Tardiamente,
Venho ecoar sua indignação com a falta de cubinhos de madeira. A Associação Mundial de Eurogamers não homologa jogos sem cubinhos de madeira.
Eu fui mais old school: vendi minha cópia edição nova e comprei uma edição velha Mayfair, com cubinhos de fábrica, saco de algodão, peças de líderes em madeira e aquela arte linda na capa feita à mão ao invés de no computador. Não aceito ser chamado de velho ainda, mas tradicional ou classicista eu aceito.
PS: o jogo TEM tema, mas é dispensável para a mecânica. Mas se vc for ver, tá tudo interligado. Vi um podcast em 8 partes com o próprio Dr. Knizia, onde ele explica diversas coisas. Entre elas, ele ficou lendo livros de história sobre o tema por 2-3 meses (se lembro bem) antes de fazer o jogo.
EX: como a guerra dá muitos pontos de vitória, mas destrói a civilização (tirando as pecinhas do tabuleiro)
como os líderes precisam do apoio do clero (seja para serem instalados ou para resistir revoltas internas)
agricultura só onde tem água
a pontuação pelo mais baixo é justamente para dizer que o ponto mais fraco do seu reino é por onde deve ser medido (é a fraqueza dele que o irá expor, do ponto de vista de conflito com outra civilização)
o bag de tiles é basicamente a população - quanto mais guerra, menos população
grandes monumentos dão pontos, mas são caros e custam ao seu reino (vc perde o valor das peças para ataque/defesa)
daria pra inventar mais coisa, mas já gastei tempo suficiente por aqui e vou voltar pra música