Olá novamente pessoal... Quero apresentar mais uma pequena ideia que tive para aumentar ainda mais a experiência do jogo em si. Não sei como que não pensei nisso antes!! Mas finalmente, está aí! De forma MUITO simples.
Preparado para aumentar sua experiência com radiação no jogo? Obviamente, se responsabilizando pelo incremento da dificuldade...
Com esta house rule, os jogadores não morrem quando o pino de pontos de vida fica imediatamente igual ou inferior ao pino de radiação. Considere que o jogador morre APENAS se o pino de vida chega a zero ou se cruza no zero com o pino de radiação.
Considere que SEMPRE que o pino de vida for ficar no mesmo ponto que o pino de radiação, o pino de vida salta um ponto, seja para perder vida ou recuperar vida. O mesmo vale para a radiação!
Se estiver jogando com a minha house rule de Crippled Limbs, você danifica um membro quando chega em zero de vida! No final deste post consta o link.
Com a house rule Crippled Limbs, resumindo, quando o jogador perde todos os pontos de vida, imediatamente recupera todos os pontos de vida, permanecendo no mesmo espaço, MAS não recupera nenhum ponto de radiação e até mesmo continua suas ações se ainda tinha alguma sobrando. Obviamente sofrerá uma condição prejudicial que vocês irão conhecer ao ler as cartinhas.
Devido à regra de o jogador só morrer com zero pontos de vida, os mutantes não se preocupam mais com radiação. Portanto, eles continuam ganhando 1XP por radiação sofrida, porém estão proibidos de recuperar pontos de radiação! Eles são imunes aos efeitos nocivos e isso significa que o ganho de XP através de radiação está limitado!
A ação de acampamento em um terreno sem radiação permite ao jogador humano recuperar 2 pontos de radiação.
Um médico em um ermo ou assentamento de nível 3 ou 4 (sempre há um médico nesses locais) pode recuperar TODOS os seus pontos de radiação gastando uma ação e pagando 1 tampa para cada 3 pontos de radiação, considerando que um trio incompleto ainda custa 1 tampa. Não tente enganá-los aqui!
Abaixo uma lista com os efeitos de radiação que são causados APENAS nos personagens humanos. Cada SPECIAL citado implica na necessidade de +1 acerto durante encontros e missões. O efeito de não rerrolagem afeta encontros, missões e combates.
TABELA (Humanos apenas)
5-6 = E.
7-8 = E. Não rerrole E.
9-10 = E, A. Não rerrole E, A.
11-12 = E, A, S. Não rerrole E, A, S.
13-14 = Efeitos acima e não pode repetir ação no mesmo turno.
15 = Efeitos acima. Realize apenas 1 ação por turno.
16 = Morre e é eliminado do jogo!
Sim, caro humano. Você morre com radiação máxima agora! Mas calma... Se você tiver a sorte de gostar de radiação, abaixo segue uma forma de você sobreviver...
SOFRENDO RADIAÇÃO E SE TORNANDO UM GHOUL (Humanos apenas)
Perceba que até 15 de radiação o jogador humano tem chance de sobreviver. MAS temos uma surpresa para você que deseja muito continuar vivo nessa situação de sofrimento. Enquanto você estiver com 13 ou mais de radiação, sempre no começo do seu turno você irá lançar um dado V.A.T.S. Se cair a face com acerto duplo, você vira um Ghoul! Parabéns!
Quando isso acontece recupere totalmente os pontos de radiação (você nunca mais sofre radiação) e de brinde seus pontos de vida são limitados em 12, mas não estamos te curando se você já estava com menos que isso, está bem?
Devido a estas regras trazerem mais dificuldades no jogo, recomendo que implementem os ajustes de dificuldades de testes abaixo, pois isso entra em maior conformidade com o jogo original. No boardgame original, a sorte determina ainda muito de como os jogadores obtém sucessos nos testes, mas aqui abaixo descrevo algumas vantagens e desvantagens de cada classe.
Lembre-se que os SPECIAL listados em Dificuldade requerem +1 acerto em encontros e missões. Em Facilidade requerem -1 acerto em encontros e missões. Não rerrolar afeta encontros, missões e combates.
Na maldita paisagem infernal do futuro, andam pela Terra outros seres que não classificamos como humanos...
HUMANO
Nenhuma dificuldade ou facilidade adicional.
GHOUL
Dificuldade: S, C, A. Não rerrole S;
Facilidade: P, L
SUPER MUTANTE
Dificuldade: I, A. Não rerrola I, A;
Facilidade: S.
Bom, como alguns podem já ter percebido, isso aqui está virando quase um RPG... Quem pensa assim, está certo. Devido a isso, aos interessados eu proponho mais algumas coisinhas...
É possível um jogador humano iniciar a partida como um Sintético. Ele pega o token de sintético e o deixa no seu tabuleiro permanentemente. Ao fazer isso, as alterações são as seguintes:
SINTÉTICO (Considerar isso durante o jogo se você se tornar um)
Dificuldades: C. Não rerrola C.
Facilidade: Não sofre radiação; Sofra 1 acerto a menos durante combates (1 escudo natural)
Portanto, bom divertimento à todos e qualquer dúvida só comunicarem!
Link para download dessas house rules:
https://drive.google.com/drive/folders/1TXFsREnUHUmlqLd7t9ybYjTAYNb87MhJ?usp=sharing
Link da house rule de Crippled Limbs:
https://drive.google.com/drive/folders/1w0X1ct5-8evDmUDpteSuJd4pb_xvTZED?usp=sharing
Nota: Ainda pretendo fazer um gigante compilado de todas as regras e montar uma espécie de manual dentro do layout do fallout.