viniciusjf::Auone::KaJu:: Aqui a gente nao tem problema de jogador alfa, mas voce pode tentar usar a regra do silêncio, o jogador só pode discutir sobre uma estratégia com outro jogador que estiver na mesma casa (ou espaço) que ele ( mas acredito que essa regra se aplique somente em casos extremos de jogador alfa). É isso ai...
Se vocês conseguem jogar Andor sem palpitar na jogada dos outros, ou vocês são muitos ninjas ou devem perder bastante, Andor como você disse não é nenhum dungeon nem é um jogo de combate, Andor é um jogo de administração de movimentos em que os movimentos de todos do grupo deve ser milimetricamente calculo e combinado, não tem como não palpitar nos movimentos dos outros assim.
É isso que me aborrece nos cooperativos, a ponto de não ter mantido nenhum na coleção.
Não gosto desse jogo pelo motivo citado pelo Auone, e não culpo o fato de ser cooperativo, conforme dito pelo viniciusjf.
Também concordo com a afirmação de que é sempre a mesma coisa, sempre os mesmos movimento e ações e isso me faz não gostar desse jogo. Vc perde várias vezes até descobrir um movimento "correto" e às vezes esse movimento é o único possível, depois de descoberto, vc nunca mais passa qualquer dificuldade naquele ponto. Joguei algumas vezes e todas que repeti jogadas anteriores deram 100% certo.
Broxante demais essa mecânica de "só existe um movimento correto" e isso força o jogo a ter um Jogador Alpha, afinal se um iniciante fizer qualquer jogada errada, todos os demais vão sempre apontar que ele não deve fazer isso.