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Adaptação na Regra da Comida

Stone Age
  • brito
    31 mensagens MD
    avatar
    brito11/11/15 16:56
    brito » 11/11/15 16:56



    Eu não jogaria em uma mesa de Stone Age que não adota nenhuma house rule pra diminuir a eficiência dessa estratégia da fome.

    Essa opinião mostra uma ideia, na minha opinião equivocada, que o jogo é defeituoso por causa do starvation (ou estratégia da fome). Concordo com o Victor e com quem mais disse que a estratégia da fome é facilmente bloqueável. Se alguém a usou com sucesso, isso mostra mais uma limitação dos outros jogadores do que do jogo. Ao invés de tentar mudar a regra do jogo, tornando-o mais pobre estrategicamente, devia-se fazer um esforço para compreendê-lo melhor. Mas, enfim, cada um faz o que quer com seu jogo. Se alguém quer usar os meeples e os dados pra apostar corrida na trilha de pontos de vitória, é perfeitamente livre para fazer isso.
    Eu já joguei Stone Age inúmeras vezes, às vezes tento estratégia da fome (se enxergo uma brecha para tal) mas normalmente não. Mas, quando tento, a consequência é variável e depende muito do nível dos jogadores que estou enfrentando. Às vezes, dá certo, às vezes não. Ela funciona melhor jogando contra novatos, obviamente. Se fosse boa mesmo funcionaria sempre, o que está longe de ser o caso.

    2
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL11/11/15 16:57
    E2EK1EL » 11/11/15 16:57

    Agora houserule é criar regrinha?

    Não vejo problema nenhum em criar uma regra pra que todos se divertem na mesa.

    E começamos jogando do jeito certo, mas acabamos achando que não fazia sentido "comer" madeira, pedra, ouro...

    E como falaram, isso é discussão antiga, e já tinha quando o jogo era importado, mas agora só pq foi lançado no Brasil virou discussão de hueheuhe br????

    Eu vou contra esse pensamento, acredito que um Meeple nasce toda vez que uma houserule é criada.

    Afinal, os grandes designers de jogos sempre veem alguma regra que não gostam em algum jogo, e acabam criando outro jogo ou aperfeiçoando.

    Se não tivesse reclamado da alimentação em Agricola, Rosenberg não teria criado o Caverna, e assim por diante, ainda estariamos jogando banco imobiliario.

    7
  • xeaglenec
    463 mensagens MD
    avatar
    xeaglenec11/11/15 17:08
    xeaglenec » 11/11/15 17:08

    brito::


    Eu não jogaria em uma mesa de Stone Age que não adota nenhuma house rule pra diminuir a eficiência dessa estratégia da fome.

    Essa opinião mostra uma ideia, na minha opinião equivocada, que o jogo é defeituoso por causa do starvation (ou estratégia da fome). Concordo com o Victor e com quem mais disse que a estratégia da fome é facilmente bloqueável. Se alguém a usou com sucesso, isso mostra mais uma limitação dos outros jogadores do que do jogo. Ao invés de tentar mudar a regra do jogo, tornando-o mais pobre estrategicamente, devia-se fazer um esforço para compreendê-lo melhor. Mas, enfim, cada um faz o que quer com seu jogo. Se alguém quer usar os meeples e os dados pra apostar corrida na trilha de pontos de vitória, é perfeitamente livre para fazer isso.
    Eu já joguei Stone Age inúmeras vezes, às vezes tento estratégia da fome (se enxergo uma brecha para tal) mas normalmente não. Mas, quando tento, a consequência é variável e depende muito do nível dos jogadores que estou enfrentando. Às vezes, dá certo, às vezes não. Ela funciona melhor jogando contra novatos, obviamente. Se fosse boa mesmo funcionaria sempre, o que está longe de ser o caso.


    Eu não disse nada disso.
    É apenas a minha preferência temática. O próprio designer já disse que essa estratégia foi algo que ele teve em mente quando fez o jogo.  Eu não jogo boardgames para ganhar apenas, jogo também pela experiência temática para me divertir. e PRA MIM, esse tipo de estratégia vai contra a temática do jogo e o transforma numa simples planilha de maximização de pontos.

    1
  • xeaglenec
    463 mensagens MD
    avatar
    xeaglenec11/11/15 17:11
    xeaglenec » 11/11/15 17:11

    E2EK1EL::Agora houserule é criar regrinha?

    Não vejo problema nenhum em criar uma regra pra que todos se divertem na mesa.

    E começamos jogando do jeito certo, mas acabamos achando que não fazia sentido "comer" madeira, pedra, ouro...

    E como falaram, isso é discussão antiga, e já tinha quando o jogo era importado, mas agora só pq foi lançado no Brasil virou discussão de hueheuhe br????

    Eu vou contra esse pensamento, acredito que um Meeple nasce toda vez que uma houserule é criada.

    Afinal, os grandes designers de jogos sempre veem alguma regra que não gostam em algum jogo, e acabam criando outro jogo ou aperfeiçoando.

    Se não tivesse reclamado da alimentação em Agricola, Rosenberg não teria criado o Caverna, e assim por diante, ainda estariamos jogando banco imobiliario.


