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  3. Wildlands
  4. O boardgame que lembra os jogos eletrônicos.

O boardgame que lembra os jogos eletrônicos.

Wildlands
  • avatar
    Animoita16/02/21 00:25
    avatar
    Animoita
    16/02/21 00:25
    432 mensagens MD

    Wildlands é um jogo do famoso Designer Martin Wallace (Brass, London), que me chamou a atenção por não ser um jogo econômico, como os maiores sucesso do autor.

    Wildlands é um mundo de fantasia em uma terra desolada onde 4 facções competem por glória e tesouros. As facções vão desde os lutadores Pitfighters, até os magos da guilda. Mas aqui é onde começa a ficar interessante. Você já jogou uma partida de team deathmatch em jogos como COD Warzone ou Overwatch? Se sim, sinta-se em casa.

    Em Wildlands cada jogador controla uma facção e ganha quem fizer 5 pontos primeiro. Você marca pontos coletando cristais no mapa, ou matando personagens controlados por seus adversários. O mapa (na verdade mapas, pois o tabuleiro tem mapas distintos na frente e no verso) é dividido em varias salas numeradas, onde seus personagens darão spawn, coletarão cristais e entraram em luta com outras facções.

    https://geekandsundry.com/wp-content/uploads/2018/12/wildlandsfeature.png

    Você escolhe no inicio do jogo a sala onde cada um dos seus 5 personagens irá aparecer, mas é o jogador a sua direita que escolhe onde seus cristais estarão localizados (você só pode pegar os cristais da sua cor).

    Todo o jogo (movimentação e ataques, defesa, etc) é feito por cartas, totalmente independentes de texto, onde só simbolos são usados. Cada carta ira conter a seguinte informação: Os seus personagens que podem usar aquela carta, e as ações que a carta permite. 

    https://www.boardgamequest.com/wp-content/uploads/2019/02/Wildlands-Actions.jpg

    Na esquerda está a informação de que personagens seus podem usar essa carta, e logo depois a ação que pode ser feita por cada personagem. Os símbolos, de cima para baixo, representam respectivamente: ataque de AOE (area of effect), um ataque que atinge todos os personagens em uma sala, inclusive você; Cobertura, para defender ataques a distancia e; Ataque corpo a corpo pesado (tira 2 pontos de vida). Da mesma forma terão cartas com símbolos defensivos que você pode jogar quando é atacado por outro jogador.

    Até aqui tudo bem, mas o jogo começa realmente a mostrar a sua cara quando ele começa a implementar conceitos de videogame, como linha de visão, cobertura, High ground (terreno alto) e kill stealing (roubar a morte do amiguinho).

    A linha de visão é implementado no jogo através de paredes, e salas com cobertura, onde sua linha de visão não passa. O conceito de cobertura é bem fascinante, pois as cartas que te permitem defender de um ataque a distancia com o uso de cobertura só podem ser usadas.....em salas do mapa que tenham cobertura.

    E o high ground são salas no jogo que permitem um vantagem a quem ocupa. Quem está na sala consegue atacar quem esta abaixo, mas quem está abaixo não consegue atingir quem está no terreno mais alto. 

    https://i.redd.it/ndwmg4mzmsz21.jpg

    Fica aí a referência.

    Por ultimo, os personagens tem PVs que variam de 2 a 7. É muito comum você tirar pontos de vida de um personagem no seu turno mas não conseguir finalizar, deixando por vezes a faca e o queijo pro coleguinha matar o adversário e levar o Kill e o ponto. Por isso suas ações devem ser muito bem planejadas.

    Resumindo, Wildlands é um jogo tenso, no sentido que você joga a todo tempo com o ** na mão, pois cada carta que você usa pra atacar um inimigo, é uma carta a menos na mão pra se defender fora do seu turno, quando você for o alvo.

    Aqui na mesa curtimos bastante, simula bem o corre corre e porradaria dos deathmatch. É divertido, é rápido (não demoramos mais que 1h30 em nenhuma partida) e todo mundo saiu da partida querendo revanche.


    Prós: 
    Divertido
    Alta interação
    Mapas variados
    Assimétrico
    sem dependência de idioma.
    Produção belíssima, as miniaturas já vem sombreadas.

    Contras: 
    Como não há configuração especifica para para 2 jogadores, acredito que seja realmente um jogo para 3 ou 4 jogadores, pois é o tipo de jogo legal com mapa cheio.
    Se você não se posicionar bem pode acabar sendo alvo de todos os jogadores e ficar aquela sensação de bulling na mesa. 
    Poderiam vir mais facções (mas existem expansões).

