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Tabulices #64 - O que a experiência nos traz

Great Western Trail
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Tabulices #64 - O que a experiência nos traz
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https://ludopedia.com.br/podcast/30/tabulices/feed
Duração
01:31:47
  • avatar
    DaniloSilvestre14/02/21 14:59
    avatar
    DaniloSilvestre
    14/02/21 14:59
    111 mensagens MD

    O que ter mais experiência com jogos de tabuleiro muda na gente? No primeiro episódio de 2021, PH Mazzilli e Danilo Silvestre discutem as mudanças que sentem após alguns anos no hobby: consolidação dos gostos pessoais, relação com a coleção, repertório, capacidade de imaginar os jogos a partir das regras e até de entender os manuais. Será que mais experiência necessariamente se transforma em gosto por jogos mais complexos? Continuamos nos encantando e nos surpreendendo da mesma forma que quando começamos? Depois de uns anos, a gente passa a aceitar melhor jogos feios ou até mesmo a querer jogos feios de propósito? Será que é natural as coleções de jogos mudarem de sentido e precisarem ser repensadas?


    Jogos citados nesse episódio:
    - Dune
    - The Resistance
    - Great Western Trail
    - Agricola
    - Puerto Rico
    - Eldritch Horror
    - Clãs da Caledonia
    - Tapestry 
    - Food Chain Magnate
    - Patchwork
    - Tzolk'in: O Calendário Maia
    - Crokinole
    - Jenga
    - Gloomhaven
    - Projeto Gaia
    - Munchkin Panic
    - Castle Panic
    - Terraforming Mars
    - Cards Against Humanity
    - Barrage

    Músicas desse episódio:
    - Snarky Puppy - Sylva Suite
    - John Pizzarelli - When I'm 64

    O Tabulices está disponível também no Spotify! Aproveite para seguir por lá a "Tabulist", nossa playlist com as músicas que compõe a trilha sonora do podcast!

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    Tabulices

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    Tabulices #66 - Motores
    Tabulices #65 - Interação e conflito
    Tabulices #63 - Reimplementações
    Tabulices #30 - Classificação de jogos
    Tabulices #14 - Sorte ou revés

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    Comentários:

  • Isquedo
    584 mensagens MD
    avatar
    Isquedo14/02/21 20:33
    Isquedo » 14/02/21 20:33

    Saudades se vocês, seus lindos. Tudo de bom para vocês nesse ano de 2021.

    5
  • Metalegit
    134 mensagens MD
    avatar
    Metalegit15/02/21 08:30
    Metalegit » 15/02/21 08:30

    Mamãe mamãe, estou famoso! Fui mencionado no episódio! Saudades de vocês. Não sumam. Definitivamente o melhor podcast nacional - ignorem o fato de que não conheço muitos outros.

    A experiência pessoal no mundo dos jogos trouxe pontos positivos. Entendo mais facilmente as regras e os jogos, sei que jogos escolher numa noite para o meu grupo, tenho uma noção melhor do próximo jogo a adquirir, converso mais sobre diferentes jogos com quem também é do meio etc. Ao mesmo tempo, tenho que tomar cuidado pra não confundir regras entre jogos.

    De qualquer forma, o tempo ajuda muito no hobby. E o que vamos jogar hoje?

    2
  • MarcusVss
    407 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss15/02/21 12:30
    MarcusVss » 15/02/21 12:30

    Como é o esquema pra jogar Tapestry com bots automatizados?

    1
  • DaniloSilvestre
    111 mensagens MD
    avatar
    DaniloSilvestre15/02/21 15:14
    DaniloSilvestre » 15/02/21 15:14

    MarcusVss::Como é o esquema pra jogar Tapestry com bots automatizados?


    O link é esse aqui. Ele usa as mesmas cartas do jogo físico, mas não te mostra e portanto você não tem que interpretar nada: ele só te diz o que fazer e pede apenas que você diga quando alguma estrutura for construída e se você está na frente dos bots em alguma track no turno de renda deles. É bem legal pra quem quer enfrentar um adversário totalmente mecanizado, mas recomendo entender antes como o bot físico funciona porque parte do puzzle é saber manipular os bots para irem parar nas tracks que você quiser.

