(É assustador imaginar a mentalidade de uma pessoa que se incomoda porque um desconhecido quer fazer uma regra caseira.
)
A minha regra caseira para MELHORAR Stone Age é alterar a punição para menos 3,5 pontos por trabalhador que ficar sem comer (arredondando para baixo se for somente 1 trabalhador ou se o resultado de uma soma de trabalhadores necessitar).
Sem essa CORREÇÃO nas regras, buscar comida nunca faz sentido, pois a Madeira, Barro, Pedra e o Ouro trocados pelas Construções valem em pontos exatamente aquilo que foi preciso obter nos dados por esses recursos, enquanto que ao deixar de alimentar mais de 5 trabalhadores perde-se apenas 10 pontos (menos que 2 pontos por trabalhador não alimentado), menos pontos do que seria preciso obter nos dados para alimentá-los (2 pontos). Em outras palavras, se você tiver 10 trabalhadores, estará perdendo 20 pontos em comida para evitar perder 10 pontos de punição. Sem falar que se você alimentar 9 dos 10 trabalhadores (18 pontos perdidos), será penalizado com 10 pontos do mesmo jeito, por ter deixado 1 sem alimentar (28 pontos perdidos ao todo). Essa regra é uma das mais absurdas que eu vi num jogo famoso.
A origem da alteração para 3,5 pontos de punição vem do resultado médio de um dado = (1+2+3+4+5+6)/6 = 3,5. Quando se deixa de usar trabalhadores (dados) para buscar comida, é para utilizá-los na busca por outros recursos, valendo-se do resultado médio do dado para isso.
Lembrando ainda que há pontuação negativa (-3, -7, -10, -20...), conforme afirma regras oficiais em outros idiomas, mas isso nunca foi algo difícil de deduzir por ser claramente o mais justo e lógico.
P.S. Enquanto alguns colocam Stone Age num altar, o próprio designer do jogo já afirmou que o melhor seria alterar as regras, mas, como é um jogo familiar, não quis ser punitivo com jogadores iniciantes. Para o designer foi melhor fazer um jogo "mais amigável" do que perfeito, mesmo que, paradoxalmente, com o passar do tempo (depois que os jogadores percebessem esse problema no jogo) se tornasse menos amigável... mas gosto de pensar que o designer também pensou grande (algo raro) e supôs que os jogadores não "o teriam como um deus" e corrigiriam por si mesmos as regras do jogo.