DanKK::solidthales::Goldgames::linezinhah::Pharao Framses::CrovaxTheFallen::Alguém sabe me dizer se a cor do fundo das tiles do jogo bate com o do jogo base? Fiquei sabendo q a versão americana veio com esse erro
Só saberemos isso quando algum usuário (que não foi pago pela empresa para mostrar o jogo) mostrar os componentes uns aos lado do outro.
Então... esse é um lado mais complicado, na minha opinião.
Não tem um único youtuber (estou falando dos canais mais conhecidos) que fale sobre erros de forma sincera. E isso é por um simples fato: ele não vai mais ter o jogo doado para fazer o unboxing/review/gameplay/etc. E isso inclui as entrevistas que algumas editoras dão para os criadores.
Como muitos fazem o conteúdo como adicional a renda, acaba que eles aceitam ignorar esses erros e não entrar na "treta", se tornando totalmente imparcial.
- Por diversas vezes já vi o youtuber destacando o jogo no unboxing e um tile rasgar, daí a pessoa fala "ah gente, é só por uma colinha"
- Sempre que algum jogador pergunta para o criador sobre um erro de tradução ou componente, ele sempre arruma um jeito de fugir da pergunta.
- Em entrevista com editoras, essas perguntas são tiradas de pauta, por motivos óbvios.
- Já vi até mesmo criadores entre si rindo e achando graça por um erro de tradução, pois tinha ficado muito engraçado.
- Nunca ninguém sabe quem é a pessoa que traduziu, porque sempre há uma divisão de tarefas, mas ninguém sabe de quem era aquela parte específica.
Eu já mandei meu e-mail para a Asmodee reclamando.
Em 2017, quando aconteceu exatamente a mesma coisa com o lançamento do base de TI4, eu cheguei a passar o caso para um amigo meu que é advogado e que trabalha a muitos anos na área do consumidor.
Cheguei a pedir a ele para, utilizando meu perfil, explicar para a comunidade quais os erros da Galápagos na legislação. Vários artigos foram citados demonstrando erros em Direito do Consumidor que gerariam indenização e até mesmo crimes contra o consumidor.
Tudo ficou muito bem explicado e as chances eram enormes de a ação coletiva ser julgada procedente. Eu estava apenas buscando mais umas três pessoas pra assinarem o processo comigo. Mas você sabe qual foi o resultado disso?
Simplesmente fui humilhado pelos usuários do Ludopedia. Fui ridicularizado. Muitos diziam que era loucura. Que estavam ansiosos para verem eu perder esse processo. Que eu era doido. Que eu era fake. Dente tantas outras agressões.
A paixão pela Galápagos era cega. O fato de ela ter trazido um jogo do porte de TI4 foi algo que cegou as pessoas. Ficaram apaixonadas e não viam o erro.
Defendiam a Galápagos a todo o custo e ninguém, ninguém se dispôs a assinar comigo esse processo.
A minha decepção foi tão grande que eu encerrei minha antiga conta e só voltei com outro perfil em maio de 2020. Quase três anos totalmente afastado do Ludopedia.
Hoje eu vejo a situação absurda que a Galápagos plantou no hobby mas eu não tenho piedade nenhuma dos consumidores do hobby. Merecem passar por tudo isso. Digo com toda sinceridade do mundo. Merecem de verdade.
Tudo isso era previsível. Meu amigo advogado achou um absurdo a gente aceitar essa situação em 2017. Hoje só vejo que o cenário piorou e muito.
Mas não é só. Podem ter certeza que ainda vai piorar e muito. A Galápagos não está nem aí pra você e nem pra mim. Quando quero comprar um jogo dela eu compro e protesto nas redes sociais dela pois a mesma não está nem aí para os usuários desse site da Ludopedia.
Enfim. Acredito que devemos lutar e que um processo é causa ganha mas eu não irei mais tomar frente disso. Faço meus protestos nas redes sociais. É o que eu posso fazer.
Quantas pessoas são necessárias no total para se fazer um processo coletivo em relação a isso? Ontem eu estava jogando com amigos meus na qual 2 deles são advogados. Eu não tenho conhecimento nenhum sobre isso mas pelo que eles falaram, mesmo que possa acontecer de perder no processo, a empresa vai ter que gastar para participar de audiências, ou seja, de alguma forma talvez valeria a pena. Enfim, acho que esse tipo de situação precisava ser sanada. Não conheço e não ouvi falar de nenhuma pessoa que acabou entrando com um processo contra alguma empresa de jogos de tabuleiro, mas acredito que a partir do momento que o primeiro fizer isso, talvez seja o início de uma nova geração de pessoas mais críticas em relação a qualidade do produto que está sendo vendida (veja bem, qualidade não digo em componentes, mas sim, no produto em geral na qual as traduções estão inclusas). Hoje, para qualquer coisa que você faz, sempre tem um ativista ou alguma pessoa que quer tirar vantagem de alguma situação e meter processo sobre qualquer motivo, agora, onde estão essas pessoas que tem medo de entrar com processo contra uma empresa que vende um produto de qualquer maneira e não se importa nem de fazer as correções necessárias dos próprios erros para os seus consumidores? Alguma coisa precisa ser feita e logo ou se não a melhor situação é abandonar o hobby ou comprar jogos das outras empresas que aparentemente se preocupam bem mais com os seus consumidores do que essa do calango...
Assim como vc, eu também não tenho um conhecimento profundo nessa área, mas lendo o Código de defesa do consumidor é algumas matérias sobre o assunto, no meu entendimento entraria como um vício, ou seja, o produto apresenta uma falha que não interfere no seu funcionamento, porém até o presente momento a falha e somente na caixa, é a caixa e um componente do boardgame?influência na sua jogabilidade? E para o público que não esta inserido nesse hobby iria considerar esse boardgame como um brinquedo ou como um item de colecionador?E se for considerado um brinquedo essa falha na caixa e relevante?mas se for um item de colecionador essa falha tem alguma relevância? São essas perguntas que talvez iria influenciar numa decisão de todos que compraram e enpanção ou até mesmo para futuros problemas semelhantes que podem ocorrer em algum outro boardgame.
Pois é são muitas perguntas e só um profissional da área pra responder com precisão.
Pelo pouco que sei o processo tem que tramitar na comarca onde reside o consumidor. Minha idéia em 2018 era de conseguir mais três pessoas de Belo Horizonte que era a cidade onde eu morava.
Por ser uma cidade grande não foi difícil identificar pessoas aqui residentes em BH mas nenhuma delas aceitou assinar o processo junto comigo.
Resultado. Hoje a situação piorou, a Galápagos continua colocando sem cuspe nos consumidores dela e nada pra melhorar está sendo feito.
Hoje eu moro em uma pequena cidade do interior de MG. Muito mais difícil achar consumidores da Galápagos aqui pra assinar um processo desse.
Creio que não seria difícil quatro usuários do Ludopedia que residam em São Paulo capital se juntarem pra procurar um advogado e tomar uma providência.