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Jogo desbalanceado/quebrado?

As Lendas de Andor
  • avatar
    Epipetombas24/11/15 07:15
    avatar
    Epipetombas
    24/11/15 07:15
    25 mensagens MD

    Fala galera, tudo certo? 
    Quero dividir com vocês um caso que aconteceu no meu grupo de jogos e despertou a minha curiosidade, estávamos jogando Andor na adorável lenda 3 haha, e estávamos perdendo e perdendo, até que um dos membros se emputeceu e começou a reclamar do jogo, que o jogo é desbalanceado por isso e por aquilo! Fiquei olhando o ataque dele e me perguntado se sentia o mesmo, a resposta foi não. Mais eu fui buscar pela internet se achava alguém com uma opinião parecida com ele, e até agora nada! Hahaha

    Gostaria de saber a opinião de vocês, vocês tem alguma house rule? Mudariam alguma coisa no jogo? Ou já desistiram dele? 
    Um grande abraço!

    OBS: Irei deixar alguns pontos da reclamação dele que eu me lembro:
    - O anão é inferior ao guerreiro e  é obrigado a perder tempo indo as minas para fortalecer
    - É injusto o arqueiro tomar dano do monstro se estiver um espaço de distancia dele
    - O jogo te obriga a fazer sempre a mesma estratégia inicial 
    - O combate é muito jogado a favor dos monstros

    É o que me lembro agora haha, qualquer coisa eu edito aqui! 

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  • Motta
    78 mensagens MD
    avatar
    Motta24/11/15 08:24
    Motta » 24/11/15 08:24

    É um jogo cooperativo, afinal.
    Puxando para o lado da realidade, temos que concordar que nenhuma equipe será 100% equilibrada e cabe a seus integrantes a difícil missão de trabalhar com as habilidades limitadas e atributos em destaque de cada um. Creio que o designer pensou nisso quando criou o jogo.
    Quanto ao arqueiro sofrer dano: já imaginou que os monstros podem ser capazes de cuspir fogo, ácido ou atirar pedras, à distância por exemplo?
    As estratégias são de acordo com a missão pessoal e o posicionamento de recursos e inimigos.
    Os monstros realmente tem vantagens, mas elas podem ser melhores ou piores de acordo com o setup aleatório e o surgimento das cartas, etc.
    Tem pessoas que realmente não gostam de certos jogos, principalmente cooperativos e acho que o termo desbalanceado não deve ser aplicado a esse tipo de jogo. Uma equipe tem que saber lidar com seus pontos fortes e fracos.
    Eu particularmente adoro este jogo.
    Uma dica é realmente tentar entrar na história e sentir o clima mais realista possível, mesmo com o fator sorte eu consigo me imaginar numa luta ferrenha com os monstros em que nem sempre tudo que se planeja pode acontecer.
    Tipo escorregar bem na hora de bater o pênalti, saca? A vida também tem esses dramas...

    House rule usei uma vez: subir o marcador de tempo a cada morte de dois monstros e não apenas um. Uma exigência de integrantes do grupo para jogar.
    Faça suas adaptações, afinal o grupo pode se sentir mais a vontade e a diversão melhorar, de repente o jogo fique mais dinâmico, no nível menos hard.

    Boardgames, sendo pequenos eventos sociais, não precisam se submeter à ditadura do game designer, hehe. Façam seu motim e divirtam-se.

    Meu conselho: não desista do jogo. Se gosta dele isoladamente, faça uma aventura solo. Não é o que se espera em boardgame, mas em dias de chuva, ou falta de uma equipe, a coragem de um único homem pode salvar um reino...

    9
  • fabiocardo
    1314 mensagens MD
    avatar
    fabiocardo24/11/15 09:38
    fabiocardo » 24/11/15 09:38

    Adoro esse jogo. Realmente é difícil. Principalmente a última lenda com o Dragão (ataque 3 dados pretos!!!!). Sofri para ganhar, tem que saber administrar recursos (porções, dinheiro para comprar força etc)

    2
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins24/11/15 12:04
    Urick Lins » 24/11/15 12:04

    Motta::Boardgames, sendo pequenos eventos sociais, não precisam se submeter à ditadura do game designer, hehe. Façam seu motim e divirtam-se.

