DCAPELA::Discordo em relação ao Teoti ser uma “seleção de ação” mas seu texto foi ótimo. É muito difícil querer comparar duas mecânicas “irmãs”. Mas citando o exemplo clássico de seleção de ação que é o Puerto Rico, o Teoti está muito mais para um clássico Worker Placement do que para o Puerto Rico onde cada jogador seleciona um único papel disponível e os demais jogadores não podem mais escolher aquela ação na rodada. Isso não acontece no Teoti além de ter 3 trabalhadores disponíveis para seleção de uma mesma ação mais forte ou outra ocupada ou não por outros jogadores. Pra mim isso se afasta bastante de uma seleção de ação. Entendo tb que a arte em implantar uma mecânica em um jogo não está em reproduzi-la fielmente a outros clássicos já existentes. As mecânicas são “vivas” e devem existir releituras bem implementadas e o que importa no Teoti é que independente se é A, B ou C (o que não importa muito) as mecânicas são muito bem implementadas para a alegria dos fãs de Daniele Tascini. Abraços!
É possível alocar seu trabalhador a qualquer lugar em qualquer rodada? Não, é preciso andar de uma a três casas. É possível alocar todos seus trabalhadores em um lugar quando bem querer? Não, é preciso que todos exceto um estejam em um local e o último se movimentar para aquela casa.
O jogo é um rondel de ações, onde você movimenta um único dado/trabalhador por vez. Está longe de ser alocação de trabalhadores. Está mais perto de um Merlin, por exemplo, que movimenta um certo número de casas para executar uma ação, do que um Stone Age. Esta mais perto também até do Istanbul, onde movimenta uma ou duas casas para executar uma ação no local onde parar.
Teotihuacan não é alocação de trabalhadores. Ponto, exclamação!