as mesmas ações, coisa que até virou motivo de piada durante o jogo.

    Mas, fora essas observações, o ponto que mais me pegou foi imaginar o jogo físico numa mesa de casa comum. Com certeza não caberia na minha e olha que a minha mesa tem 1.40m por 1.00m. O tabuleiro do jogador com os 4 andares deve ficar do tamanho de um A3 em pé kkkkk.

    Prós:
    Jogo com uma arte incrível. O design de O'toole mais uma vez perfeito, com uma iconografia facílima de entender. 
    Tempo de jogo relativamente rápido quando todos passam a entender como ele funciona.
    A mecânica de comprar seus pontos de vitória é bem original e interessante mesmo.
    Sentimento de evolução da clínica é bem legal.

    Contras:
    Burocrático além do necessário
    Pontos nada temáticos, que levam a uma confusão de o que deve ser feito.
    Sensação de fazer, fazer, fazer e no final deu na mesma (pode ser por ter sido a primeira partida)
    Muito scriptado, pelo menos até a metade do jogo (algo que senti mais forte do que no The Gallerist, onde existe isso também).
    A versão física deve ser gigaaaaaaante

    Em resumo... é um jogo que eu até topo jogar se for a única opção. Mas, com certeza, sentaria em outra mesa se tivesse algum outro jogo para conhecer ou algum jogo que eu sei que gosto de jogar. Esse não ganhou vaga na minha coleção.

    Pela primeira vez acabei discordando do LPP. kkkkkkk

    No mais, parabéns pelo review... me fez ter vontade de conhecer o jogo e isso já valeu à pena.

    Abração,

    Curioso com seus comentários, já que não notei este lance do script em nenhum jogo do Alban. Vou passar o CliniC na frente das minhas prioridades para testá-lo. Depois posto minha opinião!

    Sabe onde acho que ele falhou nessa questão?
    Em um jogo de ação programada e com uma evolução óbvia (construir a clínica do zero) você ter apenas 3 ações para escolher deixa tudo mais óbvio ainda. Você pode até mudar o processo para tentar garantir um médico mais barato ou um paciente mais interessante, mas, tirando isso, vai entrar no óbvio novamente: construir, contratar, adquirir pacientes. Não faz sentido vc ter médico sem estrutura nem ter pacientes sem ter médicos. Depois da metade do jogo, com a clínica já desenvolvida, as ações ficam mais variadas, mas sem deixar de serem óbvias.

    1
  • igorfernandespi
    600 mensagens MD
    avatar
    igorfernandespi26/02/21 17:03
    igorfernandespi » 26/02/21 17:03

    Lpporto::
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e88a5_j1wug2.jpg

    Alguma vez na sua vida você já terminou um filme, uma série ou um livro e queria sair correndo pela rua balançando as pessoas só pra dizer pra ela que elas PRECISAM conhecê-lo? Eu lembro quando fui ver Matrix pela 1a vez na vida. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o filme (1999 gente!) e estava num engarrafamento no Rio voltando da faculdade. Era mês de Maio, mas Rio né, fazia fácil uns 36 graus que pareciam 50 dentro do busão. Olhei pro lado e já estava há uns 15 minutos parado em frente a um cinema. Admito que a idéia de entrar no ar condicionado foi mais hipnotizante do que o filme. Ver Matrix foi apenas uma maneira de me refrescar. E que maneira! Eu saí do cinema e quase chacoalhei as velhinhas de Copacabana para entrarem no cinema naquele segundo!

    Aliás, foi assim que surgiu esse blog. Eu simplesmente precisava falar para as pessoas de Projeto Gaia e o Lukita não publicava uma 2a edição do MeepleZine a ponto de que eu simplesmente não aguentei mais esperar.

    Talvez eu esteja exagerando um pouco sobre Clinic. Ele não entra (ainda) no meu top 10, talvez nem no top 20 de jogos da vida. Mas o jogo tem tantos conceitos originais e únicos que eu passei a madrugada pensando que eu precisava escrever sobre ele, ainda que fosse apenas após 1 partida (e isso precisa ser levado em consideração por vocês leitores). 

    Clinic é um jogo de 2014 que foi produzido quase que de uma forma de Print and Play pelo próprio autor de maneira independente. Lembro de ver a caixa original, feita de um papelão e igual a qualquer caixa que você encontra numa papelaria e com uma folha A4 com a arte do jogo impressa e colada nela, provavelmente com cola branca(Duvida? Olha a caixa nessa foto). Mas ano passado o jogo ganhou uma versão Deluxe com arte do Ian O'toole e está, neste momento, num novo Kickstater para as expansões onde você consegue(e eu pretendo) comprar o jogo base (maiores detalhes aqui na Ludonews). E por isso eu animei conhecer o jogo e por isso vocês estão lendo esse review. 

