matheusfj::
Eu discordo e por três motivos:
a) Primeiro, porque os componentes do Banquete a Odin são mais baratos para se fazer. Portanto, pode não ser o TI4 que seja caro aqui, mas o Banquete a Odin que seja caro lá nos EUA para o consumidor pessoa física. É dizer, aqui estamos discutindo essa situação enquanto lá fora pode rolar a mesma discussão pq se cobra os mesmos U$100,00 por um jogo que vem componentes de madeira, sem grande complexidade para produzir (o que não retira o mérito do jogo);
b) Reforça essa hipótese, ainda, o fato de que o Banquete a Odin é encontrado na Europa por cerca de 65 euros, com frete incluso, o que daria em torno de R$550,00 na conversão para o real de hoje e com a inclusão dos tributos de praxe;
c) Além disso, embora o preço para o consumidor final seja um termômetro, não dá para comparar um jogo com o outro dessa forma, principalmente de editoras estrangeiras diferentes. O lucro da FantasyFlight cobra para repassar os títulos como TI4 para a galápagos pode ser mais alto que o praticado por uma editora menor, como a Z-man games, que detém os direitos do Banquete a Odin.
Continuo a discordar e acredito ter um grande equivoco ai nos tópicos aonde foi levado em conta somente sua suposição:
A&B) Como Jaime Steigmeyer já falou num blog dele o custo de produção de madeira e plástico é semelhante os valores são sim aproximados apesar de ter muito plastico na caixa do Prophecy, mas tambpem tem muita madeira no Banquete. Ambos jogos vem repletos de cartas, com uma vantagem pro Profecy, Feast deve ter quase 300, Prophecy 400....Feast tem mais tokens de punch boards são 18 folhas de punchboards contra 10 do Prophecy.
Ambos são caros de produzir, em qualquer lugar, e ai existe um novo equivoco, na Europa você também compra Prophecy of Kings na casa dos 70 Euros, isso por que é natural existir uma compensação nos preços de acordo com a valorização da moeda, você vai ter geralmente essa diferença de 10-20% do preço cobrado em lojas online e algumas luderias fisicas, especialmente em Big Boxes. O Prophecy of Kings na Europa tb custa em média 70 Euros. Ambos tem MSRP em 99 euros/ Libras, mas você acha em todas as lojas online por 70, ambos os jogos, logo podemos acreditar que eles tem sim preços semelhantes tanto em produção, quanto revenda.
No caso do item C ele é completamente uma suposição da sua parte, mas uma vez que a Galapagos é parte do grupo Asmodee que também é dona da licença do TI, ( ao contrário por exemplo de Jornadas na Terra Média ou Smallworld of Warcraft), não vejo por que existir um valor extra nessa parte. Logo acho perfeitamente comparáveis os 2 títulos e acho sim que serve com prova empírica a respeito do fato de que desde que Galapagos passou a fazer parte do grupo Asmodee em 2018, seus jogos são 20-30% mais caros que a média do mercado, independente do dólar, uma vez que isso vem ocorrendo sistematicamente desde 2018.
Abs.