Mclovin::matheusfj::Mclovin::matheusfj::Minhas considerações finais sobre esses temas:
1) meu argumento é, justamente, que não dá para comparar dois jogos distintos, sendo a questão dos componentes um exemplo. Existem uma variável grande de qualidades de "plástico" e "madeira", assim como "tokens". Cada jogo é um jogo. Até o verniz aplicado no acabamento do tabuleiro impacta no preço final;
2) o fato de existir uma variável do preço em função do lugar (país) é um dos fatores que pesa aqui também e que não pode ser atribuído à empresa;
3) Se ambas empresas pertencem ao mesmo grupo (Asmodee), estão sujeitas à legislação de preços de transferência (transfer pricing), não podendo "superfaturar" ou "subfaturar" produtos em nenhum dos pais onde opera. Todos os produtos da operação tem de corresponder ao mesmo valor, após aplicação do câmbio e das taxas, para evitar o uso de subterfúgios para maquiar o lucro aqui ou lá. Portanto, para mim mais do que nunca fica provado que a culpa do preço não é da empresa;
4) ao camarada que disse que colocar a caixa com o defeito "escondido" seria o mesmo que não ver uma traição da esposa, digo que discordo. Como eu disse antes, é uma coisa estética e sem importância para o jogo. Quando vc compra a expansão, não compra a palavra "expansão". Compra o jogo em si.
Portanto, para usar sua metáfora, eu diria que seria como ter uma mulher que ama, mas que tem uma marca de nascença que você não gosta no corpo. Você pode ignorar isso e ser feliz com a essência dela. Ou pode se apegar a esse detalhe bobo. Só vai ter tirar momentos de alegria e te frustrar. No final, o que realmente importava estava ali o tempo todo.
Olha acho que acabou desvirtuando as respostas que te propus mas vamos lá:
1) Desculpa mas eu acho que dá sim, não estamos comparando um jogo com uma mobilete, um camelo ou um videogame, estamos comparando dois jogos que tem muitos componentes que custam o mesmo preço nos EUA e Europa, os dois maiores mercados de BG, não acho que estou fazendo uma comparação entre laranjas e bananas aqui não.
2) Aqui não distorça o que eu falei, o que te mostrei foi exatamente o contrário, não existe uma variável de preço, ambos os jogos custam a mesma coisa nos EUA e Europa, não existe uma variação de preço, apenas que como de praxe em todos os jogos existe o preço MSRP ( que são iguais entre os 2), e o valor cobrado por lojas online que costumam ser abaixo do MSRP em todo catalogo deles ( e de novo ambos são vendidos pelo mesmo valor).
3) De novo distorceu um pouco o que eu falei mas tudo bem, eu respondi inicialmente a sua hipótese da eNpansão profecia dos reis custar mais caro devido a licença do produto, eu disse que isso é muito improvável devido ao fato da Asmodee ser dona dessa licença, é como eu ser dono do Homem Aranha e cobrar de mim mesmo uma taxa extra do produto.
Quanto aos produtos estarem superfaturados, um levantamento básico de 2018 pra cá ( aonde se não me falha memória o primeiro lançamento grande pós aquisição da Asmodee foi 5 Tribes), os jogos do catalogo da Galápagos passaram a custar sim 20-30% a mais do que os valores aplicados anteriormente, independente da flutuação do dólar.
Claro que não serve como uma prova de papel timbrado, mas além do Banquete a Odin que deveria prova suficiente, já que não vamos perder nosso tempo criando tabelas de evolução de preço desses jogos para provar argumentos em fórum da internet, da pra tomar como exemplo promoções do jogo Nemesis aplicadas por luderias como Loja Lúdica por exemplo, que chegou a vender o jogo por 790 reais, 210 reais a menos que o MSRP da Galápagos de 999, isso não é devido ao encalhe, a promoção foi realizada um mês após o lançamento oficial, de um jogo que aparece na lista de mais vendidos de dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Logo penso eu que não estão vendendo com prejuízo, estão tendo sim lucro a cada jogo vendido e passada a promoção ( que esgotou o jogo na loja), houve reposição do mesmo e esta sendo vendido lá a 809 reais como preço regular, curiosamente 20% a menos do que o preço sugerido pela Galápagos, ressaltando aqui, essa é a mesma diferença entre O Banquete e A Profecia =D
4) Achei a comparação infeliz tb, mas compreendo o lado do colega, erro na caixa é um erro crasso, pode estar ligada a muitos fatores, qualidade dos profissionais contratados, valores pagos, prazos apertados, mas o fato é que o erro passou por no mínimo 3 profissionais tradutor, revisor e designer e ainda assim foi parar no cartão de visita do produto. Existe sim um descaso se levar em conta o valor cobrado e ai me desculpa a franqueza, mas acho sua analogia igualmente tosca, você não pagou pela pessoa que esta ao seu lado que você ama, ela não é um produto e não passa por um controle de qualidade.
Eu pessoalmente acho que essa mania de normalizar erros de empresas e não se incomodar com o valor que se paga versus qualidade do material, é uma coisa que a gente vê em muito mais abundância no Brasil, não vejo um erro desse ser defendido fora daqui, caso o jogo custasse 200 dolares ou 200 euros e viesse com erros amadores como esse. Eu entendo o hype de muita gente de rolar um lançamento de um jogo muito esperado e o portfólio dos jogos da Galapagos é o melhor do mercado hoje, mas geralmente ao se cobrar um preço premium implica na maioria dos casos num produto premium para se começar a produzir uma justificativa plausível e plausível eu digo por que mesmo assim isso implica em outros problemas como elitização e dificuldade do acesso ao hobbie, o que logo implica numa expansão reduzida e posteriormente no encolhimento do hobbie como um todo.
Não é o caso aqui....vem sendo vendidos produtos com preço premium, que apesar do produto em si ser um jogo incrível, eles vem talhados de erros na parte que compete a Galápagos ( localização, revisão e diagramação), com pós venda de qualidade duvidosa, pouco eficiente e que muitas vezes culpabilsa o comprador e pouca auto critica quando são cobrados pela comunidade, ( muitas vezes de forma excessivamente grosseira e violenta, o que não ajuda nenhum dos lados).
A live da Galápagos com o Covil dos Jogos ano passado, me pareceu um passo na direção certa, mas na sequencia fomos brindados com a Enpansão o que talvez a 8 anos atrás na época do Batalahas na Terra Média, isso pudesse parecer mais aceitável, hoje infelizmente não é.
Beleza, champs.
Nemly, nemlerey.
Pra mim já deu essa discussão.
Claro sem erro...só n quis deixar passar essas respostas falácia do espantalho...é meio normal ignorar qdo acaba argumento mesmo...sei que pessoal leva muito pro pessoal qdo nosso argumento é meio desmontado...mas tudo bem é normal discordar.
Abraço.
uuuuuuuu, acabaram meus argumentos, oh no!
kkk
Amigo, parei de responder pq somente três opções justificam a tendenciosidade nas respostas de vocês:
1) Ou têm menos de 20 anos e não sabem falar inglês fluente, de modo que realmente, acham que o detalhe da caixa é importante/ que são soberanos quanto aos "problemas de tradução";
2) Têm intenções escusas por trás, prejudicando a editora ou o jogo;
3) Ignorância mesmo.
Seja como for, não vale a pena perder meu tempo. Sou uma pessoa ocupada, como vocês podem perceber pelo meu número de postagens aqui no fórum, que já foi levantado anteriormente.
Respondam o que quiserem daqui pra frente, vou encerrar minha participação nesse tópico.
Bons jogos para todos.