Primeiro, a zoação bem-humorada:
Evandro19581::a carta diz: seus templos, teatros e maravilhas "produzem" uma "harpia" extra para cada rosto feliz nelas
Chamem Zetes e Calais! Há uma infestação!
(Não resisti, desculpe

)
Evandro19581::este produzir é na parte de baixo ou de cima da regua de cultura ? Pois achei muito apelativo ser na parte de baixo
Como falaram, na parte de baixo. Nao é nada apelativo. O TtA tem isso, na medida em que cresce na experiencia, é comum reclamacoes do tipo "Michelangelo é roubado porque dispara!", mas para isso o jogador comumente tem que negligenciar ciencia e militar. Se os outros jogadores quiserem ser pacificos e nao avancarem militarmente, estao ajudando o jogador do Michelangelo e nao podem reclamar
Evandro19581:: pois a cada rodada a pontuação dispara muito na frente do outro jogador, desistimulando os outros jogadores.
E daí que ele dispara no meio do jogo? A partida só acaba quando termina

. Os oponentes nao tem que ficar desanimados e sim devem:
- Montar seu motor de producao para disparar na Era III (quando o jogador do Michelangelo perde o gás)
- Semear a carta de Iconoclastia no baralho dos eventos.
- Aumentar sua força militar para jogar uma carta de Agressão e assassinar Michelangelo ou melhor ainda, tacar (repetidamente, de preferencia) Guerras de Cultura e roubar mais de 50 PV duramente conquistados durante rodadas a fio pelo Michelangelo (há partidas que um jogador alcança força militar 100+).
Nesse ultimo caso, é nesse o momento que o jogador que pegou Michelangelo tenta se esconder atrás de Gandhi e então reclama "ainnnn o militar é quebrado!"