Crio esse tópico para trocarmos impressões dos puzzles do Exit - O Castelo Proibido.
Naturalmente ele terá spoilers, então só continue caso tenha certeza de que não vai jogar ou já o tenha jogado.
.
Eu comprei o CP meio que às cegas - não sabia que havia um nível de dificuldade na caixa e não conhecia direito a reputação dele, de geralmente não estar entre os favoritos ou ser muito difícil. Então o escolhi porque o tema me agradava, e resolvi ignorar a sua (má) fama, sendo o primeiro Exit que joguei.
Por ser o primeiro eu fiz um erro em um dos puzzles e não tenho referência para o comparar, mas posso dizer que foi uma experiência agradável. Me deixei levar pelo hype e ela não foi como a expectativa, mas foi gostoso de jogar, mesmo com as dificuldades.
Vou deixar um curto comentário sobre cada um dos enigmas:
Enigma 0 - as chaves
Foi nesse que eu errei. Por achar, pela descrição da carta, que a ajuda do código era parte padrão do jogo, eu a virei. Perdi um enigma, mas não foi tão grave, já que este é um dos mais simples.
Enigma 1 - direções
Levei mais tempo do que gosto de admitir nesse. De vez em quando fazia um erro na sequência e recomeçava. Mas não o achei verdadeiramente difícil.
Enigma 2 - palavras confusas
Nesse eu induzi que o texto da carta (primeira da primeira, etc…) deveria se referir ao texto do livro, mas não consegui achar as palavras corretas a usar sem uma carta de ajuda. Tentei soluções mais complicadas, como aplicar a regra a cada linha, individualmente, e tratar o código resultante como palavras cujas letras estivessem embaralhadas. Inclusive, antes de resolver o enigma 1, achava que o texto inteiro estava embaralhado, e fiquei tentando o reordenar! ("voavam… plural, não é o tordo. Pode ser os sapatos ou as asas. Mais provável que sejam as asas…" e etc
). A resposta é bem mais simples!
Enigma 3 - o lado dourado
Escolhi o "caminho dourado" e, pra não danificar o jogo, tirei uma foto do tapete e a imprimi em branco e preto. Tive que marcar as manchas com uma caneta para enxergar os números, mas consegui o código correto. Sobre a tecelagem, fiquei perdida inicialmente sobre como sobrepor as fitas mas, em retrospecto, a tecelagem segue um padrão, então achei coerente. Só achei pouco evidente qual fita deixar em cima, entre as duas opções possíveis (uma em que todos os nomes 1, A, etc… ficam à mostra e outra em que ficam escondidos). Arrisquei naquilo que achava mais provável e por sorte consegui o número na primeira tentativa.
Enigma 4 - sudoku!
Acho que o mais simples de resolver, pelo menos pra quem já jogou Sudoku, pelos princípios entre o jogo e o enigma serem muito próximos. E o capslock na carta não era muito sutil, então achei este o mais fácil.
Enigma 5 - taça e luz e pá e braço
Penei um pouco nesse. Tentava várias combinações, recolocando no disco os números resultandes… nunca ia imaginar que o texto se referia a uma operação matemática! Tive que usar a carta de ajuda.
Enigma 6 - B, o um e as runas
Neste eu desisti completamente de decifrar as runas. Supus inicialmente que a parte retirada da carta com o hexágono resultasse no número 6 ou 9 (a carta lembra os dois invertidos na vertical) mas estava enganada! Ao usar a ajuda para as runas vi que a carta B estava envolvida e encontrei o primeiro número, mas o último só consegui com a solução.
Enigma 7 - os escudos
Infelizmente já havia usado uma carta de ajuda para este enquanto tentava resolver o algum dos anteriores, já que não há indicação de qual é o próximo enigma e não há como saber com certeza se temos todas as cartas necessárias. Uma pena, pois gostaria de ter tentado apenas com a nova carta que recebi das runas. Depois de ver o que devia fazer fiz algumas triangulações, achando que ia resultar em algum desenho maluco, rs, mas vi que todos os escudos iguais se localizavam em apenas um terço da penúltima página.
Enigma 8 - 13
O infame enigma do 13, contra o qual boa parte dos jogares se revoltou! Na verdade, esse foi o enigma a me trazer um sorriso ao rosto. Adorei o texto brincalhão e dissimulado! (Volte esta carta ao monte… SE você não quiser ver a resposta…) Acho que é porque esse é o tipo de detalhe traiçoeiro que espero desse tipo de enigma. Não percebi como uma violação das regras (mesmo que, tecnicamente, seja uma), mas como uma brincadeira das mentes por trás dos desafios.
Enigma 9 - dobras
Ugh, o das dobras… eu usei papel vegetal para preservar as páginas, e talvez isso tenha dificultado encontrar a solução, mas não cheguei aos números. Não sei se esse enigma é muito melindroso ou se não tive finesse, mas usei as três cartas de solução pra ir para o próximo.
Enigma 10 - a armadura!
Eu quebrei a cabeça para descobrir como a montar, e até abri um tópico de ajuda aqui na ludopedia. Não entendia como a montar de pé, mas finalmente, com a ajuda indireta do tpcordeiro, entendi como tudo se encaixava. Essa foi a parte mais difícil, porque estava claro pelas cartas que a espada deveria perfurar o local correto da carta de enigma.
.
Essa foi a minha experiência com o Exit CP! A maioria em que usei cartas de ajuda eu deveria ter tido mais paciência, porque não eram incoerentes.
Consegui preservar o jogo usando papel vegetal e uma impressora, e não apenas pela minha chatice com a preservação de componentes, mas também pelo preço alto de um jogo que dura poucas horas. Assim posso trocar ou vender mais tarde.
De resto, vou tentar ser mais paciente no próximo! E possivelmente ignorar o tempo, que atrapalha quando fico preocupada em demorar demais para resolver o jogo.
.
Quem já jogou, o que vocês acharam dele ou fizeram de diferente? Adoraria conhecer a impressão dos outros jogadores sobre os enigmas.