    Um pouco off topic, mas puxando isso que você falou. Esses dias visitando o fórum de Kemet, um jogador propôs uma house rule que muda a forma como os poderes são colocados a venda. O próprio criador do jogo postou lá dizendo que achou interessante a house rule e pediu para que ele postasse depois o testemunho de como foi jogar com ela. House rules fazem parte da elegância dos boardgames.

    5
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL11/11/15 17:15
    E2EK1EL » 11/11/15 17:15

    xeaglenec::
    E2EK1EL::Agora houserule é criar regrinha?

    Não vejo problema nenhum em criar uma regra pra que todos se divertem na mesa.

    E começamos jogando do jeito certo, mas acabamos achando que não fazia sentido "comer" madeira, pedra, ouro...

    E como falaram, isso é discussão antiga, e já tinha quando o jogo era importado, mas agora só pq foi lançado no Brasil virou discussão de hueheuhe br????

    Eu vou contra esse pensamento, acredito que um Meeple nasce toda vez que uma houserule é criada.

    Afinal, os grandes designers de jogos sempre veem alguma regra que não gostam em algum jogo, e acabam criando outro jogo ou aperfeiçoando.

    Se não tivesse reclamado da alimentação em Agricola, Rosenberg não teria criado o Caverna, e assim por diante, ainda estariamos jogando banco imobiliario.


    Um pouco off topic, mas puxando isso que você falou. Esses dias visitando o fórum de Kemet, um jogador propôs uma house rule que muda a forma como os poderes são colocados a venda. O próprio criador do jogo postou lá dizendo que achou interessante a house rule e pediu para que ele postasse depois o testemunho de como foi jogar com ela. House rules fazem parte da elegância dos boardgames.


    Alguém achou que as regras de Bonhanza eram um pouco complicadas, resolveu copiar algumas ideias, melhorar algumas regras e criar outras.

    E assim nasceu Don Capollo.

    3
  • brinneroliveira
    285 mensagens MD
    avatar
    brinneroliveira11/11/15 17:28
    brinneroliveira » 11/11/15 17:28

    E2EK1EL::Se não tivesse reclamado da alimentação em Agricola, Rosenberg não teria criado o Caverna.

    Por isso o Caverna é muito inferior ao Agrícola ;)

    0
  • Koppe
    155 mensagens MD
    avatar
    Koppe11/11/15 19:39
    Koppe » 11/11/15 19:39



    xeaglenec::
    brito:::


    Eu não jogaria em uma mesa de Stone Age que não adota nenhuma house rule pra diminuir a eficiência dessa estratégia da fome.


    Essa opinião mostra uma ideia, na minha opinião equivocada, que o jogo é defeituoso por causa do starvation (ou estratégia da fome). Concordo com o Victor e com quem mais disse que a estratégia da fome é facilmente bloqueável. Se alguém a usou com sucesso, isso mostra mais uma limitação dos outros jogadores do que do jogo. Ao invés de tentar mudar a regra do jogo, tornando-o mais pobre estrategicamente, devia-se fazer um esforço para compreendê-lo melhor. Mas, enfim, cada um faz o que quer com seu jogo. Se alguém quer usar os meeples e os dados pra apostar corrida na trilha de pontos de vitória, é perfeitamente livre para fazer isso.
    Eu já joguei Stone Age inúmeras vezes, às vezes tento estratégia da fome (se enxergo uma brecha para tal) mas normalmente não. Mas, quando tento, a consequência é variável e depende muito do nível dos jogadores que estou enfrentando. Às vezes, dá certo, às vezes não. Ela funciona melhor jogando contra novatos, obviamente. Se fosse boa mesmo funcionaria sempre, o que está longe de ser o caso.



    Eu não disse nada disso.
    É apenas a minha preferência temática. O próprio designer já disse que essa estratégia foi algo que ele teve em mente quando fez o jogo.  Eu não jogo boardgames para ganhar apenas, jogo também pela experiência temática para me divertir. e PRA MIM, esse tipo de estratégia vai contra a temática do jogo e o transforma numa simples planilha de maximização de pontos.

     Acredito então que vc escolheu o tipo de jogo errado. Exatamente por ser euro, no final das contas, é uma planilha de maximização de pontos. Com certeza se o tema é algo mais importante pra vc sugiro outros jogos. Battlestar galáctica, war of ring, Imoerial assault , edlritch horror estão ai que não me deixam mentir.

    0
  • xeaglenec
    463 mensagens MD
    avatar
    xeaglenec11/11/15 20:33
    xeaglenec » 11/11/15 20:33

    Koppe::

    xeaglenec::
    brito:::


    Eu não jogaria em uma mesa de Stone Age que não adota nenhuma house rule pra diminuir a eficiência dessa estratégia da fome.


