A editora
Lonny Games anunciou o jogo
18Mag: Hungarian Railway History.
Do que se trata?
18Mag: Hungarian Railway History é um jogo da família
18XX para 2 a 6 jogadores do designer
Leonhard Orgler de
Russian Railroads,
18Lilliput,
1880: China entre outros.
18Mag, Magyarország que significa
Hungria, conta a história das ferrovias húngaras e suas empresas de apoio.
:strip_icc()/pic5810007.jpg)
Dependendo do número de jogadores, 13 companhias ferroviárias diferentes são escolhidas igualmente entre os jogadores. Essas ferrovias operam em ordem numérica, constroem trilhos no mapa, erguem estações, operam seus trens e sempre pagam seus ganhos 50:50 - metade para seus proprietários e metade para seu próprio tesouro. Além dessas ferrovias em operação, outras sete empresas que oferecem diversos serviços para as ferrovias estão incluídas no jogo. Exemplos desses serviços são a construção de uma peça extra, permissão para circular livremente em pequenas estações, redução de custos na construção de pontes e túneis e, o mais importante, oferta de novos trens. Sempre que uma ferrovia utiliza os serviços de uma ou mais dessas empresas, elas pagam sua taxa ao seu tesouro. Nas rodadas de ações, os jogadores adquirem ações dessas empresas e, após as rodadas de operação, distribuem seus ganhos entre os acionistas. Essas empresas também possuem marcadores de estação (ou no caso: fábricas) que podem ser colocados nas peças da cidade (ao invés de estações ferroviárias) pelo presidente da empresa, impedindo assim a passagem de outras empresas por aquela cidade.
***********
18XX é um subgênero de jogos de tabuleiro que, com algumas exceções, recriam a construção de empresas ferroviárias durante o século
XIX; os títulos quase sempre utilizando o prefixo "
18" no título; As mecânicas desses jogos são centradas na construção de ferrovia, especulação financeira e mercado de ações.
O subgênero dos jogos
18XX teve sua origem com o jogo
1829, criado por
Francis Tresham em meados da década de
1970.