    Bem, Clinic, como o nome mesmo diz, é um jogo onde cada jogador é um Administrador de um Hospital/Clinica. O jogo funciona com a mecanica de seleção simultanea de ações. Cada jogador tem 6 tiles (2 de cada) com 3 ações bem simples e escolhe fazer 1 em cada um dos 3 turnos de cada rodada. Voce pode construir novos módulos/salas na sua Clínica, recrutar novos profissionais para a mesma (médicos, enfermeiros, etc) e admitir pacientes, de diferentes especialidades e gravidade de doença. A escolha das ações é bem simples e o que você faz também. Você constroi um centro de tratamento Ortopédico por exemplo, cria salas de atendimento, um suprimento de material hospitalar, contrata um médico e começa a admitir pacientes que irão te gerar renda. No final de cada turno você transforma renda em pontos. Simples e direto né? Mas o que esse jogo tem de diferente ou tão original assim?


    O que aconteceu que o Red Meeple não está concorrendo na categoria mídia escrita? 

    0
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto26/02/21 17:29
    Lpporto » 26/02/21 17:29

    igorfernandespi::
    Lpporto::
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e88a5_j1wug2.jpg

    Alguma vez na sua vida você já terminou um filme, uma série ou um livro e queria sair correndo pela rua balançando as pessoas só pra dizer pra ela que elas PRECISAM conhecê-lo? Eu lembro quando fui ver Matrix pela 1a vez na vida. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o filme (1999 gente!) e estava num engarrafamento no Rio voltando da faculdade. Era mês de Maio, mas Rio né, fazia fácil uns 36 graus que pareciam 50 dentro do busão. Olhei pro lado e já estava há uns 15 minutos parado em frente a um cinema. Admito que a idéia de entrar no ar condicionado foi mais hipnotizante do que o filme. Ver Matrix foi apenas uma maneira de me refrescar. E que maneira! Eu saí do cinema e quase chacoalhei as velhinhas de Copacabana para entrarem no cinema naquele segundo!

    Aliás, foi assim que surgiu esse blog. Eu simplesmente precisava falar para as pessoas de Projeto Gaia e o Lukita não publicava uma 2a edição do MeepleZine a ponto de que eu simplesmente não aguentei mais esperar.

    Talvez eu esteja exagerando um pouco sobre Clinic. Ele não entra (ainda) no meu top 10, talvez nem no top 20 de jogos da vida. Mas o jogo tem tantos conceitos originais e únicos que eu passei a madrugada pensando que eu precisava escrever sobre ele, ainda que fosse apenas após 1 partida (e isso precisa ser levado em consideração por vocês leitores). 

    Clinic é um jogo de 2014 que foi produzido quase que de uma forma de Print and Play pelo próprio autor de maneira independente. Lembro de ver a caixa original, feita de um papelão e igual a qualquer caixa que você encontra numa papelaria e com uma folha A4 com a arte do jogo impressa e colada nela, provavelmente com cola branca(Duvida? Olha a caixa nessa foto). Mas ano passado o jogo ganhou uma versão Deluxe com arte do Ian O'toole e está, neste momento, num novo Kickstater para as expansões onde você consegue(e eu pretendo) comprar o jogo base (maiores detalhes aqui na Ludonews). E por isso eu animei conhecer o jogo e por isso vocês estão lendo esse review. 

    Bem, Clinic, como o nome mesmo diz, é um jogo onde cada jogador é um Administrador de um Hospital/Clinica. O jogo funciona com a mecanica de seleção simultanea de ações. Cada jogador tem 6 tiles (2 de cada) com 3 ações bem simples e escolhe fazer 1 em cada um dos 3 turnos de cada rodada. Voce pode construir novos módulos/salas na sua Clínica, recrutar novos profissionais para a mesma (médicos, enfermeiros, etc) e admitir pacientes, de diferentes especialidades e gravidade de doença. A escolha das ações é bem simples e o que você faz também. Você constroi um centro de tratamento Ortopédico por exemplo, cria salas de atendimento, um suprimento de material hospitalar, contrata um médico e começa a admitir pacientes que irão te gerar renda. No final de cada turno você transforma renda em pontos. Simples e direto né? Mas o que esse jogo tem de diferente ou tão original assim?


    O que aconteceu que o Red Meeple não está concorrendo na categoria mídia escrita? 

    Teve um filho em 2020 e não escreveu o suficiente para concorrer

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