tpcordeiro::Joguei Codenames/Código Secreto apenas uma vez. Na verdade, umas 2 ou 3 partida em um mesmo dia (não, dessa vez não foi em um evento rs).
Não superou para mim o Dixit como party game favorito, mas vi ali a genialidade de um design simples.
Jovem Cordeiro, que milagre, dessa vez não foi num evento hahaha
Eu não consigo jogar menos do que 3 partidas de Código Secreto quando o levo para uma jogatina. É muito dinâmico (salvo AP do jovem mestre que acha que vai matar 5 palavras em uma dica).
Apesar da minha inclinação fortemente enviesada para o lado do Código Secreto, jogaria Dixit tranquilamente, preferencialmente com novos grupos. Se me deixarem escolher, eu vou optar pelo Código Secreto, todavia.
tpcordeiro::Ele me chamou a atenção logo de cara pelo tema. Eu sei, eu sei, temática não é seu forte, meu tb não...
Tema para mim, jovem, é que nem Papai Noel ou se aposentar hoje em dia no Brasil.
Decrypto é um jogo que eu sempre tive curiosidade de experimentar, mas não de comprar (TOC, como citado anteriormente, sou feliz assim). Eu cheguei a pesquisar sobre o jogo, quando eu vi a pessoa escrevendo no papel, completamente fora da minha jurisdição. Press F for the dead trees.
F.
(a ironia dessa regra pessoal é que nenhum outro jogo usa papel ou derivados em sua produção. né? hahaha, enfim)
Eu joguei ontem uma partida de Cryptid. Esse é o meu jogo
de Crypto favorito. Péssimo trocadilho, já fui melhor nisso, me desculpem. Nossa, eu consegui achar o monstro porque eu deduzi com precisão as pistas individuais dos outros jogadores. Senti-me a pessoa mais inteligente do mundo naquele momento. Esse jogo é muito satisfatório.
tpcordeiro::Provavelmente vc não vai gostar dele, pq tem exatamente as duas coisas q vc citou não gostar em jogos de adivinhação: tem papel e caneta (inclusive achei tb q a Galápagos foi bem econômica no bloquinho, aqui acabou bem rápido) e ele pode ser um tanto "anti democrático". O problema dele é ser ruim de explicar. Na verdade, de vc conseguir captar o funcionamento do jogo só com uma explicação "falada". Ele é um dos poucos jogos q acredito q a melhor forma de explicar é não explicar nada, só abrir a caixa e já ir jogando.
Reconheço que "democrático" foi uma péssima escolha de palavras, mas bateu um bloqueio criativo na hora. Agora vai ficar assim mesmo, sobretudo porque outras pessoas já se utilizaram dessa referência para devidamente estabelecer suas respectivas réplicas. Aqui em casa "o jogo das palavras" é febre, enquanto que "aquelas cartas das imagens malucas" nem chegam a ser um "jogo". No meu grupo mais focado até jogamos Dixit, tanto que quando anunciei meu desapego, um cara do grupo fez questão de comprar o Dixit e as expansões porque eu "não poderia me desfazer do Dixit". Ainda que joguemos mais o Código Secreto mesmo assim.
O "lado bom" do bloquinho acabar rápido é que ao menos você aproveitou bastante o jogo (mesmo podendo tê-lo aproveitado mais caso o bloquinho fosse mais generoso, mas impressora tá aí pra isso - F for the trees, parei, juro).
Sim, exatamente, existem jogos que não tem como você explicá-lo de forma satisfatória fazendo um panorama geral, você tem que mostrar com a mão na massa, os conceitos estão muito entranhados na mecânica.
Super jogaria, mas provavelmente jamais comprarei.
tpcordeiro::Mas agora vamos, a meu ver, às duas grandes vantagens dele em relação ao Codenames:
1 - A simultaneidade das ações, permitindo a maior participação de todos ao longo de todo o jogo.
Hahahaha, tá vendo como meus reviews são
desprovidos REPLETOS de viés?