    Assino embaixo.
    :D

    2
  • Auone
    586 mensagens MD
    avatar
    Auone24/11/15 12:22
    Auone » 24/11/15 12:22

    Epipetombas::- O anão é inferior ao guerreiro e  é obrigado a perder tempo indo as minas para fortalecer
    - É injusto o arqueiro tomar dano do monstro se estiver um espaço de distancia dele
    - O jogo te obriga a fazer sempre a mesma estratégia inicial 
    - O combate é muito jogado a favor dos monstros

    Não concordo com nada disso:
    -Os heróis parecem desbalanceados, mais isso varia de acordo com a lenda, o guerreiro e o anão por exemplo não são bons na lenda 4 enquanto o mago e arqueiro são ótimos, o anão é ótimo na ultima lenda para bater no dragão, o guerreiro é mais balanceado bom em todas as lendas mais não é excelente em nenhuma e assim vai.
    -O arqueiro não é bem um herói de combate ele é mais de suporte, serve para comprar poções mais baratas, matar monstros sem dar alarmes (lenda 4), ou atacar o castelo defendido por monstros no começo da lenda 5.
    -Sim o começo é sempre o mesmo, não recomendo combates no primeiro dia, use o primeiro dia para pegar itens e resgatar camponeses.
    -Não o combate não favorece os monstros, é obvio que se você tentar atacar um troll com um único herói mal equipado você levara uma surra, o lance dos combates é saber dosar a quantidade de heróis, pontos de força e equipamentos necessários para derrotar determinado monstro de preferencia em um único ataque para não gastar muitas horas. Também é importante saber escolher quais monstros atacar, pois quando você mata um monstro você avança o marcador de lendas, portanto quanto menos monstros matar melhor, mate apenas o necessário para não perder o jogo. 

    Se for para citar os defeitos do jogo eu citaria:
    1-Baixa re-jogabilidade, como as estrategias para cada lenda são sempre as mesmas não da vontade de jogar de novo uma lenda que você já venceu, e as lenda são fáceis demais depois que você já as conhece, a primeira partida de cada lenda é a unica desafiadora.
    2-O jogo é bom solo (controlando vários heróis), mais é ruim com várias pessoas, como é um jogo de administração de movimentos, o movimentos dos heróis precisa ser milimetricamente calculados portanto a presença de um jogador alfa palpitando na jogada dos aliados é muito forte.

    Bom essa é minha opinião, já fechei 7 lendas nesse jogo sozinho (5 lendas básicas + 2 lendas extras impressas) e cheguei a essa conclusão sobre ele, estou esperando sair mais expansões pois já abusei do que já tenho.

    4
  • wesley malk
    46 mensagens MD
    avatar
    wesley malk24/11/15 12:25
    wesley malk » 24/11/15 12:25

    Epipetombas::Fala galera, tudo certo? 
    Quero dividir com vocês um caso que aconteceu no meu grupo de jogos e despertou a minha curiosidade, estávamos jogando Andor na adorável lenda 3 haha, e estávamos perdendo e perdendo, até que um dos membros se emputeceu e começou a reclamar do jogo, que o jogo é desbalanceado por isso e por aquilo! Fiquei olhando o ataque dele e me perguntado se sentia o mesmo, a resposta foi não. Mais eu fui buscar pela internet se achava alguém com uma opinião parecida com ele, e até agora nada! Hahaha

    Gostaria de saber a opinião de vocês, vocês tem alguma house rule? Mudariam alguma coisa no jogo? Ou já desistiram dele? 
    Um grande abraço!

    OBS: Irei deixar alguns pontos da reclamação dele que eu me lembro:
    - O anão é inferior ao guerreiro e  é obrigado a perder tempo indo as minas para fortalecer
    - É injusto o arqueiro tomar dano do monstro se estiver um espaço de distancia dele
    - O jogo te obriga a fazer sempre a mesma estratégia inicial 
    - O combate é muito jogado a favor dos monstros

    É o que me lembro agora haha, qualquer coisa eu edito aqui! 

    olha só que blz, vamos as considerações iniciais
    - O anão é inferior ao guerreiro e  é obrigado a perder tempo indo as minas para fortalecer
                    cada personagem tem um ponto forte e outro fraco, não acho desbalanceado, rolar 6 ou 3 dados não faz diferença se cair todos no 1, certo!??!