    Essa opinião mostra uma ideia, na minha opinião equivocada, que o jogo é defeituoso por causa do starvation (ou estratégia da fome). Concordo com o Victor e com quem mais disse que a estratégia da fome é facilmente bloqueável. Se alguém a usou com sucesso, isso mostra mais uma limitação dos outros jogadores do que do jogo. Ao invés de tentar mudar a regra do jogo, tornando-o mais pobre estrategicamente, devia-se fazer um esforço para compreendê-lo melhor. Mas, enfim, cada um faz o que quer com seu jogo. Se alguém quer usar os meeples e os dados pra apostar corrida na trilha de pontos de vitória, é perfeitamente livre para fazer isso.
    Eu já joguei Stone Age inúmeras vezes, às vezes tento estratégia da fome (se enxergo uma brecha para tal) mas normalmente não. Mas, quando tento, a consequência é variável e depende muito do nível dos jogadores que estou enfrentando. Às vezes, dá certo, às vezes não. Ela funciona melhor jogando contra novatos, obviamente. Se fosse boa mesmo funcionaria sempre, o que está longe de ser o caso.



    Eu não disse nada disso.
    É apenas a minha preferência temática. O próprio designer já disse que essa estratégia foi algo que ele teve em mente quando fez o jogo.  Eu não jogo boardgames para ganhar apenas, jogo também pela experiência temática para me divertir. e PRA MIM, esse tipo de estratégia vai contra a temática do jogo e o transforma numa simples planilha de maximização de pontos.

     Acredito então que vc escolheu o tipo de jogo errado. Exatamente por ser euro, no final das contas, é uma planilha de maximização de pontos. Com certeza se o tema é algo mais importante pra vc sugiro outros jogos. Battlestar galáctica, war of ring, Imoerial assault , edlritch horror estão ai que não me deixam mentir.

    Acredito que voce nao sabe o que fala. Me divirto bastante com Stone Age.

    1
  • Koppe
    155 mensagens MD
    avatar
    Koppe11/11/15 23:02
    Koppe » 11/11/15 23:02

    xeaglenec::
    Koppe::

    xeaglenec::
    brito:::


    Eu não jogaria em uma mesa de Stone Age que não adota nenhuma house rule pra diminuir a eficiência dessa estratégia da fome.


    Essa opinião mostra uma ideia, na minha opinião equivocada, que o jogo é defeituoso por causa do starvation (ou estratégia da fome). Concordo com o Victor e com quem mais disse que a estratégia da fome é facilmente bloqueável. Se alguém a usou com sucesso, isso mostra mais uma limitação dos outros jogadores do que do jogo. Ao invés de tentar mudar a regra do jogo, tornando-o mais pobre estrategicamente, devia-se fazer um esforço para compreendê-lo melhor. Mas, enfim, cada um faz o que quer com seu jogo. Se alguém quer usar os meeples e os dados pra apostar corrida na trilha de pontos de vitória, é perfeitamente livre para fazer isso.
    Eu já joguei Stone Age inúmeras vezes, às vezes tento estratégia da fome (se enxergo uma brecha para tal) mas normalmente não. Mas, quando tento, a consequência é variável e depende muito do nível dos jogadores que estou enfrentando. Às vezes, dá certo, às vezes não. Ela funciona melhor jogando contra novatos, obviamente. Se fosse boa mesmo funcionaria sempre, o que está longe de ser o caso.



    Eu não disse nada disso.
    É apenas a minha preferência temática. O próprio designer já disse que essa estratégia foi algo que ele teve em mente quando fez o jogo.  Eu não jogo boardgames para ganhar apenas, jogo também pela experiência temática para me divertir. e PRA MIM, esse tipo de estratégia vai contra a temática do jogo e o transforma numa simples planilha de maximização de pontos.

     Acredito então que vc escolheu o tipo de jogo errado. Exatamente por ser euro, no final das contas, é uma planilha de maximização de pontos. Com certeza se o tema é algo mais importante pra vc sugiro outros jogos. Battlestar galáctica, war of ring, Imoerial assault , edlritch horror estão ai que não me deixam mentir.

    Acredito que voce nao sabe o que fala. Me divirto bastante com Stone Age.

    Eu não quis dizer q vc não se divirta com o jogo. Apenas que se vc busca uma experiência mais temática talvez se divirtirá mais com esses exemplos que dei. 

    0
  • Fel Barros
    191 mensagens MD
    avatar
    Fel Barros12/11/15 00:34
    Fel Barros » 12/11/15 00:34

    Tematicamente, e se n me engano isso consta no manual, você n come pedra, só faz uma troca (ruim) pq está precisando de comida. Stone Age foi um dos jogos q mais joguei na vida (mais de 300 partidas entre bsw e real) e , ainds que todos tenham a liberdade de jogar como quiser, recomendo fortemente continuar jogando com a regra certa por mais um tempo.

    Como o Victor disse, o melhor jogador é aquele que coloca menos peões na comida. Existe uma matemática simples no jogo: cada peão gera 3.5 pontos por turno (média de 1d6) se você precisa alimentá-lo, perdeu 2 pontos (indo pegar comida). 

    Uma pessoa que passe o jogo alimentando com madeira tem 0% de chance de ganhar de alguém minimamente experiente. Eu sei que a mão da houserule coça mas recomendo fortemente tentarem jogar "como veio ao mundo" mais umas 5-10 partidas e perceberão toda beleza/profundidade desse jogaço.

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