tô respondendo 5 anos depois mas, pra quem chegou agora como eu, aqui vai minha perspectiva dessa habilidade do malandro: ela serve principalmente - e creio eu que especificamente - para quando o malandro decide ganhar através da coalizão com outro jogador já que é uma aliança formalizada pela regra da carta. ou seja, o jogador não vai te atacar porque ambos vão ganhar se houver essa ajuda mútua. Agora, em situação cada um por si, é meio óbvio que nenhum jogador vai deixar o malandro chegar no nível de aliado tão fácil e ter essa liberdade toda, afinal ele pode estragar as estratégias alheias ao mudar o posicionamento das peças sem consentimento do dono e inclusive perdê-las de propósito, afinal...é um malandro. Sem contar o ganho de pontos por ajuda que dobra. Enfim, acho que é uma habilidade muito interessante e que traz muita flexibilidade pro boneco, principalmente se jogarmos com amigos que sabem ser malandros levando os outros jogadores na conversa pra se deixarem ser usados, mesmo que por um breve período de tempo haha. usar essa habilidade fora da colizão é mais legal no jogo físico já que o computador do jogo digital sabe que não é uma boa ideia criar aliança com o bandido do jogo
espero que meu comentário tenha ajudado em algo.