    - É injusto o arqueiro tomar dano do monstro se estiver um espaço de distancia dele
                 como o amigo respondeu acima, pode acontecer na vida real


    - O jogo te obriga a fazer sempre a mesma estratégia inicial 
            concordo, pois inicialmente vc sempre tem que, andar, decidir o que fazer, planejar as ações em conjunto... perai todos os jogos não são assim...
    - O combate é muito jogado a favor dos monstros
              bom com isso eu discordo, não é a favor do monstro, tem sempre uma variante de quantidade de jogadores, agora ser dificil é diferente de ser a favor do monstro...




    o jogo é lindo, a jogabilidade é muito boa e a questão de controlar o jogo pelo relogio e marcador de aventura é o que faz toda a diferença no jogo...

    1
  • Auone
    586 mensagens MD
    avatar
    Auone24/11/15 12:33
    Auone » 24/11/15 12:33

    wesley malk::
                  cada personagem tem um ponto forte e outro fraco, não acho desbalanceado, rolar 6 ou 3 dados não faz diferença se cair todos no 1, certo!??!

    Na verdade o fator sorte nos dados não pesa muito nesse jogo.

    O Guerreiro e o arqueiro compensam isso rolando uma quantidade muito grande de dados, é só manter o hp alto que você rolara bastante dados, principalmente com o guerreiro já que ele enche a vida dele fácil nas fontes. 

    O mago tem a skill dele de virar dados, na pior da hipóteses você rola um 4 com ele, e também recomendo você dar as pedras rúnicas para o mago já que ele tem apenas um único dado para rolar. 

    E o anão depende mais de seus pontos de força elevado para lutar do que de suas rolagens.

    2
  • Epipetombas
    25 mensagens MD
    avatar
    Epipetombas24/11/15 12:54
    Epipetombas » 24/11/15 12:54

    E isso aí galera!  Eu já mostrei todos esses pontos para ele e vou mostrar qu eu não estou sozinho nessa!  Haha 
    Começo a achar que ele tem recalque porque sempre perde haha 
    Muito obrigado pela participação de todos! 

    1
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL24/11/15 13:34
    E2EK1EL » 24/11/15 13:34

    Urick Lins::
    Motta::Boardgames, sendo pequenos eventos sociais, não precisam se submeter à ditadura do game designer, hehe. Façam seu motim e divirtam-se.

    Assino embaixo.
    :D

    Excelente frase!!

    1
  • Ronan
    233 mensagens MD
    avatar
    Ronan24/11/15 14:19
    Ronan » 24/11/15 14:19

    Andor é meu board game favorito!!
    Já apanhei muito... mas já venci muito também.
    Atualmente eu ganho mais do que perco.

    Uma coisa que aprendi neste game é que... todos são apenas um. As jogadas devem todas... TODAS MESMOS.... ter um único objetivo que é vencer o jogo. Mesas onde cada jogador se preocupa com a evolução do seu herói perde a maioria das vezes. Vc não tem que se preocupar com seu personagem... vc tem que se preocupar com a missão. Simples e complexo assim.

    Se doar uma recompensa pra algum outro personagem for importante... doe.
    As pedras rúnicas são mais poderosas na mãos do mago do que em qualquer outro personagem...
    Sempre combata em grupo... evite querer resolver as coisas sozinho...
    Ajude seus amigos a resolver suas missões individuais.
    Não tem problema em deixar alguns monstros invadirem o castelo (respeitando o limite... claro...), escolha aqueles que dariam mais trabalho pra enfrentar.... e deixe eles entrarem.  Assim vc poupa esforço e tempo. 
    Fique sempre de olho no marcador de tempo e na quantidade de monstros que ainda são realmente necessários vencer. Vc não tem que matar TODOS os monstros... e sim os monstros chave para que tenha sucesso na sua empreitada.



    O único problema que eu vejo neste jogo é que ele favorece demais o surgimento de jogadores alfa... e... isto pode estragar 

    Se vc anda perdendo demais.... eu te aconselharia a jogar algumas partidas sozinho controlando 2 ou 3 personagens. Tendo a possibilidade de rever algum caminho que vc tomou para entender melhor o que o jogo necessita.

    De boa. Considero o melhor board game que possuo.... e em meu grupo todos adoram ele.


    O chato é que possui poucas missões (a missão 3 até tem boa rejogabilidade.... mas mesmo assim... é pouco).

    4
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As Lendas de Andor - Jogo desbalanceado/quebrado?
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