E2EK1EL::Joguei esse fim de semana com as seguintes regras:
1 - só pode alimentar a tribo com alimento
2 - caso o jogador não consiga alimentar, perde 10 pontos e morre 1 peão
Jogamos várias partidas e ficou muito legal desse jeito, ficou bem mais temático ter que se preocupar com a comida a cada rodada.
Mas é claro, é somente uma houserule, quando joga de acordo com o que achar melhor
Caraleo, e tem gente q reclama de Agricola ser muito punitivo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas na minha opinião eu gosto bastante das regras originais,
Única house rule que eu adotaria seria no caso da tática de starvation começar a acontecer, onde a primeira rodada sem alimentação rende -10 pontos, a segunda rende -20, a terceira -30 e assim por diante, mas apenas porque acredito que fere em muito a temática.
Como a madeira é um recurso mais difícil de conseguir, acho temático que exista um "mercado" que a aceite como pagamento por comida.
Talvez no seu caso, como minha sugestão, vc possa colocar um limite na quantidade de alimento que cada jogador pode conseguir com recursos, como 1 alimento por cada tipo de recurso, assim vc poderia ter uma reserva de emergência caso seus trabalhadores na caça não consigam alimentos suficientes para essa rodada, simulando uma saturação do mercado, por exemplo, comprando 1 alimento, vc pode pagar uma madeira, barro, pedra ou ouro, se pagar com madeira, o próximo só poderá ser comprado com barro, pedra ou ouro e assim por diante.
Mas se vc acredita que usar apenas alimentos melhora em muito a temática, fique a vontade, o importante é sempre esclarecer que vc está usando uma house rule antes de jogar, caso as pessoas do seu grupo venham a jogar esse jogo com outras pessoas ou em outro lugar e se divertirem é claro.