Eu mal toquei nesse assunto no meu post original e se falei disso, foi como se não fosse absolutamente nada demais. "Não temam jovens, o jogo é lindo, só fechem os olhos e comprem que é sucesso garantido, fé em Deus".
Concordo, esse é um defeito que pode virar uma bola de neve em Código Secreto, sobretudo se o grupo for perfeccionista/propenso à AP.
Talvez por isso eu goste tanto da versão Dueto jogada apenas com dois mesmo, o downtime tende a ser menor, pelo menos com as duplas com quem jogo.
Ainda bem que meus textos são totalmente colaborativos e recebem o feedback constante dessa comunidade maravilhosa

, aqui tem coletividade.
tpcordeiro::2 - E pra mim essa é a grande vantagem do Decrypto: a rotatividade do papel de líder.
Curioso, nesse aspecto eu realmente sou muito suspeito para falar, não que em nenhum outro eu deixasse de ser.
Normalmente uma das razões para jogarmos Código Secreto inúmeras vezes em uma jogatina é justamente essa questão da "rotatividade" do líder. Todos os participantes querem ser o líder ao menos uma vez, então é bem comum jogarmos ao menos 6 partidas quando temos 6 pessoas, por exemplo, coisa que não acontece mais com a pandemia. Ah, novo normal... força, gente, vai passar! Vem vacina!
Sobre a questão de se sentir um coadjuvante ou coisa assim, pessoalmente isso nunca me afetou. Nesse sentido eu sou bastante feliz com meu grupo. Com o Dixit não chega a ser lá essas coisas, mas com o Código Secreto, para bem ou para mal, o pessoal é bem engajado, o que significa que a galera que tem que adivinhar as dicas discute abertamente o que eles estão pensando. Fica uma atividade bem proativa, independentemente do papel que cada um assume ali.
tpcordeiro::Por esses motivos, quase um upgrade do Codenames, com pinceladas de Dixit, q Decrypto ganhou meu coração. Sei q pode não agradar seu TOC, mas se puder dê uma oportunidade. Com o grupo certo (q me parece ser o caso do seu grupo) esse jogo pode fazer miséria.
Ainda vou experimentar esse jogo com certeza. Só não sei quando, onde ou com quem porque, como disse anteriormente, dificilmente comprarei e no meu grupo eu sou o maior provedor de jogos, sobretudo family/party/euros.
tpcordeiro::PS1: Pra falar a verdade, não tentei mas dá pra fazer tranquilamente um homemade do Decrypto usando as cartas do Codenames.
Aí já temos uma alternativa. Cadê o pessoal das customizações?
tpcordeiro::PS2: Sobre a dica do CD, pra mim vc não foi campeão moral de nada! Me solidarizo com o outro líder.
huehuheuehuehuehue. A história é contada pelos "vencedores"
tpcordeiro::PS3: A história do sabonete realmente foi fod@, mas...
PS4: Minha associação viria da expressão "baixar para pegar o sabonete", a associação do seu irmão foi bem mais obscura.
Na verdade, na hora eu pensei nas duas coisas. Eu pensei tanto em se abaixar para pegar o sabonete ( ͡° ͜ʖ ͡°) quanto esse lance do porrete de sabonete com a toalha. Já assisti a muitas séries nessa vida, sabe? O que eu definitivamente não esperava era que antes disso tudo ele fosse logo para a outra palavra que eu nem tinha sequer cogitado. Deus, eu amo esse jogo.
tpcordeiro::PS5: Tb teria a associação vinda da palavra anterior "barra": barra de ferro da prisão. Lá na hora, pro seu irmão não teria como saber, mas agora vendo as palavras em sequência, faz todo o sentido.
Meu irmão tem que ser estudado. Minha família definitivamente não é normal, eu incluso.
tpcordeiro::PS6: Próxima geração de video game.
Hahahaha, I see what you did there. Parei no PS 2, que quase não joguei, diga-se de passagem. Eu fui mais do Super Nintendo, que joguei horrores, e do Nintendo 64, que joguei consideravelmente também. Não é um Atari, mas denuncio a minha idade.