Este conteúdo é parte do roteiro do video acima. Recomendo assisti-lo.
Hoje vamos falar de Bruxelles 1897, um jogo de cartas de caixinha pequena, mas não se engane, pq aqui dentro tem um jogo denso, e com bastante coisa pra ficar de olho.
O jogo se passa em Bruxelas, capital da Bélgica, no ano de 1897 durante a Exposição Universal e Internacional. O estilo Art Noveau está em alta e os jogadores querem cravar seu nome na história das artes. Pra isso irão comercializar e expor obras de arte, construir prédios magníficos, e expandir seu circulo social em meio aos nobres.
Ficha Técnica Bruxelles 1897 é um jogo pra 2 a 4 jogadores, com duração média de 1 hora. Foi lançado na gringa em 2019, e tá chegando ao Brasil em Janeiro de 2021 pela Galápagos Jogos. Seu designer é o Etienne Espreman e seu outro jogo de destaque é o Bruxelles 1983. (repare na diferença dos anos)
Esses nomes parecidos não são a toa. Esse lançamento é na verdade uma versão card game de Bruxelles 1983, que é um jogo de tabuleiro tradicional. Pode-se dizer que essa versão de cartas é uma versão reduzida e um pouco mais leve. Mas eu falo disso no final junto com minhas opiniões.
Visão Geral O jogo tem pouquíssimos componentes. É basicamente um tabuleirinho dobrável, alguns marcadores de madeira pros jogadores, e cartas. Diversos tipos de cartas. Cada jogador terá em suas mãos dinheiro, e cartas da sua cor, que simbolizam seus arquitetos, os trabalhadores, que serão usadas pra fazer suas ações. Todas as cartas são abertas. Não há informações ocultas.
As cartas de dinheiro são dupla face, de um lado vale 1, do outro vale 3. Isso é só pra facilitar o manuseio.
O jogo ocorre em 4 rodadas, cada uma com 3 fases:
Preparação: em que vc monta esse grid usando esses diferentes tipos de cartas;
A Fase de ações: cada jogador faz ações gastando as cartas de arquiteto da sua mão
E por último a Fase de maioria, em que basicamente os jogadores irão receber pequenos bônus por dominarem certos locais.
Aqui eu montei uma partida pra 3 jogadores. A diferença pra 2 e 4 é só a quantidade de cartas no grid. As ações podem ser feitas no grid, chamado de Área Art Nouveau, ou nas 3 cartas próximas ao tabuleiro, a área de Bruxelas.
Pra pegar uma carta no grid, eu coloco um arquiteto pagando seu valor em dinheiro. Uma coisa interessante é que as cartas de arquitetos tem valores diferentes de cada lado. Vc escolhe qual usar. Esses valores são importantes pq depois vc ve qual jogador pagou mais dinheiro em cada coluna.
Temos 6 tipos de cartas pra comprar:
Se vc pegar uma obra de arte, vc simplesmente a deixa na sua área de jogo. Ela poderá ser vendida ou exposta depois.
O dinheiro simboliza a ação de venda. Vc pega o dinheiro mas tem que descartar uma obra.
Vc pode tbm adquirir materiais de construção, pra depois gastá-los pra construir esses prédios, ganhando pontos.
Temos tbm os nobres, que lhe concederão benefícios assim que são adquiridos: subir numa dessas trilhas, receber dinheiro, etc
E por último temos a carta de exposição, em que os jogadores irão expor suas obras de arte. Não podem haver obras repetidas, e cada obra q vc conseguir expor vale 2 pontos.
Já na área de Bruxelas, você não gasta dinheiro e nem pega as cartas pra vc. Aqui vc só gasta cartas da mão. O primeiro paga uma carta, o segundo paga 2, e assim por diante.
São só essas 3 cartas disponíveis durante o jogo inteiro.
Na bolsa de valores vc pega 5 dinheiros,
No Parque Cinquantenaire, vc realiza uma ação Art Nouveau qualquer, mas sem pegar cartas do grid. Vc pega 2 cartas fechadas e escolhe uma
E na Prefeitura vc ativa seus nobres. Recebe o benefício e gira 90º. A quantidade de nobres que vc irá ativar é igual sua posição nessa trilha de Nobreza. Já já eu falo das outras.
Em Bruxeles temos tbm a prisão, que broqueia cartas de voltarem pra mão do jogador.
Bom, os jogadores vão realizando ações até acabarem suas cartas ou quando todos passarem a vez. Aí vamos pra fase de maiorias, que é bem interessante.
São 3 maiorias diferentes:
Maioria por colunas.