    Esse foi meu primeiro Review, mas realmente gostei do jogo, e como não é um jogo muito conhecido por aqui, achei que merecia um review. Criticas e sugestões fiquem a vontade.

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  • vitoranacleto
    58 mensagens MD
    avatar
    vitoranacleto16/02/21 17:09
    vitoranacleto » 16/02/21 17:09

    Parabéns pelo review! 

    O jogo com mais jogadores é melhor mesmo, mas se for jogar em dois você pode remover algumas cartas do baralho numerado no estilo do Wildlands: Judge Dredd. Segue a sugestão de remoção de um post da OspreyGames (https://ospreypublishing.com/blog/cat/osprey-games/post/wildlands_solo_gnomads/):

    Ruined City – Remove 1, 2, 3, 7, 11, 15, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 29, 34, 37, 40, 41, 42

    Dungeons – Remove 1, 2, 3, 4, 5, 8, 11, 14, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 29, 33, 37, 39, 40, 41, 42

    Wizards Tower – Remove 1, 2, 3, 4, 5, 8, 11, 13, 16, 19, 20, 21, 22, 25, 28, 31, 34, 37, 40, 41, 42

    Crystal Canyons – Remove 1, 2, 3, 5, 6, 10, 13, 16, 19, 20, 22, 23, 29, 30, 32, 39, 40, 41, 42

    Dark House – Remove 1, 11, 12, 13, 18, 19, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 34, 35, 40, 41, 42

    Outra opção são os tabuleiros para dois jogadores da expansão Map Pack 2 – The Fall of the Dark House (Hedge Maze e o Crypt).

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  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita16/02/21 23:42
    Animoita » 16/02/21 23:42

    vitoranacleto::Parabéns pelo review! 

    O jogo com mais jogadores é melhor mesmo, mas se for jogar em dois você pode remover algumas cartas do baralho numerado no estilo do Wildlands: Judge Dredd. Segue a sugestão de remoção de um post da OspreyGames (https://ospreypublishing.com/blog/cat/osprey-games/post/wildlands_solo_gnomads/):

    Ruined City – Remove 1, 2, 3, 7, 11, 15, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 29, 34, 37, 40, 41, 42

    Dungeons – Remove 1, 2, 3, 4, 5, 8, 11, 14, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 29, 33, 37, 39, 40, 41, 42

    Wizards Tower – Remove 1, 2, 3, 4, 5, 8, 11, 13, 16, 19, 20, 21, 22, 25, 28, 31, 34, 37, 40, 41, 42

    Crystal Canyons – Remove 1, 2, 3, 5, 6, 10, 13, 16, 19, 20, 22, 23, 29, 30, 32, 39, 40, 41, 42

    Dark House – Remove 1, 11, 12, 13, 18, 19, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 34, 35, 40, 41, 42

    Outra opção são os tabuleiros para dois jogadores da expansão Map Pack 2 – The Fall of the Dark House (Hedge Maze e o Crypt).

    Boa dica. Ainda não conheço os mapa das expansões mas já estou com vontade.

    1
  • Djow_
    2022 mensagens MD
    avatar
    Djow_17/02/21 09:55
    Djow_ » 17/02/21 09:55

    Tive o jogo e achei bem legal. Acompanhei desde o dia zero em que foi cadastrado no BGG (sigo os lançamentos do Martin Wallace lá) e fui pegando todas as promos e expansões no caminho.

    Com mesa cheia ele brilhou algumas vezes, sendo um jogo de fácil assimilação e com facções bem diferentes mediante apenas modificação dos icones disponíveis em cada deck. Isso achei excepcional.

    Mas, porém, contudo, sempre achei que tinha algo estranho nele e até hoje não sei dizer muito bem o que. Na teoria ele é dinâmico, com turnos rápidos e surpresas quando rola interferir no turno do outro jogador, mas na prática ele rodou bem demorado, com muito downtime e tão apertado nas cartas que raramente rolava aquela jogada genial (posso contar nos dedos quantas interrupções rolaram onde a mesa toda vibrou com uma kill roubada).

    No final das contas acho que era meu grupo que acabava jogando ele dessa forma mais travada, seja pela competitividade ou AP embutido.

