Grande Michael Wittman [risos].
Humm... sei não, general. Será que eu manteria minhas tropas na areia por tanto tempo perdendo uma unidade por action phase? Acho que eu fiquei lá tanto tempo apenas porque seus bunkers estavam com "defeito" [risos].
warrior, este cenário tem basicamente 2 problemas:
1) INICIATIVA: Qual a razão para os americanos começarem jogando? Historicamente (ou pelo menos nos filmes) os ALEMÃES é que atacam primeiro, seja com bombardeios em alto mar, seja no desembarque na praia. Isto nos leva ao problema 2).
2) O cenário obriga os alemães a começarem nas fortificações. Ok, historicamente eles estavam lá, mas isso gera um problema: Com os ataques combinados do TOI as MGs/Morteiros ficam muito expostos. Não é preciso ser gênio pra saber que os alvos aliados serão essas peças. Se elas forem abatidas não sobra muito para os alemães defenderem o terreno objetivo nas últimas rodadas. Você por exemplo perdeu um par de MGs (8 dados de ataque) logo no primeiro turno... E se essas peças tivessem sobrevivido?
Eu sempre adotei uma estratégia diferente quando joguei com os alemães: Eu RECUO minhas MGs e fico esperando os aliados escalarem as colinas. Cada unidade aliada que botar a cara na colina leva um ataque de 8 a 12 dados (sem cobertura) das minhas MGs em OP FIRE. Só que para eu aplicar essa estratégia eu esbarro nos 2 problemas acima.
Nada contra o fato dessas unidades começarem em fortificações (historicamente foi isso que aconteceu), mas bem que a iniciativa poderia ser ALEMÃ, ou, na pior das hipóteses, crie-se uma regra especial que proíba ataques combinados enquanto se está na praia (já que ali havia todo o caos do desembarque) e libere-se os ataques combinados no alto das colinas, onde os aliados estavam mais agrupados e havia menos alvoroço.
Tirando a choradeira e o mimimi, este combate mostrou uma coisa interessante: Que é possível (sim) vencer com os alemães, mas sinceramente não com os DECKS ORIGINAIS oferecidos pelo cenário. Aliás esta foi a grande diferença entre as duas partidas anteriores que joguei com os alemães.
O deck ARTILLERY I que os alemães usam neste cenário eu particularmente acho INÚTIL, pois eles servem basicamente para SUPRESSÃO, que dependem de dois fatores perigosos para os alemães: ESTABELECIMENTO DE CONTATO por rádio e precisão no LOS para não arriscar um desvio perigoso nesses bombardeios, o que obriga os (poucos) OFICIAIS alemães a ficarem nas colinas de cara pro vento...
Já o deck dos aliados, o GROUND SUPPORT até que empurra um pouco pois é bem diversificado (pinagem, contra-inteligência, médicos, etc). Acho que os decks de COMANDANTES que o Normandy disponibiliza podem ser essenciais para uma possível vitória alemã.