Maioria por brasões
E maioria de Bruxelas
Na maioria por colunas, vc irá verificar quem pagou mais dinheiro em cada coluna do grid. É só somar o valor dos arquitetos. O vencedor ganha esse bônus aqui embaixo. Qualquer empate do jogo, todos os empatados ganham.
Os bônus são subir numa das 3 trilhas, e liberar uma carta da prisão. Na maioria por brasões vc irá checar esses brasões aqui no grid. Onde houver um brasão completo, quem tiver mais cartas ao redor é o vencedor. Aqui não importa o valor. É quantidade de carta. Os vencedores irão ganhar pontos de vitória, de acordo com o que tá marcando nessa trilha do brasão, a trilha do prestígio.
E por último, é a maioria de Bruxelas. Aqui é coisa ruim. Quem tiver mais cartas nessa área, deverá colocar uma carta na prisão.
Bom, e esse é o fim de uma rodada. Aí as cartas de arquiteto voltam pra sua mão, é feita uma nova preparação do grid, e segue o jogo. Depois de 4 rodadas completas é feita uma pontuação final.:
Pontuação final: Pague 2 moedas por cada nobre. Se não conseguir pagar perde 3 pontos por nobre.
Cada prédio construído vale pontos, de acordo com a trilha de Arquitetura.
Materiais não usados valem 1 ponto
A carta de exposição vale 2 pontos
E aí é feita uma nova maioria de colunas, dessa vez valendo uma pontuação final:
3 pontos pra cada 2 moedas (máximo de 15 pontos)
2 pontos pra cada obra de arte diferente
2 pontos pra cada tipo de casa
2 pontos pra cada nobre
[/ul] Soma-se tudo e como sempre, quem tiver mais pontos é o vencedor.
Opiniões
Bom, a primeira coisa que me veio à mente ao ler as regras foi: caramba, tem bastante coisa aqui! Esse é um jogo que te engana, pq vc olha pros componentes, e pro tamanho da caixa, e não imagina que vá ser algo tão complexo.
Parece q vc tá jogando um jogo de tabuleiro completão, de peso leve pra médio, o que faz todo sentido, afinal o Bruxelles 1897 foi totalmente baseado no seu irmão mais velho, 1893.
Não joguei o original de tabuleiro, mas fiz meu dever de casa e vi alguns videos sobre ele, e posso dizer que muitos elementos do jogo original estão aqui:
O grid de ações,
a disputa pelas maiorias,
as diferentes trilhas de influência…
os diversos caminhos pra vitória
a exposição das obras de arte
e decisões difíceis de se tomar ao longo do jogo
claro, algumas coisas foram simplificadas ou deixadas de fora, mas me parece que conseguiram colocar uns 80% do jogo original aqui.
O jogo em si é muito interessante com diversas mecânicas misturadas:
Alocação de trabalhadores, que aqui é feita com as cartas. Seria na verdade uma alocação de cartas? Não sei, hehe…
Controle de area misturado com um leilão, aqui na disputa pelas influências
Coleção de componentes com as obras de arte e edifícios…
Enfim, tem bastante coisa mesmo!
É um jogo com pouca sorte envolvida, visto que é praticamente tudo revelado, inclusive as mãos dos jogadores. A única sorte é quando vc abre cartas fechadas.
O coração do jogo é o grid de ações, que eu achei sensacional. A decisão de qual carta comprar envolve MUITA coisa:
A ação que a carta vai te dar
A posição no grid por conta dos bônus de coluna e brasão
E o valor do trabalhador.
As vezes vc nem quer tanto assim uma carta, mas tá interessado no bônus da coluna. A pontuação dos brasões tbm pode ser bem tentadora. E isso se intensifica ainda mais na rodada final, por conta da pontuação final das colunas. Aqui vale a pena se planejar bastante pra garantir pelo menos uma maioria que vá te dar muitos pontos.
Apesar da caixinha, é um jogo que ocupa um bocado de espaço na mesa, por conta do grid de ações, e pela área de cada jogador. Como são informações abertas é interessante que tudo seja fácil de visualizar. Os componentes são ok, nada tem nada que salte os olhos, mas cartas tem um acabamento legal.
A arte do jogo segue em estilo minimalista que lembra o estilo de art nouveau da temática. As cartas não tem texto nenhum, e a iconografia é bem eficiente. Dá pra jogar tranquilamente sem consultar o manual a todo momento.
Eu não classificaria esse jogo como de entrada, afinal são muitas regras. Fáceis de assimilar, mas ainda assim é muita coisa abstrata e exige que o jogador fique de olho em muitas coisas. Mas tbm não chega a ser um jogo pesadão… fica aí no limiar de um jogo leve pra médio.
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