Olá Boardgameiros de plantão, que não se contentam em apenas jogar e tem que ficar lendo e discutindo sobre jogos no entretempo da jogatina.
Ano passado adquiri um Via Nebula, meu primeiro Space Cowboys e primeiro Martin Wallace, e resolvi dissipar neblina sobre esse jogo. Acabei encontrando esse texto no BGG que me chamou muita atenção e compartilho traduzido abaixo para conversarmos. O texto trata de uma comparação entre o Via Nebula e o Brass.
"Via Nebula é um jogo sobre neblina, em que você deve usar sua imaginação para visualizar o que está coberto pela neblina. Felizmente, você já tem uma boa imaginação, desde que você esteja lendo se imaginando jogando.
Via Nebula compila as melhores partes do Brass, destilado e simplificado em menos de uma hora, mantendo a maior parte da profundidade e diversão sem tanta complexidade/confusão. Ele é 75% da diversão e desafio em 25% do tempo.
Um pequeno parênteses, outros reviews falam sobre regras, ou componentes, ou partes e coisas do tipo. Então, não tomemos essa rota. Como no Brass, se ganha vantagem por fazer zig ou por fazer zag, e esse é o objetivo aqui. Ou quase isso, é mais sobre tentar falar sobre o que ninguém que falar no meio da neblina (Or kinda, it's mostly just trying to talk about the elephant in the foggy room)
Veja só, Via Nebula é extremamente similar ao Brass. Existem grandes diferenças é claro, como este ser mais barato e o Brass sendo republicado com componentes de luxo e tal, mas o coração de ambos é muito similar. E é isso que eu gostaria de apontar, já que destaca grandes coisas sobre esse jogo subestimado, mas incrível.
Indo direto ao ponto, o objetivo de cada jogo é fazer mais pontos. No Via Nebula (Brass), isso é feito colocando campos (rotas), desbravando e usando recursos (carvão/ferro) e erguendo edifícios. Brass adiciona dinheiro no jogo (ganho a partir de renda ou empréstimos) desenvolvendo edificações mais fracas, cartas que limitam suas opções ou informam as decisões, e ordem de turnos variável.
Quando eu jogo Via Nebula, os destaques do jogo são as interações que também estão presentes no Brass:
- Corrida pelos melhores pontos de recursos ou local de construção
- Aproveitar coisas que outro jogadores fizeram para ganhar vantagem (efetivamente trocando ações por pontos)
- Fazer o inverso disso ( Eu faço essa rota pra você, de boa, e ganho pontos por isso)
- Tentar ser eficiente com as ações e planejar a frente mantendo os olhos em oportunidades que podem surgir
- Especular o que os oponentes pretendem fazer para tirar vantagem disso
Como realizamos essas coisas é diferente em cada jogo, provavelmente é esse motivo de escrever “Via Nebula” e “Brass” diferente e de virem em caixas separadas. Vamos falar sobre essas diferenças:
- Via Nebula joga de 2 a 4 jogadores de 30 a 60 minutos (dependendo do número de jogadores) e é incrível em para 2.
- Brass joga de 2 a 4 jogadores de 90 a 180 minutos e é melhor em 4
- Brass tem mais variáveis para um edifício pontuar, como dinheiro e carvão/ferro, preço dos recursos e conexões, e possivelmente requer mais ações erguer o edifício.
- Via Nebula tem um set-up inicial aleatório dos recursos, isso influencia bastante as ações iniciais e os planos.
- Brass (Lancashire) tem set-up definido, o jogo sempre começa igual, a única diferença é a ordem do turno e as cartas que cada jogador compra
- Brass (Birmingham) tem aleatoriedade nos tiles de mercadores, que especifica quais produtos podem ser vendidos no mercado, mostrando as ações iniciais e planos.
- Brass geralmente é mais bem recebido e por isso pode ver mais mesa, mas o peso e complexidade podem atrapalhar isso também.
- Via Nebula parece ser visto como um jogo família bonitinho, e não como um jogo “sério”, deixando alguns com cara feia quando o coloco na mesa.
Quando tudo isso é dito e os achismos do Via Nebula aparecem, e esses pontos são ignorados quando comparados com outros, eu sinto todo o prazer e satisfação que tenho quando eu jogo Brass, exceto pelo tempo economizado para outra partida. Ou outros jogos, eu acho.
Esse não é um jogo pelo qual você precisa se preocupar com tipo de jogadores para balancear a experiência. Ele é apenas um jogo divertido que oferece desafio, profundidade, competição e tudo isso em menos de uma hora"
Eai? Já jogou os dois, teve o mesmo feeling?
Eu gostei de saber que comprei um Brass e não sabia, e fiquei muito curioso para joga-lo. Pelo texto, sem dúvidas, os dois cabem na coleção!