    2
  • Zaratustra
    62 mensagens MD
    avatar
    Zaratustra15/02/21 15:55
    Zaratustra » 15/02/21 15:55

    Não conhecia o podcast de vocês. Olha... sinceramente... fazia tempo que não sentia tamanha satisfação em uma conversa tão rica em conteúdo, com profundidade nas análises, não apenas dos jogos, mais também da relação do indivíduo com os jogos e hobby em geral. Parabéns pelo alto nível de qualidade. E a trilha sonora... COISA LINDA! Hehe. Quem sabe não róla um Miles Davis... Abraço!

    5
  • toledoesilva
    493 mensagens MD
    avatar
    toledoesilva16/02/21 01:04
    toledoesilva » 16/02/21 01:04

    Senhores, sou fã do trabalho de vocês desde que descobri o programa, graças a entrevista do Danilo pro Zabuzeta.

    Esse primeiro ep de 2021 está entre os melhores, a conversa foi incrível. Me identifiquei muito com várias partes. Faço muitas reflexões sobre o tema da experiência no hobby, não tenho tanta bagagem quanto alguns, mas são quase 10 anos... mudanças certamente aconteceram nesse tempo.  

    Pela primeira vez na vida, ouvi um podcast e fui anotando para poder comentar depois. Alguns pontos que anotei durante o ep:

    1) Em relação as listas de top (insira aqui qualquer coisa), eu sei que muita gente não gosta. Particularmente, eu comecei a gostar quando entendi como uma ferramenta para conhecer novos títulos, com a curadoria de pessoas que eu respeito e me identifico com o gosto por jogos. O ideal era ter algo como a ferramenta de geek buddies do BGG, mas sem isso as listas quebram um galho. Eu passei a fazer uma minha anualmente, que além de ser um ótimo exercício para entender melhor meu gosto, acabo recebendo muitas sugestões interessantes de outros usuários.

    2) Passei pelo mesmo processo do Danilo em relação ao papel da socialização. Acredito que ainda tenha um papel fundamental na minha relação com o hobby, mas moldar minha expectativa a isso e dar mais valor ao jogo em si, tirou um peso e ainda abriu as portas para jogar solo por exemplo. Pegando o gancho da cadência citada pelo PH como exemplo... jogar solo permite uma cadência única de pensar o tempo que quiser em uma jogada, o que muda completamente a experiência.

    3) O fator novidade nos lançamentos foi saturando também com o tempo. Cada vez mais via tudo bem parecido, principalmente nos euros e jogos com miniaturas, salvo algumas exceções. Isso me levou a explorar alguns nichos dentro do nicho, como os 18xx e wargames. É incrível como é praticamente começar do zero de novo: descobertas a todo momento, aprender terminologias, mecânicas, escolas e divisões. Está sendo um processo que só soma a experiência anterior, e tem me dado uma nova perspectiva em relação aos jogos de tabuleiro de forma geral (para melhor, para ficar claro).

    4) Me identifiquei muito com isso de aprender jogando, faço muito ultimamente com as plataformas online. São tantos jogos diferentes, mas ao mesmo tempo é difícil pegar uma mecânica estranha ao ponto de você não deduzir. Se o jogo me interessa minimamente depois eu vou ler o manual. Sim, posso incomodar outros se soubessem que to jogando dessa forma, mas no geral eu tento ser competitivo e tem dado certo. Isso se mostrou muito prático por exemplo nos 18xx, que apresentam um conjunto de regras compartilhadas na maioria, e basta aprender as diferenças (tanto que alguns manuais apresentam um tópico apenas com essas diferenças). Por outro lado, em wargames se mostrou impossível. E fui tentar o Indonesia da Splotter e também não deu. Isso talvez mostre como tanto wargames como jogos da Splotter conseguem se diferenciar muito do resto, até mesmo dos jogos da mesma família.

