Claudio aqui...
Bom, para esse tipo de assunto é melhor chamar os tarados de wargames, como o marciusfabiani, inclusive pelo fato de sua descrição aceitar jogos totalmente feios ahahaha.
Vou dar uns pitacos aqui, mas sou bem noob no mundo de wargame.
- Twilight Struggle = muita gente não considera como um wargame, mas é um pontapé para jogos de guerra e é uma simulação incrível da Guerra Fria, que leva em torno de 2h. Podendo até mesmo ser uma espécie de "filler" para você e vai ser ótimo para balancear o gosto do pessoal.
- Heroes of Normandie = na minha coleção é o único wargame. Não é um jogo pesado (eu acho bem pesado), existem diversos outros que são bem mais complexos, mas eu particularmente sou apaixonado por esse jogo, principalmente pela qualidade dos componentes e arte. E essa é uma reclamação que tenho assim como para os 18xx, é um nicho bem preguiçoso em fornecer jogos com qualidade de componentes e um visual bonito. Não entendo porque precisa oferecer apenas um bom jogo sem componentes descentes. No HON você tem uma variedade infinita de tipos de soldados e personalizações, que vão permitir que você simule qualquer evento da 2ª GM com perfeição. Se sua mesa for grande, você consegue fazer uma missão com O Dia D, com o exército descendo na praia e avançando até chegar a uma pequena cidade repleta de prédios.
As missões do jogo podem levar 2-3h de partida, mas se você customizar pode durar 5-7h fácil, dependendo da quantidade de turnos que deixar disponível. Além disso eu acho o jogo bem complexo no quesito de informações, pois você precisa de linha de visão, em que uma quina de metal pode impactar todo o tiro, você tem a possibilidade de usar paraquedistas, existe também opção de colocar o modo noturno ou apenas um nevoeiro durante a missão e isso impacta significativamente na estratégia. Eu sei que não é um jogo tão denso como o Marcius pode sugerir, mas eu curto bastante com minha esposa e amigos.
Quanto a personalização você consegue criar pelotões diversos com características distintas. Seja um pelotão focado em lança-granadas, seja um com muita granada de mão ou até mesmo um pelotão especializado em destruição de veículos com bombas "colantes" (daquelas que vemos nos filmes que colam na corrente do tanque e vai junto, muito foda) que vão explodir depois do final do turno. Além disso é possível ter civis em jogo que podem auxiliar um dos lados, se você assim quiser. As casas podem ser destruídas parcialmente ou por completo, o que eu acho muito legal. Sua unidade pode pular a janela para esfaquear um inimigo, pode ter paraquedistas, pode ter um pelotão anfíbio para atacar pelo rio numa missão noturna e furtiva.
Os tanques são dos mais variados, os caminhões podem transportar unidades e quando um veículo é explodido, dependendo de como foi destruído, ele pode virar um obstáculo ou pode simplesmente voar pelos ares. Tem as unidades de artilharia pesada que podem chegar a ter o dobro do tamanho de um tanque no mapa e fazem um estrago sensacional. Além disso você tem os morteiros que simulam até mesmo a questão do vento que pode afetar a direção onde ocorrerá a explosão. Em sumo, o jogo é completo demais para simular a realidade.
Bônus: é possível você jogar com a versão do Capitão América e seu escudo =OOO... duvido que o Marcius ofereça algum wargame com essa possibilidade épica hahaha.