Junio Coelho::
Então, comentei sobre a questão da temática mas sem muitas pretensões. Não tenho intensão alguma de iniciar debates. Mas a questão é que, qua do dizem que um jogo como o Azul é abstrato, no sentido popular da aplicação da palavra, concordo plenamente. Mas especificamente no caso do T&E, eu não consigo enxergar apenas pecinhas, mas influencia política ou religiosa, comércio, etc. Eu o acho mais temático q um Castles of Burgundy, de um modo geral, mas não vejo ninguém o chamando de jogo abstrato . Enfim, talvez eu esteja fazendo confusão quanto aos conceitos popularmente definidos e ainda apegado ao sentido literal da palavra "abstrato". Mas, como já disse antes, não quero iniciar um debate sobre o assunto, pois na prática, tanto faz.
Que isso, jovem, debates saudáveis são sempre bem vindos no canal, ainda que, nesse caso, eu concorde com você sobre as razões para não entrarmos nesse debate em particular. Como você pontuou muito bem, simplesmente não faz diferença nenhuma na prática. Eu perguntei mais de curiosidade mesmo porque eu nunca havia parado para pensar dessa forma.
De fato, Azul é muito mais abstrato. Até a comparação com o Burgundy está no ponto. As mecânicas do CoB são disponibilizadas de uma tal maneira que o jogo parece mais um puzzle do que qualquer outra coisa que a introdução "temática" do manual tente te empurrar. Eu definitivamente não me enxergo um nobre expandindo minhas terras, ou seja lá qual for o contexto no qual a proposta do jogo se ambienta.
"Hmm... eu acho que vou criar ovelhas"
"Por que motivo, oh meu glorioso príncipe?!"
"Tirei 4 no dado e não tenho nada melhor para fazer com isso neste turno!"
"Excelente escolha, milorde!"
Aspectos como a divisão entre civilizações, com seus respectivos emblemas, construção de templos, desenvolvimento das regiões em torno dos rios, comerciantes ligando duas regiões distintas (para obter o ouro), guerras e revoltas, tudo isso contribui para um tema muito mais presente do que os outros jogos citados, realmente.
A imaginação que eu deposito na hora de escrever os textos eu deixo de fora quando estou jogando um jogo. Dificilmente eu me vejo cativado por um tema, normalmente estou muito mais preocupado com as mecânicas, por isso a tendência para abstrações. Eu concordo que temas ajudam muito na assimilação de mecânicas. Dados, por exemplo, fazem muito mais sentido quando estamos jogando um jogo onde os riscos envolvidos naquele cenário são extremamente presentes. Você não sabe o dia de amanhã, nada mais justo do que deixar a senhora sorte decidir. O que é completamente diferente de rolar um dado para saber o quanto você vai se movimentar, os clássicos
roll and move. Sim, você pode tirar 1 no dado: tropeçou e torceu o tornozelo, mas não é o melhor exemplo de contextualização de uma mecânica.