    5) Eu não concordei muito sobre o ponto da "arte feia" de alguns jogos ser de propósito pra ser algo raíz ou pra mostrar algum ponto. Entendo que existe um favorecimento a funcionalidade. Tanto aos 18xx quanto aos wargames, existe essa crítica de quem vem dos boardgames mais tradicionais. Temos extremos obviamente, como os wargames que vinham em revistas, ou alguns 18xx que parecem feitos no paint. Mas a "estética" deles tem um propósito: gastar energia no que importa, e fazer o jogo fluir. Nos 18xx o foco é enxergar com clareza as rotas e os tipos de tiles. Coloco como contra-exemplo o Feudum, que é lindo, mas nada funcional. O mapa é horrível de identificar rotas simples de tanta coisa desenhada. Nos wargames, poderiam ter miniaturas? Sim, mas alguns títulos cada unidade ou grupo de unidades tem características próprias. Você precisaria de uma tabela gigante pra saber o que cada miniatura faz. No final das contas, o chit com números e stats ajuda a bater o olho no mapa, ver o front de batalha, e tomar as decisões ali, com o conjunto todo na tua frente. Os designers da Splotter por ex são jogadores de 18xx e bebem muito dessa fonte. O tabuleiro do Food Chain Magnate é por essa lógica, favorecer a funcionalidade de calcular as distâncias. Em geral, esses exemplos que dei são jogos pesados por natureza, poupar energia para o que importa faz diferença na experiência como um todo.

    6) Se desapeguem e vendam jogos. Eu depois que comecei não parei mais, é ótimo rotacionar a coleção. Se vocês se arrependerem, ou o gosto ou o contexto mudar de novo... é só recomprar. Eu já adquiri de novo pelo menos uns 3-5 títulos depois de alguns anos. A não ser raridades ou OOP, se o jogo é bom, ele vai ter um print ou edição nova em algum momento. Basta esperar, e jogar os outros enquanto isso.

    Desculpem a mensagem longa, continuem com o podcast que é disparado um dos melhores conteúdos que temos na podosfera brasileira, e isso falo de maneira geral não apenas restringindo aos programas sobre boardgames.

    Abraços!

    5
  • MarcusVss
    407 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss16/02/21 11:33
    MarcusVss » 16/02/21 11:33

    DaniloSilvestre::
    MarcusVss::Como é o esquema pra jogar Tapestry com bots automatizados?


    O link é esse aqui. Ele usa as mesmas cartas do jogo físico, mas não te mostra e portanto você não tem que interpretar nada: ele só te diz o que fazer e pede apenas que você diga quando alguma estrutura for construída e se você está na frente dos bots em alguma track no turno de renda deles. É bem legal pra quem quer enfrentar um adversário totalmente mecanizado, mas recomendo entender antes como o bot físico funciona porque parte do puzzle é saber manipular os bots para irem parar nas tracks que você quiser.

    Legal demais, valeu!
    Pesquisando aqui achei esse site: https://myautoma.github.io/
    Tem de vários jogos, inclusive do Tapestry. Não sei dizer se é melhor ou pior que esse que vc já usa.

    2
  • Johnnycury
    469 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury16/02/21 11:38
    Johnnycury » 16/02/21 11:38

    Eu lembro a primeira vez que eu vi um jogo onde você não precisa jogar dados para andar. Os valores de movimento eram fixos por classe. O ladrão podia andar mais, porque ele é ágil. O anão anda um pouco menos, porque ele é mais parrudo.
    Na época eu achei isso a coisa mais absolutamente genial do planeta. Foi como uma criança vendo pela primeira vez alguém usar as mãos para fazer sombras de animais na parede. Parece que eu jamais poderia imaginar que isso era sequer possível, mas é uma coisa totalmente trivial.
    Hoje em dia, com muito mais experiência, eu ainda sinto essa sensação de encanto quando o tema e a mecânica de um jogo se encaixam perfeitamente (com os jogos do Vital Lacerda, por exemplo, que é mestre nisso), mas não é mais tão fácil de acontecer.

    Anos atrás, as várias ações e níveis de represa e volume de água de Barrage teriam feito minha cabeça explodir, mas como hoje eu não me impressiono tão facilmente, eu só consigo pensar “ué, mas por que a França cumpre contrato com menos energia? Por que a Itália gera energia bônus? “, aí eu começo a ver mais como mudanças pra balancear o jogo do que como escolhas temáticas. Algo parecido com “enxergar a Matrix” que vocês comentaram em um outro episódio, quando o tema desaparece e você só enxerga o mecanismo do jogo é como fazer pontos.

    3
  • MarcusVss
    407 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss16/02/21 11:43
    MarcusVss » 16/02/21 11:43

    E o Great Western Trail que deixou de ser o jogo mais feio do mundo?
    https://pbs.twimg.com/media/EuWrOAwXYAAEI_p?format=jpg&name=large

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