    Me desfiz dele em 2020 visto que não foi meu melhor ano de jogatina, e mesmo com a expansão de 2p em mãos eu não consegui (nem me motivei) a botar A Noiva pra jogar.

    Wildlands é aquele jogo que eu chamo de jogão mais pelo conceito e idéias do que pela diversão que me proporcionou.

    Obrigado pelo review!

    0
  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita17/02/21 18:34
    Animoita » 17/02/21 18:34

    red_djow::Tive o jogo e achei bem legal. Acompanhei desde o dia zero em que foi cadastrado no BGG (sigo os lançamentos do Martin Wallace lá) e fui pegando todas as promos e expansões no caminho.

    Com mesa cheia ele brilhou algumas vezes, sendo um jogo de fácil assimilação e com facções bem diferentes mediante apenas modificação dos icones disponíveis em cada deck. Isso achei excepcional.

    Mas, porém, contudo, sempre achei que tinha algo estranho nele e até hoje não sei dizer muito bem o que. Na teoria ele é dinâmico, com turnos rápidos e surpresas quando rola interferir no turno do outro jogador, mas na prática ele rodou bem demorado, com muito downtime e tão apertado nas cartas que raramente rolava aquela jogada genial (posso contar nos dedos quantas interrupções rolaram onde a mesa toda vibrou com uma kill roubada).

    No final das contas acho que era meu grupo que acabava jogando ele dessa forma mais travada, seja pela competitividade ou AP embutido.

    Me desfiz dele em 2020 visto que não foi meu melhor ano de jogatina, e mesmo com a expansão de 2p em mãos eu não consegui (nem me motivei) a botar A Noiva pra jogar.

    Wildlands é aquele jogo que eu chamo de jogão mais pelo conceito e idéias do que pela diversão que me proporcionou.

    Obrigado pelo review!

    Entendo, um problema que embora não tenha acontecido aqui ainda mas eu percebi o potencial de acontecer é se um jogador perder por exemplo uns 2 personagens muito rápido ele pode ficar com muita carta "morta" na mão.
    Quanto ao jogo ficar travado, acredito que depende muito da mesa, aqui a gente entendeu como espírito do jogo esse dinamismo, então a gente evita ficar nesse AP todo.

    1
  • Djow_
    2022 mensagens MD
    avatar
    Djow_17/02/21 18:45
    Djow_ » 17/02/21 18:45

    Animoita::
    red_djow::Tive o jogo e achei bem legal. Acompanhei desde o dia zero em que foi cadastrado no BGG (sigo os lançamentos do Martin Wallace lá) e fui pegando t

    Obrigado pelo review!

    Entendo, um problema que embora não tenha acontecido aqui ainda mas eu percebi o potencial de acontecer é se um jogador perder por exemplo uns 2 personagens muito rápido ele pode ficar com muita carta "morta" na mão.
    Quanto ao jogo ficar travado, acredito que depende muito da mesa, aqui a gente entendeu como espírito do jogo esse dinamismo, então a gente evita ficar nesse AP todo.

    Massa, que ótimo que rodou bem no grupo. Tenho impressão que ele deve ser jogado mais casualmente pra rodar rapidinho.
    Sobre as cartas sobradas, a principio elas melhorariam as possibilidades usar pra capturar as gemas, mas na prática ficam ali sobrando mesmo. Uma regra não escrita mas confirmada pelo Martin Wallace é que cartas podem ser jogadas sem efeito, ou seja, só pra sairem da mão mesmo a fim de repor melhor nas próximas compras.

    1
  • vitoranacleto
    58 mensagens MD
    avatar
    vitoranacleto17/02/21 20:53
    vitoranacleto » 17/02/21 20:53

    red_djow::Sobre as cartas sobradas, a principio elas melhorariam as possibilidades usar pra capturar as gemas, mas na prática ficam ali sobrando mesmo. Uma regra não escrita mas confirmada pelo Martin Wallace é que cartas podem ser jogadas sem efeito, ou seja, só pra sairem da mão mesmo a fim de repor melhor nas próximas compras.


    Essa regra foi incluída na última  expansão (Wildlands: Ancients):

    DESPERATE MEASURES
    At the end of each turn, immediately before drawing three cards, 
    the active player may discard any number of action cards from 
    their hand. This applies to any player, not just the player using the 
    Ancients.
    The only benefit of doing so is that you can get rid of cards you could 
    not otherwise play usefully, so you can draw the full three cards at the 
    end of your turn.

    Aqui em casa usamos ela também. 

    1
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