Paizao::Goldgames::Paizao::Goldgames::Eu não sei qual a pior notícia.
Se é a Galápagos comprando o BGA ou a Meeple BR trazendo El Grande dizendo que é um grande jogo.
Esse hobby tinha tudo pra ter dado certo mas caminha a passos largos para o fundo do poço.
Qual problema da Asmodee (e nao a galapagos) comprando o BGA?
O El Grande vou ignorar pois aparenta bait ou querendo chamar atenção
E o hobby ta indo pro fundo do poço porque, mesmo? vejo cada vez mais jogos sendo lançados e a comunidade crescendo. Único contra foi os preços terem elevado mas é dificil querer que qualquer coisa se mantenha se o dólar sobe, né?
Eu sei que foi a Asmodee quem comprou (pior).
Daqui a alguns meses, quando eles cobrarem valores altíssimos de assinatura, daí veremos.
Um local onde podíamos jogar, mesmo que virtualmente, tranquilo. Agora é caça níquel deles.
Eu não vejo cada vez mais usuários ingressando no hobby. Pelo contrário. Conheço vários que se decepcionaram e deixaram de praticar.
Pode ser que não aqui no Ludopedia. Por exemplo. Eu tenho oito amigos que jogavam direto e compravam jogos e nenhum deles têm ou já tiveram contas aqui.
Todos estão desanimados e muitos vendendo os boards e dizendo que irão deixar de praticar Board Games.
Não confunda contas criadas nesse site com número de jogadores. Eu, por exemplo, já estou em minha terceira conta pois resolvi excluir as outras.
Sobre o El Grande eu achei que foi muita zuada pra pouca coisa. Esperava algo realmente surpreendente mas pra mim o jogo é ruim mesmo.
Ok, se a asmodee disparar o valor da assinatura (mas dizem eles que vão manter) ai você tem razão nesse ponto.
A gente podia jogar "tranquilo", o sistema punitivo do BGA é sem noção fora que quase todos os jogos tem que ter premium para criar uma sala ou você fica que nem besta olhando pra tela do pc até alguem premium criar uma sala aberta
Não falo de contas aqui pois não sei nem como consigo ver quantas contas são criadas por periodo mas na minha cidade, eu só vejo o povo entrar. As pessoas que já vi se afastarem do hobby eram pessoas que eu conhecia muito pouco e que estavam no hobby desde 2000 e pouquinho. Os que começaram de 2010 pra cá estão firmes e forte. No máximo reclamam de alguns valores altos.
Lamento muito você vivenciar essa realidade no hobby, aqui em Fortaleza é outra realidade.
Por último, você isoladamente não gostar do El Grande não quer dizer que ele não seja um grande jogo (eu não gosto do Agricola ou Wingspan mas reconheço que são grandes jogos queridos por muitos). El Grande é um jogo de 1996 e que até hoje é TOP 1 de muitas pessoas. Agora se você criou expectativa por outra coisa (que não sei o que poderia ser pois com a dica "grande" só ficou o El Grand e o Big Shoulders como suspeita) e ela não foi atendida, lamento. Só não é justo ficar menosprezando esse jogão
Aonde eu assino?
Temos que aprender a separar as coisas.
Se não nos agrada, não significa que seja ruim, que não tenha qualidade.
É assim na música, na literatura, no cinema e etc.
Eu mesmo já fui muito radical com relação à música quando era mais moleque.
Se uma banda não me agradava eu já disparava: “essa banda é uma bosta”.
Hoje reflito tranquilamente: poxa, o som da banda ‘x’ não me pegou, mas ela tem uma legião de fãs e vendeu trocentos milhões de álbuns e bla bla bla.
Respeito, reconheço que certamente tem qualidade, só não acertou no meu gosto pessoal.
Exatamente o mesmo acontece com board games. Terra Mystica é um dos jogos mais aclamados, mas já vi um monte de gente dizer que não curtiu. Normal.
El Grande a mesma coisa.
Eu também nunca joguei (já vi gameplays e acredito que não vai ser um dos meus preferidos), mas os prêmios que o jogo ganhou e a legião de fãs que ele reuniu atestam um fato: o jogo é bom, tem muita qualidade.
Você não gostar não vai mudar esse fato, você só tem que reconhecer.